De motorista de ônibus a dentista: foram anos dedicação, mas ele dá lição de resiliência

Foram anos de muito trabalho e dedicação, mas a lição que o ex-cobrador e motorista de ônibus José Ribeiro deixa é que quando nos esforçamos os resultados sempre vêm.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ele passou anos conciliando o trabalho com a faculdade de Odontologia e, hoje, tem orgulho de mostrar o diploma e dizer que é cirurgião-dentista.

Aos 33 anos, casado e com uma filha de 10 anos, ele conquistou o primeiro lugar em um processo seletivo para cirurgião-dentista realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que oferecia apenas duas vagas. Foram anos difíceis, mas a verdade é que ele está apenas começando a colher os frutos de tamanho sacrifício.

motorista em ônibus
Foto: arquivo pessoal

Claro, ele contou com o apoio da família durante todos os anos de muito estudo e trabalho – e em especial da esposa e da filha, que sempre acreditaram em seu potencial.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A família vive em Cariacica (ES), mas vão se mudar em breve para a cidade de Irupi, na Região do Caparaó, onde ele irá exercer a tão sonhada profissão de cirurgião-dentista.

homem com esposa e filha
Sem o apoio da esposa Raquel e da filha Isabella nada disso teria sido possível. Foto: arquivo pessoal

“Por mas difícil que seja, corrido, sofrido, chegando em casa cansado, ao final vale a pena todo o esforço de você correr atrás e se formar, conseguir a aprovação no concurso”, comemora.

José trabalhava na empresa de ônibus Unimar e acordava todos os dias às 4 da manhã para conseguir chegar na empresa por volta das 5h30.

Os incentivos

Ele seguiu os passos do pai, que é funcionário da mesma empresa e motorista de ônibus. José começou no setor de transportes quando tinha 23 anos. Na época, ele trabalhava como cobrador, mas em pouco tempo subiu de cargo e começou a trabalhar como motorista, função que ele exerceu até o dia 9 de abril.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De agora em diante, no entanto, ele conduzirá uma série de intervenções odontológicas!

Ele também teve total apoio de sua irmã, que é engenheira eletricista. Foi ela quem disse para ele prestar o Enem e, graças à sua boa colocação, ele pôde ganhar uma bolsa de 50% no curso de Odontologia através do Prouni – Programa Universidade para Todos.

Parte da mensalidade era paga pelo Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil do Ministério da Educação, e outra parte ele pagava com o seu salário de motorista.

A empresa Unimar também exerceu um papel importante durante todo o seu percurso: se não fosse a flexibilização dos horários, ele jamais teria conseguido conciliar as duas atividades durante tanto tempo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Este é só o início!

Depois desta enorme conquista, José não tem dúvidas de que sua história de superação está apenas começando. Ele pretende continuar se aprimorando e quer fazer uma especialização. O objetivo? Entregar um sorriso melhor às pessoas.

“Também quero buscar a promoção da saúde, ajudando as pessoas, entregando um sorriso melhor”, afirma.

dentista tira selfie em consultório
Finalmente, o dentista Dr. José! Foto: arquivo pessoal

De acordo com seu ex-gerente na empresa de ônibus, Elizeu da Conceição, José sempre foi um funcionário exemplar. “José era bastante comprometido. Entrou na escolinha de formação de motorista de ônibus, que a empresa oferece, e de cobrador evoluiu para manobreiro e motorista de ônibus urbano. Ele agarrou as oportunidades”, conta.

Segundo entrevista dada por Elizeu para A Gazeta, a empresa sempre buscou incentivar tais condutas, e é por isso que José sempre teve o apoio da Unimar.

“Para mim mudou muita coisa: inicialmente saindo de Cariacica para Irupi. Além disso, não tenho mais aquela rotina de ônibus, agora estou me vinculando ao serviço público. É uma nova fase da minha vida”, comemora o mais novo dentista do pedaço!

Parabéns, Dr. José! Você merece! 💪💜👏


Quer ver mais uma história inspiradora? Dá o play!

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM








De motorista de ônibus a dentista: foram anos dedicação, mas ele dá lição de resiliência 2

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,144,541SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Idosa de 89 anos tricotou 450 cobertores para cães de abrigo

É compreensível que um cachorro não consiga adaptar-se facilmente a um abrigo. Mesmo que o local possua pessoas carinhosas e cuidadosas, engajadas com o...

Vídeo mostra de forma didática como um relacionamento abusivo acontece

Em apenas 2 minutos e meio, a DayOne conseguiu mostrar um pouco de como relacionamentos abusivos começam e quais são os sinais mais comuns.

Israelenses e palestinos encontram na produção de azeite de oliva um caminho para a paz

Que tal deixar as diferenças de lado e focar naquilo que temos em comum?

Sandra Annenberg volta a usar vestido desenhado por estilista autista em prêmio

A jornalista já tinha usado um vestido assinado pelo mesmo estilista no Troféu do Domingão - Melhores do Ano 2018. Ela amou a dobradinha e nós também! 💙

[VÍDEO] Menina usa mesada para comprar lanches para moradores de rua e dá exemplo

Nunca é cedo demais para fazer a diferença! Ana é mais um modelo disso. A menina usou sua mesada para comprar lanches para moradores...

Instagram

De motorista de ônibus a dentista: foram anos dedicação, mas ele dá lição de resiliência 3