Movimento Limpa Brasil transforma lixo em renda para cooperativas de catadores

Sabia que todos os dias são despejadas nos oceanos 8 milhões de toneladas de lixo? Difícil dimensionar o impacto disso, mas se cada um fizer a sua parte com certeza esse impacto será menor. 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Sabe por quê? Mais da metade do lixo no Brasil é domiciliar. Porém apenas 3% de todo esse lixo é separado para a coleta seletiva. Tem coisa errada aí, né?

Muita gente ainda não se conscientizou sobre essa necessidade. Ela é vital para a conservação do meio ambiente e para a geração de trabalho e renda para as cooperativas de catadores. Motivos que fazem o trabalho do Instituto Limpa Brasil ser tão importante!

Lixo acumulado em praia
Olha o tanto de lixo que vai parar nas praias. Foto: Cássio Moraes

O Instituto realiza diversas ações de conscientização sobre o descarte correto do lixo, como os mutirões de limpeza que ocorrem no Dia Mundial da Limpeza (21 de setembro). No ano passado, mas de 1.200 municípios participaram da ação.

Desde sua criação, o Instituto Limpa Brasil realizou 5 mil mutirões no país. Mais de 18 toneladas de resíduos foram enviadas para centenas de famílias que vivem da reciclagem.

Outras ações acontecem no Dia da Água, Dia da Terra, Dia da Reciclagem, Dia do Meio Ambiente… 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engajamento na quarentena

Por conta do distanciamento social causado pelo coronavírus, as ações estão suspensas, mas os voluntários continuam engajados na internet. Fazem a limpeza de casa e compartilham nas suas redes sociais.

O Instituto também criou um hotsite para ajudar a rastrear e combater a disseminação do Covid-19, clique aqui.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Instituto Limpa Brasil (@limpabrasil) em

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Voluntários recolhendo lixo na praia
Voluntários do Instituto realizam mutirões de limpeza pelo país. Foto: Cássio Moraes

Hoje, o Limpa Brasil tem mais de 500 mil voluntários. É meio milhão de pessoas! Gente, é um exército da limpeza!

Personalidades são catadores por um dia

Um dos trabalhos mais legais é o “Eu sou catador”. Personalidades são catadores por um dia para que outras pessoas façam o mesmo e contribuam com a limpeza de suas cidades. Até Milton Nascimento já participou:

E se você tem dúvidas sobre como separar o seu lixo de forma adequada, o Limpa Brasil tem um aplicativo para te ajudar.

Programa de recompensas

Tornando-se um voluntário, você pode receber recompensas da Gooders, plataforma que troca boas ações por benefícios em marcas parceiras. 

No Brasil ainda não temos a cultura do voluntariado, e estímulos para movimentar esta roda tão necessária são extremamente importantes. A Gooders contribui sendo um destes estímulos que acaba ajudando passando a mensagem de que o bem recompensa”, disse a diretora do Instituto Limpa Brasil, Edilainne Muniz.

Grupo de voluntários que recolhem lixo nas praias posando para foto após trabalho de coleta de lixo
Você pode conscientizar mais pessoas sobre o problema do lixo e ser recompensado. Foto: Cássio Moraes

A próxima ação é no Dia da Terra (dia 22 de abril). O voluntário que fizer ações em casa como reciclagem, compostagem, plantio, registrar em vídeo e postar nas redes sociais ganha 10 Gooders. 

O embaixador do projeto também ganha 10 Gooders. Só precisa postar uma foto com a moldura do Limpa Brasil no seu perfil em uma rede social e convidar outras pessoas para disseminar a ideia. 

Já os digital influencers que divulgam o projeto ganham 5 Gooders. É good pra todo mundo! 😅

Quem doa recursos para o projeto também é recompensado. 

“Fora todas as outras formas de ajudar que nos disponibiliza de forma gratuita, por exemplo, tecnologia para recebermos doação financeira de doadores que também ganharão Gooders. Simplesmente fantástico”, disse Edilainne.

Bora ser voluntário do Instituto Limpa Brasil na sua cidade e ainda ser recompensado? Clique aqui

Relacionados

A importância de transformar a onda de solidariedade em uma cultura da doação

Uma pesquisa recente do Google Trends revelou o que a gente até já suspeitava: nunca na história houve tantas buscas de “como ajudar”. Gente do...

Hospital promove Dia do Abraço virtual para curar crianças com câncer

Antes da pandemia do coronavírus, você via muitos abraços no ITACI, hospital público de referência no tratamento do câncer infantil e outras doenças hematológicas...

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,026,690FãsCurtir
2,191,217SeguidoresSeguir
12,006SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ DO CANAL

Psicólogo já incluiu mais de 6 mil profissionais de grupos minorizados no mercado de trabalho

Há algum tempo falar sobre diversidade e inclusão no mercado de trabalho era uma coisa utópica. Mas hoje empresas de todos os tamanhos conseguem enxergar...

Hospital promove Dia do Abraço virtual para curar crianças com câncer

Antes da pandemia do coronavírus, você via muitos abraços no ITACI, hospital público de referência no tratamento do câncer infantil e outras doenças hematológicas...

A importância de transformar a onda de solidariedade em uma cultura da doação

Uma pesquisa recente do Google Trends revelou o que a gente até já suspeitava: nunca na história houve tantas buscas de “como ajudar”. Gente do...

Psicólogos atendem online e de graça mães de crianças com deficiência

O momento é certamente um dos mais desafiadores da humanidade. E particularmente desafiador para mães de crianças com deficiência. Na plataforma da Gooders, startup que...

Iniciativas que combatem efeitos da pandemia para você conhecer e apoiar

Todo mundo já conhece bem os efeitos negativos da pandemia. Ao mesmo tempo, não falta gente disposta a amenizar esses efeitos. A solidariedade está fazendo...

Instagram