Dentista oferece tratamento odontológico gratuito a morador de rua que fez o Enem

Durante o ano todo, o morador de rua Arno Muniz, 46 anos, se preparou para a prova do Enem. Em situação de rua há 4 anos, desde que ficou desempregado, Seu Arno vive na esquina da Rua São Paulo com a Paraíba, no bairro de Victor Konder, em Blumenau (SC).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A história dele chegou até nós através da página Bate Papo Sustentável e de uma seguidora do Razões, a Naíme Maba, que estão acompanhando de pertinho o Seu Arno.

“Eu queria muito um lugar para morar. Para tomar banho diariamente, lavar roupa e guardar meus pertences”, contou pra gente.

Para fazer a prova, ele imprimiu o boleto do Enem no Creas da cidade, com o boleto em mãos pediu dinheiro no semáforo aos motoristas e em um único dia conseguiu fazer o pagamento.

Seu sonho é cursar Direito e lutar pelos direitos dos moradores de rua!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“A prova estava bem difícil, mas consegui concluir as questões e a redação”, disse.

O morador de rua perdeu boa parte dos dentes ao longo dos anos. Sensibilizados com sua situação, em uma verdadeira onda de solidariedade, moradores de Blumenau viabilizaram um tratamento odontológico e outros auxílios para ele.

Com a ajuda da pedagoga Naíme, que encontrou Seu Arno e fez uma ponte com a dentista Deyse Danielle Sebold, ele ganhará um sorriso novo até meados de dezembro. A dentista ofereceu tratamento gratuito.

Morador de rua ganha tratamento odontológico após Enem
Foto: Naíme Maba/Reprodução

Tratamento odontológico de graça

Além do sorriso novo garantido, Seu Arno ganhou um corte de cabelo e barba de um cabeleireiro vizinho de Naíme.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O Razões também é integrante desta linda onda de solidariedade. Nós criamos uma vaquinha para pagar um ano de aluguel ao morador de rua até que ele consiga retornar ao mercado de trabalho. Clique aqui para doar!

Agora, o próximo passo é ajudá-lo a encontrar um novo ofício.

“Eu já trabalhei com moradores de rua e ele sabe se expressar muito bem, porque toda hora que eu perguntava o que ele precisava, ele respondia que precisava de um emprego. Eu senti que ele era diferenciado”, conta Ellen sobre uma videochamada que fez com Arno com a ajuda de Naíme.

Na última quinta-feira (7), discentes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da FURB (Universidade Regional de Blumenau) levaram Arno para conhecer a unidade de ensino. Na instituição, eles apresentaram os serviços gratuitos oferecidos à comunidade, como acompanhamento psicológico. O morador de rua teve seu primeiro contato com o local que sonha em começar a frequentar no próximo ano.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Morador de rua ganha tratamento odontológico após Enem
Foto: Naíme Maba/Reprodução

Conheça melhor a história do morador de rua

O Seu Arno contou que sempre trabalhou na área da construção civil e expedição em indústrias, mas desde que ficou desempregado, começou a passar por muitas dificuldades e acabou indo para as ruas, onde vive há 4 anos.

Entre 2017 e 2018, voltou a estudar e concluiu o ensino fundamental e médio pelo Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (ENCCEJA).

A pedagoga Naíme encontrou o Seu Arno se preparando para o Enem. Foto: Naíme Maba/Reprodução

Através dos estudos, pretende se qualificar, já que não tem mais condições de trabalhar com obras. Seu sonho é cursar Direito!

“Devido duas hérnias de disco e uma cirurgia no quadril, não posso pegar muito peso”, explicou.

Num relacionamento de dez anos, teve dois filhos. Apesar de ter os filhos, o pai e uma irmã morando próximo a ele, contou que não quer depender deles.

Durante o dia pede dinheiro no semáforo e à noite dorme sob a marquise de um prédio. Vamos ajudá-lo? Clique aqui e contribua com a vaquinha.

Morador de rua ganha tratamento odontológico após Enem
Morador de rua exibe com orgulho seus diplomas de ensino fundamental e médio. Foto: Bianca Bertoli/O Município Blumenau

Num posto que fica na Rua São Paulo, consegue guardar seus pertences e um lugarzinho para estudar. Ele carrega seus livros e os diplomas com medo de ser roubado. Valem ouro!

Vamos dar essa força para o Seu Arno? Clique aqui e contribua com a sua vaquinha!

Fonte: O Município Blumenau

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,782,693SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Ex-morador de rua faz vaquinha online para realizar sonho de estudar medicina no Canadá

Denis José da Silva é um ex-morador de rua de 17 anos de Ribeirão, na Zona da Mata Sul, em Pernambuco, que foi selecionado...

O mais jovem professor de Yoga dos EUA doa 100% do que ganha para ajudar crianças com câncer

Tabay Atkins tem 11 anos e já é professor de Yoga nos Estados Unidos, mas isso é somente uma característica das muitas outras que...

Em cartinha ao Papai Noel, menina pede a cura de sua doença para não sofrer mais bullying

"Oi, Papai Noel. Estou escrevendo para falar que não quero mais a bicicleta e nem o celular, eu quero alguma coisa para sumir as...

Loja dá celular de presente para menino de 13 anos que sugeriu pagar parcelas com a venda de doces

O garoto Carlos Eduardo Almeida, de 13 anos, chegou com uma proposta inusitada para os vendedores de uma loja de eletrônicos, no Macapá. Ele...

Cidade italiana aprova lei para garantir veterinário gratuito para quem adotar cães e gatos de rua

Mesmo sendo maravilhoso ter um animal de estimação, muita gente deixa de adotar porque não tem como manter os atendimentos veterinários, vacinas e outros...

Instagram