Início Fotografia Mostra fotográfica quer mudar o olhar que as pessoas têm das favelas...

Mostra fotográfica quer mudar o olhar que as pessoas têm das favelas do Rio

A mídia de modo geral constrói uma imagem bastante negativa das favelas. Afinal, favela não é lugar só de violência e pobreza. Existe muita beleza, no lugar e nas pessoas que vivem nele, que desconhecemos por falta de informação dos grandes meios.

Quem for ver a mostra “Favelagrafia”, no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro, até o dia 4 de dezembro, vai mudar esse olhar das comunidades, através de seus próprios moradores, que conhecem melhor do que ninguém a realidade do lugar onde vivem.

ee5f9bea-c2ea-400b-a4a0-eab5043bc858

Criada pela NBS Rio+Rio, a mostra, que é resultado de um projeto de mesmo nome, selecionou nove fotógrafos, de nove favelas diferentes, para fotografar suas comunidades usando um iPhone SE. Ao todo, são 180 fotografias que ilustram a paisagem e contam a história de moradores do Morro do Borel, Santa Marta, Morro da Mineira, Complexo de Alemão, Providência, Cantagalo, Babilônia, Rocinha e Morro dos Prazeres.

A curadoria da mostra foi feita pelo Diretor de Arte da NBS, André Havt, um dos idealizadores do projeto, ao lado da designer Karina Abicalil. Eles tiveram o cuidado de respeitar a linguagem e a linha de trabalho de cada fotógrafo.

a7575ec2-f97f-4b95-aa51-b5ee56914c4e

“Tem sido fantástico poder acompanhar e contribuir para a evolução do olhar deles. Como também tem sido igualmente fantástico aprender a desconstruir meu olhar com cada um deles”.

Durante toda a mostra, também serão apresentados um livro e um site documentando o projeto, trazendo o perfil dos fotógrafos e seus dados para contato. Algumas fotografias da mostra podem ser vistas no Instagram do projeto.

Fotos: Reprodução/Favelagrafia

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

980,140FãsCurtir
1,668,764SeguidoresSeguir
8,183SeguidoresSeguir
10,900InscritosInscrever

+ Lidas

Médico faz desenhos em curativos de crianças após cirurgias

O cirurgião pediátrico Robert Parry sempre tira um momento após uma cirurgia para garantir que uma cicatriz não seja a única lembrança duradoura do...

Mãe pede pizza só para ver o filho entregar no primeiro dia de trabalho

Lindo gesto de amor da mãe para incentivar o filho no novo trabalho!

Passarinho deficiente ganha sapatinhos ortopédicos para caminhar sem dor

Um passarinho com deficiência foi resgatado pela equipe da ONG norte-americana California Wildlife Center (CWC) enquanto perambulava com bastante dificuldade pelas ruas. O pequeno nasceu...

Fotógrafo capta momento em que esquilo cheira flor amarela e imagem viraliza

As fotos foram publicadas no Instagram e Facebook há quase dois meses, mas só agora viralizaram na internet.

Policial dá banho em cachorro que desmaiou de calor nas ruas de Joinville

"Tenha certeza de que este cãozinho ficou muito grato por você ter ajudado”, comentou um internauta.

Instagram