Mulher decide fazer gentilezas para estranhos todos os dias por um ano: ‘Cansativo e inspirador’

Você poderá achar que a bondade é sinal de fraqueza, ilusão ou transigência, mas, na verdade, ela é fundamental para a forma como nos conectamos“. Assim resume o pesquisador Robin Banerjee, do Centro de Pesquisa da Bondade da Universidade de Sussex, no Reino Unido, sobre o conceito de bondade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mulheres notáveis vão na mesma linha. “Para mim, ser amável é parte do propósito de estar vivo”, diz Bernadette Russell, ativista da gentileza.

“Para mim, os atos de bondade são necessários no mundo, agora mais do que nunca”, complementa Nina Andersen, fundadora do projeto Community Senior Letters.

Mulher decide fazer gentilezas para estranhos todos os dias por um ano: 'Cansativo e inspirador' 2

Essas 3 pessoas notáveis são unânimes em dizer que a bondade e a gentileza possuem um poder extraordinário, e seu impacto positivo só tende a beneficiar nossa própria saúde mental.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Gentileza todo dia

“Em 2011, eu estava sentada em uma lanchonete, tomando meu café da manhã, quando olhei para uma televisão e havia um ônibus de dois andares em chamas em Londres”, conta Bernadette Russell.

Na época, a Inglaterra passava por um dos seus maiores distúrbios sociais da história moderna, que começaram após a morte de Mark Duggan, de 29 anos, que foi assassinado a tiros pela polícia em Tottenham.

“Parecia uma guerra civil”, relembrou Bernadette. “E houve uma reação muito negativa aos distúrbios que também me perturbou muito. Comecei a ficar cada vez mais desesperada por ver como são enormes os problemas do mundo. E não sabia o que podia fazer”, explicou.

Mulher decide fazer gentilezas para estranhos todos os dias por um ano: 'Cansativo e inspirador' 3

Menos de uma semana depois, Bernadette foi até uma agência dos correios e notou, na fila, que faltavam algumas moedas para um estranho comprar um selo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para resolver o problema, ela lhe deu as moedas que faltavam. “Sua gratidão foi muito grande em comparação com o pouco tempo e dinheiro que gastei. Mas pensei: ‘coloquei um sorriso no seu rosto’ e isso me fez bem. No caminho de volta para casa, bolei um arriscado plano de fazer um ato de bondade todos os dias para um estranho durante um ano. Isso mudou a minha vida!“, completou.

Bernadette sacou isso anos atrás, e a ciência agora atesta factualmente: a gentileza é intuitiva, e começa desde a primeira infância.

Mulher decide fazer gentilezas para estranhos todos os dias por um ano: 'Cansativo e inspirador' 4

Ser gentil, por mais simples que pareça, tem efeitos poderosos em nosso cérebro. “É um dos grandes paradoxos da bondade que um ato amável, cuja intenção é de beneficiar os demais, na verdade tem consequências positivas para você mesmo”, destacou Robin Banerjee, diretor da Faculdade de Psicologia da Universidade de Sussex, no Reino Unido.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para o pesquisador, “existem padrões de ativação no cérebro que correspondem a um estímulo ao bem-estar. As formas de recompensa no cérebro são ativadas quando as pessoas realizam atos de gentileza.”

Cientificamente falando, a gentileza “ativa” neurotransmissores no cérebro, que são os mensageiros químicos que controlam nosso estado de ânimo. Com isso, sentimos sensações agradáveis gerados por eles, que proveem uma sensação de conexão com as demais pessoas.

Mulher decide fazer gentilezas para estranhos todos os dias por um ano: 'Cansativo e inspirador' 5

“As relações necessárias para trabalhar em cooperação são baseadas nas conexões sociais básicas. Por isso, é algo fundamental para a forma como os seres humanos interagem entre si”, ressaltou o psicólogo.

Todo dia sendo gentil

Bernadette criou inúmeras conexões sociais graças à sua iniciativa de ser gentil todos os dias por um ano inteiro.

Em entrevista à BBC, ela explicou que a experiência acabou sendo “totalmente comovente, completamente aterrorizante, ocasionalmente cara e, às vezes, fisicamente perigosa, como quando carreguei compras muito pesadas por 6,5 km até o apartamento de uma senhora. Foi muito muito cansativo e incrivelmente inspirador”, relatou.

Mulher decide fazer gentilezas para estranhos todos os dias por um ano: 'Cansativo e inspirador' 6

Logo, a britânica começou a sentir os (raros) efeitos químicos da chamada euforia dos generosos (“helper’s high”, em tradução livre) – isto é, a sensação especial de formigamento que se apodera de nós quando somos muito gentis.

“Eu ficava em êxtase todos os dias. Na maior parte do tempo, sentia uma espécie de energia suave envolvendo meu coração e também na barriga… Em resumo, eu me sentia muito bem”, explicou.

Para o pesquisador Robin Banerjee, os seres humanos são seres predispostos a ser bondosos, mas também a ser cruéis com as outras pessoas. “Nosso ambiente faz muita diferença”, enfatiza, buscando explicar por que nós, enquanto espécie, não vivemos em um mundo mais gentil.

Mulher decide fazer gentilezas para estranhos todos os dias por um ano: 'Cansativo e inspirador' 7

“Quando você pensa em uma pessoa muito bem sucedida, você pensa em alguém amável? Ou em uma celebridade ou alguém muito rico?”, pergunta o psicólogo. “O que podemos fazer para mudar a narrativa do sucesso, para que possa envolver relações positivas com as outras pessoas?”

Em resposta, ele afirma que precisamos questionar “todas as histórias que mostram a gentileza como se fosse uma fraqueza”. Muito pelo contrário, é uma ferramenta incrivelmente poderosa!

Mulher decide fazer gentilezas para estranhos todos os dias por um ano: 'Cansativo e inspirador' 8

“As coisas pequenas podem, na verdade, ser coisas grandes. Todas essas pequenas coisas que você pensa que não são relevantes podem ser o mais importante para criar um ambiente que realmente permita que as pessoas se sintam bem e possam trabalhar juntas para assumir desafios realmente grandes”, disse Banerjee.

“Assim como uma praia é composta de bilhão de grãos de areia, existe essa bela humildade ao dizer ‘eu posso, a qualquer momento e a qualquer hora do dia, colaborar para fazer do mundo um lugar melhor'”, completou.

Fonte: BBC
Fotos: BBC UK

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Mulher decide fazer gentilezas para estranhos todos os dias por um ano: 'Cansativo e inspirador' 9

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,971,659SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Pai vira modelo por um dia para filha maquiadora e foto viraliza

Como gesto de apoio à filha, que é maquiadora profissional, seu pai virou modelo por um dia, sendo completamente maquiado por ela. Geovanna Finati escolheu...

Cachorrinha de 7 anos que nunca teve filhotes adota 3 gatos recém-nascidos abandonados

Uma cachorrinha de meia-idade que nunca havia tido filhotes adotou 3 gatos recém-nascidos que foram abandonados em São Félix do Araguaia (MT). Rhadija, de 7...

Crianças no Gana geram eletricidade para escola brincando no playground

Grande parte do território de Gana é carente de energia elétrica. Isso faz com que uma generosa fatia da população passe metade da vida...

Empresa produz pratos e talheres de farelo de trigo comestíveis

Os pratos e talheres feitos de farelo de trigo são descartáveis, biodegradáveis e comestíveis.

Instagram

Mulher decide fazer gentilezas para estranhos todos os dias por um ano: 'Cansativo e inspirador' 10