O primeiro bebê nascido de um útero transplantado na França é uma linda garotinha de 1,845 quilos. A pequena nasceu na última sexta-feira (12), na cidade de Suresnes. A gestação só foi possível após a mãe receber um útero transplantado, doado pela própria avó da recém-nascida.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O transplante foi realizado há 2 anos e, de acordo com a equipe do Hospital Foch, onde ocorreu o parto, mãe e bebê estão bem de saúde.
A mãe foi identificada como Deborah, de 36 anos, e segundo informações ela nasceu sem útero, o que impedia a gravidez. Ela tem uma doença rara conhecida como Síndrome de Rokitansky. O problema afeta cerca de uma em 4,5 mil mulheres.
Deborah passou por um transplante de útero em março de 2019, após a mãe, de 57 anos, se voluntariar como doadora.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Transplante de útero
E antes da garotinha, outros bebês também nasceram saudáveis de úteros transplantados. O primeiro caso foi em 2014, na Suécia, onde um garotinho nasceu após um ano da mãe ter sido transplantada, de acordo com a revista médica The Lancet.
Aqui no Brasil também já tivemos um registro, em 2017, no qual a paciente recebeu um útero transplantado de uma mulher já falecida. O bebê nasceu dois anos depois, em 2019, no Hospital das Clínicas, em São Paulo.
Fonte: Revista Crescer
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.