O paulistano Gabriel Caramelo, de 25 anos, tinha uma carreira consolidada como publicitário, ainda que jovem. Trabalhou em grandes empresas, como a Red Bull, BMW & MINI e Ogilvy & Mather.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Mas, após trabalhar por um tempo em Houston, Texas (EUA), no retorno ao Brasil, ele decidiu abrir uma galeria de arte e se dedicar completamente ao novo negócio. Em 2014, Gabriel e outros sócios fundaram a WARM, que desde então realizou oito exposições de artistas brasileiros e estrangeiros, recebendo mais de 5 mil pessoas nesse período.
Na entrevista a seguir, concedida ao Razões para Acreditar, Gabriel Caramelo fala sobre sua trajetória profissional, as motivações que o fizeram migrar de área, como lidar em momentos de transição e dá conselhos para quem deseja abrir o próprio empreendimento.
Em que momento você decidiu abrir a galeria e quais foram suas principais motivações pessoais e profissionais?
Abrir a galeria não foi algo super planejado.
Leia Mais
Após passar alguns anos em empresas incríveis como a Red Bull, BMW & MINI e Ogilvy & Mather, fui convidado a trabalhar em Houston, Texas, Estados Unidos, e foi nesse momento que a inspiração para fazer algo relacionado à arte começou a acontecer.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Tinha mais tempo livre do que em São Paulo e muitas opções de museus e galerias para visitar. Notei algumas possibilidades e modelos de negócios que nunca tinha visto por aqui.
Guardei algumas ideias e voltei para o Brasil.
Um ano depois, fui almoçar com um grande amigo, o Pedro Navio, que no meio do bate papo perguntou se eu tinha algum projeto interessante na gaveta, e foi assim que tudo começou.
Na época, eu estava bem, trabalhava em uma grande agência (África), para um grande cliente e com um ótimo cargo para a minha idade (23 anos), mas a ideia de iniciar algo totalmente novo, que eu acreditasse 100% e com alguém que admiro e enxergo até hoje como um grande tutor, falou mais alto do que qualquer salário, cargo ou segurança.
Abrimos a WARM em novembro de 2014, após um ano de concepção da marca e do espaço. Realizamos oito exposições de artistas brasileiros e estrangeiros e já recebemos mais de 5 mil pessoas neste período.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quem está com você nesse novo projeto?
O Pedro Navio, que além de ser meu sócio na WARM, é head da Red Bull na América Latina, Luca Castiglioni é diretor da parte criativa da galeria junto comigo, João Morales responsável pelas vendas e contatos institucionais e a Dona Leonora que deixa a nossa casa em ordem todos os dias.
Como lidar com o medo nesse momento de transição?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A melhor maneira de combater o medo é acreditar e se divertir com seu negócio, e entender que, certo ou errado, tudo é um grande aprendizado. Ter alguém ao seu lado também é importante, pois muito trabalho, noites sem dormir, críticas, dívidas e problemas corriqueiros são quase certos neste período de transição.
O que dizer às pessoas que querem migrar de área, tocar o próprio empreendimento, mas têm medo?
Acredite, divirta-se e junte-se com quem você admire.
Pense o quanto você está disposto a abrir mão do conforto e do salário no final do mês e tenha sempre alguém com que possa contar ao seu lado.
Muitas vezes, começar o empreendimento que você sonha pode custar muito menos do que fazer um MBA.
Conheça mais a galeria WARM acessando as redes sociais Instagram e Facebook.
Fotos: Arquivo Pessoal
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.