Como ajudar moradores do ES e BH que perderam suas casas após fortes chuvas

Gente, iniciamos uma corrente do bem para ajudar os moradores de Iconha, uma das cidades mais prejudicadas pela chuva forte que atingiu o Espírito Santo na última sexta-feira (17), deixando dezenas de pessoas desabrigadas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para vocês terem ideia do tamanho dessa tragédia, de acordo com o último boletim publicado pela Defesa Civil, na terça-feira (21),  2.290 pessoas das cidades atingidas pela chuva, Iconha, Alfredo Chaves, Vargem Alta, Anchieta e Rio Novo do Sul, estão sem casa.

Infelizmente, 7 mortes foram confirmadas. Sendo 4 delas em Iconha e 3 em Alfredo Chaves. As buscas por desaparecidos continuam.

morador de Iconha desolado após chuva forte
Foto: Lucas Knupp

De acordo com a moradora de Iconha que procurou o Razões pedindo ajuda, Larissa Caldonho, todo o comércio da cidade foi destruído e Iconha foi coberta por lama.

Para ajudar as famílias que perderam suas casas e estão sem emprego, já que o comércio foi destruído, lançamos uma vaquinha na VOAA. Clique aqui e contribua.

Todo o valor arrecadado será distribuído entre as instituições da cidade que estão abrigando essas famílias. Até agora, a contabilização é de 77 entre desabrigados e desalojados.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Estamos na mobilização para conseguir as coisas mais complicadas de doação! Como roupa de cama e banho, colchão e eletrodomésticos. Mas itens básicos ainda são importantes como alimentos, água e roupas”, disse.

Iconha foi uma das cidades mais afetadas pela força das águas

Segundo informações publicadas pelo G1, mais de 30 comunidades estão isoladas no município de Iconha, no Sul do Espírito Santo.

O nível do rio subiu cerca de cinco metros, provocando enchentes pelas ruas da cidade. A água chegou quase ao segundo andar dos imóveis, destruiu casas, arrastou carros, móveis e eletrodomésticos, causando pânico entre os moradores.

Toda a área comercial da cidade está sem funcionar e os donos de estabelecimentos alegam também que perderam o que tinham.

Para ajudar as famílias que perderam suas casas e estão sem emprego, já que o comércio foi destruído, lançamos uma vaquinha na VOAA. Clique aqui e contribua.

Iconha destruída após chuvas fortes
Foto: Lucas Knupp

Iconha destruída após chuvas fortes
Foto: Reprodução/TV Gazeta

Iconha destruída após chuvas fortes
Foto: Reprodução/TV Gazeta

Pontos de coleta de doações na cidade

O ponto de coleta principal é a Ascames (Associação dos Caminhoneiros do Sul do Espírito Santo), onde também precisam urgente de voluntários.

A Coordenação do Serviço de recebimento de doações solicita em caráter de urgência doação de material de limpeza, higiene pessoal e água potável.

Acompanhe também as informações pelo Instagram da Prefeitura de Iconha.

lista de doações para moradores de Iconha
Foto: Reprodução/Instagram @prefeituradeiconha

Para quem quiser doar itens maiores como colchões e eletrodomésticos ou precisar de mais informações, pode falar diretamente com a Tereza Mozer, presidente do Rotary da cidade, pelo 28 99906-1065. Ela tem nos ajudados com as informações.

Rede de solidariedade entre os municípios do ES

De acordo com o site de notícias Band News FM Espírito Santo, cidades vizinhas conseguem fazer as doações nos pontos da publicação abaixo. Clique na imagem abaixo e veja como a sua cidade pode ajudar essas famílias.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Rádio BandNews Espírito Santo (@bandnewsfmes) em

Governo do ES decreta calamidade para os municípios atingidos pela chuva

O governador do Espírito Santo Renato Casagrande (PSB) decretou estado de calamidade pública para Iconha, Alfredo Chaves, Vargem Alta e Rio Novo do Sul, municípios do Sul do Estado que foram afetados pela chuva da última sexta-feira (17). Ele também anunciou novas medidas para auxiliar na limpeza e na reconstrução das cidades, como o fornecimento de maquinário pesado, informou o G1.

Iconha destruída após chuvas fortes
Foto: Lucas Knupp

Iconha destruída após chuvas fortes
Foto: Lucas Knupp

Moradores de Contagem (BH) também estão desabrigados após chuva forte

Infelizmente, a situação também tem sido bem difícil para os moradores de Contagem e Grande BH após a chuva que caiu no domingo (19).

De acordo com BHAZ, ao menos 200 pessoas estão desalojadas e outras dez famílias estão desabrigadas em Contagem.

“Nesse primeiro momento, eles precisam de alimentos e roupas. A maioria das pessoas perdeu tudo”, explicou o coordenador municipal de Defesa Civil, Samuel Martins Lara. Os principais afetados são moradores de vilas na região, como Barraginha, São Paulo, Itaú e Marimbondo.

Contagem após chuvas fortes
Foto: BHAZ

Ainda segundo BHAZ, BH pode ter nova ‘Chuva de mil anos’ até sábado, com volume superior a de domingo.

Como ajudar?

São dezenas de famílias que perderam tudo. As autoridades informam que, para quem puder ajudar, estão sendo recebidos cestas básicas, colchonetes, água mineral, roupas, produtos de limpeza e cobertores.

As doações podem ser feitas das 8h às 17h nos seguintes endereços:

  • Escola Municipal Pedro de Alcântara Junior: localizada na rua Padre Antônio Vieira, número 463, no bairro Jardim Industrial.
  • Escola Municipal Virgílio De Melo Franco: localizada na rua Luminosa, número 75, na Vila São Paulo.
  • Capela Nossa Senhora Fátima: localizada na rua Amanda, 620, na Vila Betânia
  • Regional Vargem das Flores: rua  VL 7, 249, Nova Contagem
  • Regional Eldorado: avenida José Faria da Rocha, 1.016, 3º andar, Eldorado
  • Regional Industrial: rua Marquês do Paraná, 95, Industrial
  • Regional Riacho: rua Solimões, 204, Novo Riacho
  • Regional Nacional: rua Santa Maria, 1.076, Nacional
  • Regional Petrolândia: rua Refinaria Duque de Caxias, 663, Petrolândia
  • Regional Ressaca: rua Rodrigues da Cunha, 430, São Joaquim
  • Regional Sede: rua Manoel de Matos, 126, Central Park

Vamos ajudar essas famílias que precisam agora de muito apoio? Clique aqui e contribua com a vaquinha para os moradores de Iconha (ES).

 

 

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

987,750FãsCurtir
1,764,109SeguidoresSeguir
8,643SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Jovem cria escola de lona para alunos carentes em Tocantins e internautas criam vaquinha

Com alguns tecidos, plásticos e madeiras que encontra no lixão, jovem construiu a sua escolinha de reforço. Mas quando chove, ele perde tudo.

Pitbull resgatado de “rinha” não para de sorrir no novo lar

Publicamos no final do ano passado o resgate de 33 pitbulls de uma “rinha” em Itu (SP). O estado dos cães era muito triste. Hoje,...

Menino vende desenhos no portão de casa para ajudar a família e comprar telas

Kayque coloca seus desenhos à venda no portão de casa por R$1,50 para conseguir dinheiro para as telas e para ajudar a família.

Cadeirante que faz entregas em SP sonha ter cadeira motorizada e internautas criam vaquinha

Conheçam o Luciano Oliveira, 44 anos, cadeirante que ficou conhecido por trabalhar como entregador de comida por aplicativo.

Ortobom doa 500 colchões para vítimas de chuva em Raposos (MG)

A Região Metropolitana de Belo Horizonte foi a mais afetada pelas fortes chuvas que caíram em Minas Gerais nas últimas semanas. Um exemplo é...

Instagram