Morgan Freeman transforma sua fazenda de 1 milhão de m² em santuário de abelhas

O premiado ator, produtor, narrador e diretor de cinema, Morgan Freeman, de 81 anos, é uma das figuras mais carismáticas e respeitadas de Hollywood. No entanto, ele está deixando aos poucos os palcos e filmagens, dando lugar a um novo hobby: apicultura.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A criação de abelhas contribui para a polinização das flores e, por consequência, na abundância de alimentos que temos em nossas casas. Por isso, é contraditório pensar que o próprio homem e suas ações danosas ao meio ambiente estão fazendo os mais importantes insetos polinizadores do planeta desaparecerem.

Relacionado: Menina fica milionária com receita de limonada com mel e reverte lucro na preservação de abelhas

Felizmente, há uma contracultura: pessoas do mundo todo estão se mobilizando para ajudar esses pequenos insetos, seja cultivando em casa plantas e flores que as abelhas apreciam, seja se organizando politicamente com petições e passeatas que pressionam as autoridades a endurecer a legislação de pesticidas, conclamando os governos a adotarem medidas de proteção e valorização da importância desses animais.

Morgan Freeman transforma fazenda de 1 milhão de m² em santuário de abelhas
Foto: Wikimedia Commons

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Nesse contexto, Morgan Freeman virou notícia recentemente por anunciar que converteria sua fazenda de 124 acres (aproximadamente 51 hectares, ou 1 milhão de m²) no estado do Mississípi (EUA) em um grande santuário de preservação para abelhas silvestres.

O santuário será preenchido com dezenas de milhares de flores e plantas que as abelhas adoram – de árvores frutíferas à magnólias e lavandas, todas em absoluta abundância.

Freeman tem se empenhado na causa por entender a importância desses insetos para o ecossistema global. Em 2014, numa entrevista ao programa The Tonight Show, de Jimmy Fallon, o ator defendeu sua atividade voltada à criação de abelhas:

Ele disse à Fallon que não precisa utilizar proteção apicultora para cuidar de suas preciosas polinizadoras. No Santuário, há incontáveis plantas apícolas, ideais para as abelhas, e não se utiliza pesticidas, tampouco engenharia genética. Tudo ali é 100% natural.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia tambémA importância da pesquisa de abelhas no trabalho de produção de mel do Seu Luiz no Pará

Ao final da entrevista, Morgan contou o que motivou ele a criar e cuidar das abelhas em sua fazenda, além do seu ativismo na defesa delas. “Há um esforço enorme para salvar o que resta da população de abelhas… Nós não percebemos que elas são o fundamento, penso eu, do crescimento do planeta e da vegetação”.

Com essa iniciativa individual, Morgan Freeman têm inspirado pessoas de diversos lugares a fazerem o mesmo.

Morgan Freeman transforma fazenda de 1 milhão de m² em santuário de abelhas
Foto: Reprodução / Sapo.pt

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O Santuário de Abelhas acabou se tornando um símbolo político de ação contra a morte em massa de abelhas, provocadas por fatores que ameaçam sua subsistência – como o uso de pesticidas e fungicidas em plantações que contaminam o pólen que elas coletam para alimentar a colmeia.

Este episódio mostra que todos nós podemos, à nossa maneira, contribuir para evitar a diminuição do número de abelhas e valorizar sua importância frente ao ecossistema global, reconhecendo que elas são vitais para termos nossos alimentos preferidos sobre a mesa.

Trocando em miúdos, preservar as abelhas é nada mais, nada menos do que contribuir para manutenção da vida como um todo em nosso planeta!

Leia também3 Santuários de animais selvagens na África do Sul que poderiam existir no Brasil

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

Fonte: Twenty Two Words

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,565,291SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

“Minha sobrinha achou um sapo no jardim e deu o nome de Tadeu”

Se tem uma coisa que as crianças nos ensinam diariamente é para sermos destemidos, e essa geração nova parece que veio com um chip...

Projeto desenvolve conceito de mobilidade urbana com crianças de 2 a 7 anos

Em parceria com a Compartibike, o Itaú iniciou no último dia 12 um projeto que vai ensinar crianças de 2 a 7 anos a...

Superação: adolescente que dormia debaixo da ponte hoje é milionário com 22 anos

A vida é cíclica e repleta de acontecimentos inesperados. Portanto, se um dia as coisas estiverem difíceis, saiba que não será assim para sempre!...

Jovens de baixa renda criam barraca-mochila para moradores em situação de rua

É aquela história: quem menos tem é quem mais ajuda!

Fotógrafo simula aventuras com sua filha, com ajuda do Photoshop

Conheça essa divertida série de fotos que o sueco Emil Nystrom criou com sua filha, Signhild. Signhild será com certeza uma criança com um dos álbuns de...

Instagram