Moradores de rua são treinados para ouvir e acolher sem-tetos

Quem melhor do que pessoas que vivem ou já viveram nas ruas para ouvir e acolher moradores de rua? A Sur, empresa de psicanálise, clínica e intervenção social, financiada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos de São Paulo, reuniu algumas dessas pessoas para ouvir essa população invisibilizada.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O objetivo do projeto é reunir informações para a criação de um Plano Municipal para a População em Situação de Rua, que será elaborado pelo Comitê Intersetorial da Política Municipal para a População em Situação de Rua, o Comitê Pop Rua, espaço de discussões que conecta representantes do governo e da sociedade civil.

“A população de rua precisa ser ouvida. Se a gente ouvir o que ela quer, resolve o problema dela”, recomenda Paulo César de Paula, ex- morador de rua e militante de movimentos sociais. Paulo e outros nove pesquisadores sociais dialogam com habitantes das calçadas, vielas, praças, tendas, albergues, malocas, centros de acolhida e bueiros: moradias de quem não tem casa em São Paulo.

“Queremos levantar as situações de vida nas ruas usando uma metodologia em que o pesquisador é alguém que vive a situação de rua”, explica a psicóloga Emilia Estivalet Broide, da Sur, técnica sênior da pesquisa.

Os dez pesquisadores sociais recebem por mês um salário línquido de R$ 500, mais vale-alimentação e transporte, durante oito meses.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia a matéria na íntegra aqui.

Quer ver a sua pauta aqui? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,056,852SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Jovens piauienses criam app adaptado para daltônicos e são finalistas em prêmio da UNICEF e Samsung

Um grupo de alunos do Instituto Federal do Piauí é finalista da Maratona UNICEF Samsung 2020, com um projeto muito bacana! Eles criaram o "Cientistas...

Educadora cria site para diminuir a falta de informação sobre educação inclusiva: Tem até curso via WhatsApp

O site 'Inclutopia', criado pela pedagoga Fabiana Leme, tem até cursos via WhatsApp sobre educação inclusiva para professores e familiares de alunos.

Isso é o que acontece quando você leva quatro idosos em um grande festival de música

Bonnaroo é um dos maiores festivais de música em Manchester, Tennesse, atraindo multidões com pessoas de todos os tipos. O site Funny or Die resolveu levar...

Mãe fotografa evolução milagrosa de filho nascido do tamanho de boneco do Super-Homem e fotos impressionam

“Milagre”, não tem palavra melhor para descrever a recuperação do pequeno Logan Ray! Ele nasceu com apenas 23 semanas e do tamanho de um...

Pescadores salvam 5 tartarugas marinhas presas em rede de pesca

Na praia de Araranguá, em Santa Catarina, o que tinha tudo para ser apenas mais um dia normal para alguns pescadores, transformou-se em uma...

Instagram

Moradores de rua são treinados para ouvir e acolher sem-tetos 3