De motorista de ônibus a dentista: foram anos dedicação, mas ele dá lição de resiliência

Foram anos de muito trabalho e dedicação, mas a lição que o ex-cobrador e motorista de ônibus José Ribeiro deixa é que quando nos esforçamos os resultados sempre vêm.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ele passou anos conciliando o trabalho com a faculdade de Odontologia e, hoje, tem orgulho de mostrar o diploma e dizer que é cirurgião-dentista.

Aos 33 anos, casado e com uma filha de 10 anos, ele conquistou o primeiro lugar em um processo seletivo para cirurgião-dentista realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que oferecia apenas duas vagas. Foram anos difíceis, mas a verdade é que ele está apenas começando a colher os frutos de tamanho sacrifício.

motorista em ônibus
Foto: arquivo pessoal

Claro, ele contou com o apoio da família durante todos os anos de muito estudo e trabalho – e em especial da esposa e da filha, que sempre acreditaram em seu potencial.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A família vive em Cariacica (ES), mas vão se mudar em breve para a cidade de Irupi, na Região do Caparaó, onde ele irá exercer a tão sonhada profissão de cirurgião-dentista.

homem com esposa e filha
Sem o apoio da esposa Raquel e da filha Isabella nada disso teria sido possível. Foto: arquivo pessoal

“Por mas difícil que seja, corrido, sofrido, chegando em casa cansado, ao final vale a pena todo o esforço de você correr atrás e se formar, conseguir a aprovação no concurso”, comemora.

José trabalhava na empresa de ônibus Unimar e acordava todos os dias às 4 da manhã para conseguir chegar na empresa por volta das 5h30.

Os incentivos

Ele seguiu os passos do pai, que é funcionário da mesma empresa e motorista de ônibus. José começou no setor de transportes quando tinha 23 anos. Na época, ele trabalhava como cobrador, mas em pouco tempo subiu de cargo e começou a trabalhar como motorista, função que ele exerceu até o dia 9 de abril.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De agora em diante, no entanto, ele conduzirá uma série de intervenções odontológicas!

Ele também teve total apoio de sua irmã, que é engenheira eletricista. Foi ela quem disse para ele prestar o Enem e, graças à sua boa colocação, ele pôde ganhar uma bolsa de 50% no curso de Odontologia através do Prouni – Programa Universidade para Todos.

Parte da mensalidade era paga pelo Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil do Ministério da Educação, e outra parte ele pagava com o seu salário de motorista.

A empresa Unimar também exerceu um papel importante durante todo o seu percurso: se não fosse a flexibilização dos horários, ele jamais teria conseguido conciliar as duas atividades durante tanto tempo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Este é só o início!

Depois desta enorme conquista, José não tem dúvidas de que sua história de superação está apenas começando. Ele pretende continuar se aprimorando e quer fazer uma especialização. O objetivo? Entregar um sorriso melhor às pessoas.

“Também quero buscar a promoção da saúde, ajudando as pessoas, entregando um sorriso melhor”, afirma.

dentista tira selfie em consultório
Finalmente, o dentista Dr. José! Foto: arquivo pessoal

De acordo com seu ex-gerente na empresa de ônibus, Elizeu da Conceição, José sempre foi um funcionário exemplar. “José era bastante comprometido. Entrou na escolinha de formação de motorista de ônibus, que a empresa oferece, e de cobrador evoluiu para manobreiro e motorista de ônibus urbano. Ele agarrou as oportunidades”, conta.

Segundo entrevista dada por Elizeu para A Gazeta, a empresa sempre buscou incentivar tais condutas, e é por isso que José sempre teve o apoio da Unimar.

“Para mim mudou muita coisa: inicialmente saindo de Cariacica para Irupi. Além disso, não tenho mais aquela rotina de ônibus, agora estou me vinculando ao serviço público. É uma nova fase da minha vida”, comemora o mais novo dentista do pedaço!

Parabéns, Dr. José! Você merece! 💪💜👏


Quer ver mais uma história inspiradora? Dá o play!

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,805,738SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Médico vende pizzas para financiar pesquisa inovadora no tratamento para crianças autistas

O médico e pesquisador Durval Batista Palhares começou a vender pizzas para financiar uma pesquisa importante sobre os efeitos de um medicamento no tratamento...

Aos 67 anos, aposentado surpreende lançando um blog de turismo

O aumento da terceira idade nos meios digitais é uma realidade. Porém, existe uma grande diferença entre acessos despretensiosos ao Facebook e uma rotina intensa...

Viúvo de 96 anos entra em concurso com música dedicada à esposa e emociona júri

O estúdio de gravação musical Green Shoe lançou este ano um concurso de caça talentos, na esperança de descobrir um prodígio local. Porém, foi...

Ela venceu a leucemia e decidiu virar médica para salvar pessoas com a mesma doença

Inspirada pela equipe médica que a acompanhou durante todo o tratamento, Marina decidiu que iria cursar Medicina.

Vovô de 100 anos que arrecadou milhões para sistema de saúde britânico morre com Covid-19

A história de Tom Moore ficou conhecida no mundo inteiro no início de 2020, quando ele deu 100 voltas de andador no jardim de...

Instagram

De motorista de ônibus a dentista: foram anos dedicação, mas ele dá lição de resiliência 2