Mulher instala sirene em casa para avisar vizinhos da comunidade que o caminhão do lixo chegou (e evita acúmulo de lixo nas ruas)

A dona de casa Rosemeire Oliveira, de Salvador, instalou uma sirene em casa para resolver o problema do lixo acumulado nas ruas do seu bairro. Rose teve até uma pneumonia associada ao mau cheiro da “montanha” de lixo em frente a sua casa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Faz quatro anos que a sirene, instalada no segundo andar da sua casa, toca avisando os vizinhos que “o caminhão do lixo chegou”. Rose mora na rua principal do bairro Ribeira: da sua cozinha, sabe o horário exato que o caminhão do lixo passa na rua. Ela toca a sirene e os vizinhos começam a aparecer de todos os lados com suas sacolas de lixo.

Leia também: Famílias criam projeto que recolhe lixo de praias de Peruíbe (SP) gratuitamente

“A frente da minha casa ficava completamente cheia, com 3, 4 metros de altura de lixo. Inclusive, animais mortos”, contou Rose em conversa com o Razões para Acreditar.

mulher sirene avisa vizinhos caminhão lixo
Rose

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Rose pediu aos vizinhos para aguardarem o caminhão do lixo, mas não deu muito certo. Continuavam jogando o lixo na rua durante a madrugada. Foi então que ela combinou com as filhas de bater panelas avisando que o caminhão do lixo estava chegando.

“Cada uma ia pra um lado avisando que o caminhão vinha. E daí o amigo do meu esposo disse que tinha uma sirene velha de viatura. Aí eu avisei ‘ó, depois de amanhã, vai tocar sirene, não vai ser mais panela’. A gente batia a panela pelos becos, pelas ruas, ‘e vinha o lixo, e vinha o lixo’.

mulher sirene avisa vizinhos caminhão lixo
Rose vê da sua cozinha o caminhão do lixo chegando no bairro

mulher sirene avisa vizinhos caminhão lixo
A sirene foi instalada no segundo andar da sua casa

Leia também: Menina de 7 anos cata latinhas para comprar ração para cães de rua

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mas o som era muito alto e um dia Rose tomou um choque forte tocando a sirene. A sirene foi parar na rua, porém não quebrou nem machucou ninguém. Rose e o marido, Edmilson Sales, recuperaram a sirene, porém ela nunca mais foi usada.

mulher sirene avisa vizinhos caminhão lixoDurante um mês, Edmilson, que é policial militar aposentado, ficou na porta de casa na madrugada conscientizando as pessoas para não jogarem lixo na rua. “Porque o lixo além de adoecer a natureza, adoece as pessoas e os animais. Foi muito difícil pra gente durante um mês, mas graças a Deus conseguimos comprar uma sirene nova.”

mulher sirene avisa vizinhos caminhão lixo
Problema resolvido!

A sirene nova custou 400 reais e foi comprada com o dinheiro que Rose conseguiu vendendo alumínio (latinhas, panelas velhas etc.) e de uma vakinha com os vizinhos. E quando Rose e a família viajam, a sirene não toca? Bem, ela deixa a chave do portão da casa dela com algum vizinho.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Daí sobe aqui e toca a sirene. Nós agora temos um bairro limpo. As pessoas saem de suas casas e colocam o lixo diretamente no caminhão ou no chão para que os garis possam pegar. De vez em quando aparece um saco ou outro, mas são de pessoas novas no bairro. Aí a gente avisa pra levar pra rua principal, que o caminhão recolhe o lixo lá 3, 4 vezes por dia”, finaliza Rose.

Veja a sirene funcionando:

Leia também: Gari é responsável pela sobrevivência de mais de 400 famílias em lixão

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

mulher sirene avisa vizinhos caminhão lixo

crédito das imagens: Reprodução/Rosemeire Oliveira

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,751,664SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

40 mil toneladas de meias velhas são transformadas em 40 mil cobertores para desabrigados

Com a chegada do inverno, cerca de 100 mil pessoas em situação de rua espalhadas pelo Brasil precisam lidar com o frio crescente -...

Maquinista para trem para resgatar cãozinho amarrado nos trilhos

O maquinista parou o veículo e chamou um agente de segurança da CBTU para resgatar o animal.

Rapaz ‘invade’ filme favorito da namorada para pedi-la em casamento

Com todo o amor envolvido, alguns pedidos de casamento são mais criativos e românticos do que outros. E podemos dizer com certeza: o pedido de...

Performance explora os altos e baixos do relacionamento de um casal

Dirigido por Rogério Silva, "Edifício" é um intenso balé que explora os altos e baixos do relacionamento de um casal. Apresentando uma mistura de coreografia...

15 razões para acreditar no amor entre pais e filhos

É bem como dizem, nada como o amor dos pais! É reconfortante saber que há pessoas boas guiando outras para um mundo melhor. Vamos celebrar mais o que...

Instagram