Montreal constrói ponte com 70 mil garrafas de vidro reciclado

Um dos setores que mais vem sofrendo transformações nos últimos anos é o da construção civil, afinal, precisamos encontrar soluções mais verdes e sustentáveis para uma das indústrias mais poluentes da atualidade. E para provar como tudo é possível, na cidade de Montreal – no Canadá, uma ponte foi feita com 70 mil garrafas de vidro reciclado.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A ponte Darwin fica localizada na Ilha das Freiras e o vidro reciclado foi transformado em um pó fino para depois poder ser adicionado à mistura de concreto. Apesar de parecer revolucionário para nós, no entanto, esta não foi a primeira vez que a cidade utilizou vidro reciclado na construção como forma de reduzir o impacto climático.

ponte vidro reciclado 1
Foto: divulgação

A cidade já usa pó de garrafa de vidro em suas calçadas há alguns anos, mas esta é a primeira vez que está utilizando a mistura como estrutura em uma ponte. Segundo o engenheiro e designer chefe do projeto – Étienne Cantin Bellemare, os resultados impressionam: “Descobrimos que os resultados são muito bons, então este material tem um desempenho muito bom em nosso clima”, disse.

Agora Thiago sonha em ir para a África, combater a fome no Quênia juntamente com a ONG CaSo Africa. Acreditamos nessa missão dele e criamos uma vaquinha na Voaa para ajudá-lo. Clique aqui e contribua!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Segundo ele, o pó de vidro substituirá cerca de 10% do material de construção usado, economizando cerca de 40 toneladas de cimento. A substituição, não apenas torna a ponte mais durável, como reduz significativamente as emissões de CO2.

ponte vidro reciclado 2
Foto: Unsplash

Isto sem contar que resolve o problema da reciclagem, já que dá nova vida às garrafas que, de outra forma, acabariam em aterros sanitários e poluindo ainda mais o meio ambiente. “Em Quebec e em todo o mundo, não sabemos o que fazer com o vidro, uma vez que está na lixeira, então agora há uma boa oportunidade de usar este material no concreto”, comemora Bellemare.

Ainda em construção, a ponte será inaugurada dentro de um ano e, se tiver um desempenho tão bom quanto o esperado pelas autoridades, o método poderá ser usado com mais frequência em todo o mundo. Assim esperamos!

Fonte: Optimistdaily

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,293,090SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Iniciativa reconstrói gratuitamente sobrancelhas de pacientes com câncer

A iniciativa reconstrói gratuitamente as sobrancelhas de pacientes que venceram ou ainda estão enfrentando o câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Atriz Giulia Gam leva meninos que vendem bala para shopping, compra presentes e se emociona

Que atitude mais linda da atriz Giulia Gam! Chega essa época do ano, toda criança sonha ganhar um presente de Natal. Quando deixava a academia...

Menino autista constrói a maior réplica do Titanic usando peças de LEGO

Um menino de 10 anos construiu sozinho a maior réplica do Titanic feita com peças de LEGO do mundo! O navio-réplica é tão grande...

Garoto escreve carta para Lego e recebe resposta sensacional

A Lego vem se mostrando uma especialista em atender bem seus consumidores e fãs, lembram do presente que ela mandou à criança que não...

Instagram

Montreal constrói ponte com 70 mil garrafas de vidro reciclado 1