Alpinista cria projeto para limpar o Monte Everest e retira mais de 8 toneladas de lixo

Sabe aquela história de ‘seja a mudança que você quer ver no mundo’? A francesa Marion Chaygneaud-Dupuy, de 39 anos, é a maior prova de que isto não somente é possível, como é o que deveríamos todos fazer! Incomodada com a situação do Monte Everest, ela criou um projeto para limpeza do lugar e em 3 anos já removeu cerca de 8,5 toneladas de lixo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

marion limpa monte everest 1
Foto: Marion Chaygneaud-Dupuy

O projeto Clean Everest nasceu em 2016 e pasmem: a quantidade de lixo que eles limparam totalizou três quartos de todos os resíduos já deixados pelo homem na montanha! Graças aos seus esforços, Marion já ganhou diversas premiações, entre elas a ‘Terre de Femmes’ concedido pela Fondation Yves Rocher em 2019.

marion limpa monte everest 2
Foto: Marion Chaygneaud-Dupuy

Alpinista e ativista, ela já escalou o Monte Everest 3 vezes, e ficou impressionada com o resultado da falta de civilidade do homem. Entre toneladas de plástico, barracas abandonadas e até mesmo cilindros de oxigênio, nos últimos anos o Everest transformou-se em um verdadeiro lixão do mundo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Escalar o Everest deve oferecer uma das mais puras interações entre os humanos e o mundo natural. Mas em 2013, quando cheguei ao topo, percebi que a montanha havia sido danificada por 30 anos de expedições. Eu estimei que quase 10 toneladas de lixo foram descartadas somente nos picos! Fiquei totalmente chocada. Sou apaixonada pela natureza desde que era uma garotinha”, afirmou.

marion limpa monte everest 3
Foto: Marion Chaygneaud-Dupuy

E foi desta conexão com a natureza que surgiu o seu grandioso projeto. Marion vive há mais de 17 anos no Tibet, onde trabalha como guia de montanha. Depois de fundar o projeto ‘Clean Everest’, ela convenceu as autoridades locais a apoiarem seu projeto, e eles então lhe ofereceram 50 iaques (espécie que vive no Himalaia) para ajudar a remover os resíduos da montanha mais alta do mundo.

marion limpa monte everest 4
Foto: Marion Chaygneaud-Dupuy

Apesar de estar fazendo isto pela natureza, Marion explica que a poluição do Everest tem um efeito maléfico na água potável usada por cerca de 2 bilhões de pessoas que vivem na China e Índia. Segundo ela, a batalha para limpar as montanhas não se trata apenas de proteger a natureza, já que também é uma questão de qualidade de vida e saúde pública.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

marion limpa monte everest 5
Foto: Marion Chaygneaud-Dupuy

marion limpa monte everest 6
Foto: Marion Chaygneaud-Dupuy

marion limpa monte everest 7
Foto: Marion Chaygneaud-Dupuy

marion limpa monte everest 8
Foto: Marion Chaygneaud-Dupuy

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Foto: Marion Chaygneaud-Dupuy

 

Fonte: Bored Panda

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,419,547SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Casal de idosos que se conheceram pelo Tinder: ‘Mandei um like e ele curtiu de volta’

Ela é uma aposentada de 73 anos, de Votorantim (SP) - viúva, mãe de três filhos, avó de cinco e bisavó de outros sete. Ele...

Vaquinhas do Razões: relembre as histórias que marcaram 2020!

Esse foi um ano completamente atípico, não é mesmo? Ainda assim, mesmo com tanta loucura acontecendo nessa pandemia, conseguimos levar muita felicidade para algumas...

Mesmo sem braços e pernas, pai cria as duas filhas sozinho: “Melhor pai do mundo”

O paraguaio Pablo Acuña não tem nem pernas nem braços. Porém, as limitações não impediram esse pai de criar as filhas da melhor maneira...

Bailarino de 9 anos, filho de manicure, tenta chegar a escola de dança na Flórida

Por Rio de Boas Notícias Bernardo Régis, 9 anos, aprendeu que no balé tudo é possível quando se tem garra, força de vontade e determinação....

Neto ensina avô a mexer no Instagram e seu negócio decola!

“Agora, muita gente está pedindo café. A empresa dele está crescendo.”

Instagram