Mostra fotográfica quer mudar o olhar que as pessoas têm das favelas do Rio

A mídia de modo geral constrói uma imagem bastante negativa das favelas. Afinal, favela não é lugar só de violência e pobreza. Existe muita beleza, no lugar e nas pessoas que vivem nele, que desconhecemos por falta de informação dos grandes meios.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quem for ver a mostra “Favelagrafia”, no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro, até o dia 4 de dezembro, vai mudar esse olhar das comunidades, através de seus próprios moradores, que conhecem melhor do que ninguém a realidade do lugar onde vivem.

ee5f9bea-c2ea-400b-a4a0-eab5043bc858

Criada pela NBS Rio+Rio, a mostra, que é resultado de um projeto de mesmo nome, selecionou nove fotógrafos, de nove favelas diferentes, para fotografar suas comunidades usando um iPhone SE. Ao todo, são 180 fotografias que ilustram a paisagem e contam a história de moradores do Morro do Borel, Santa Marta, Morro da Mineira, Complexo de Alemão, Providência, Cantagalo, Babilônia, Rocinha e Morro dos Prazeres.

A curadoria da mostra foi feita pelo Diretor de Arte da NBS, André Havt, um dos idealizadores do projeto, ao lado da designer Karina Abicalil. Eles tiveram o cuidado de respeitar a linguagem e a linha de trabalho de cada fotógrafo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

a7575ec2-f97f-4b95-aa51-b5ee56914c4e

“Tem sido fantástico poder acompanhar e contribuir para a evolução do olhar deles. Como também tem sido igualmente fantástico aprender a desconstruir meu olhar com cada um deles”.

Durante toda a mostra, também serão apresentados um livro e um site documentando o projeto, trazendo o perfil dos fotógrafos e seus dados para contato. Algumas fotografias da mostra podem ser vistas no Instagram do projeto.

Fotos: Reprodução/Favelagrafia

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM





Mostra fotográfica quer mudar o olhar que as pessoas têm das favelas do Rio 4

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,987,420SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Alunos fazem vaquinha para montar bicicletários nas redodenzas da escola em SP

Os alunos da Escola Santi, no bairro do Paraíso, em São Paulo, queriam melhorar a mobilidade urbana e promover a cultura da bicicleta. Para isso, eles...

Projeto de professor distribui abraços gratuitos nas semanas de provas

Um abraço sincero e afetuoso alivia a tensão nas semanas de provas.

Internautas se unem por vaquinha para jovem com transtornos mentais que vive em condições desumanas

A história de Leonardo Alves, 32 anos, é comovente. Conhecido como Cirão, o rapaz de Alagoa Nova (PB) tem transtornos mentais e vive sozinho...

Um dia após cirurgia cerebral, professora lê um livro para seus alunos em videochamada

Apenas um dia depois que uma professora se submeteu a uma cirurgia para remover um tumor cerebral, ela fez questão de fazer uma videochamada...

Instagram

Mostra fotográfica quer mudar o olhar que as pessoas têm das favelas do Rio 5