Voluntária leva aulas de Yoga para mulheres da periferia de São Paulo e eleva autoestima

A arte-educadora Sophia Bisilliat utiliza a Yoga para resgatar a autoestima de mulheres nas periferias de São Paulo (SP).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Um dos objetivos é esse mesmo! Que elas se sintam cada vez melhores e mais satisfeitas com elas mesmas, felizes, com a autoestima alta. E se isso já dá resultado, é maravilhoso!”, conta Sophia.

Sophia pratica voluntariado há mais de 20 anos. Trabalhou inclusive com detentos do extinto Carandiru e de outros grandes presídios brasileiros desenvolvendo atividades de arte-educação.

Projeto resgata a autoestima de mulheres através da Yoga. Foto: Reprodução/Instagram @treinonalaje

“Eu só quero que elas tenham um tempo pra elas”

Depois que o Carandiru foi demolido, em 2002, Sophia foi para a favela. Realizou várias atividades e eventos em diferentes comunidades. Até que um dia uma amiga perguntou se ela dava aula de Yoga em favela. 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Sophia respondeu que não, mas nascia ali o Treino na Laje. As aulas de Yoga acontecem na laje de uma casa da comunidade, sempre aos finais de semana: faça chuva ou faça sol, Sophia dá um jeito de estar lá!

Além da Yoga, o Treino na Laje supre outras necessidades dessas mulheres. Foto: Reprodução/Instagram @treinonalaje

O projeto começou tímido, com poucas alunas. Hoje, já tem Treino na Laje em quatro comunidades: no Capão Redondo (Cohab Adventista, Parque Independência, Jardim Imbé, todos os sábados, das 8h30 às 19h), onde foi o início de tudo, e no Jardim Guacuri, em Diadema, na Grande São Paulo, todos os domingos das 8h às 10h.

Foto: J. Wilson Persan

“Foi difícil achar um horário porque muitas trabalham; poucas não trabalham. A gente teve que achar um horário comum. E são todos os sábados, eventualmente também domingos. Eu chego lá umas 15h30, 16h, e saio, tipo, umas 20h. Eu só quero que elas tenham um tempo pra elas”, afirma.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Foto: J. Wilson Persan

Através da prática da Yoga, a ideia é que essas mulheres olhem para si com um novo olhar: o olhar de que elas podem ser e fazer muito mais e de que uma mulher levanta a outra!

 

Ver essa foto no Instagram

 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Uma publicação compartilhada por Treino na Laje (@treinonalaje) em

É incrível como Sophia precisou de uma laje literalmente! para causar uma revolução na autoestima de dezenas de mulheres! Mas não é apenas Yoga que Sophia oferece para suas alunas.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Treino na Laje (@treinonalaje) em

Foto: J. Wilson Persan

Foto: J. Wilson Persan

Sophia sempre está correndo atrás de voluntários para atender outras necessidades das alunas. São nutricionistas, psicólogos, dentistas, advogados, enfim, profissionais de diferentes áreas que dão um suporte extra para essas mulheres. Demais, gente!

“Eu sou muito ‘cara de pau’, né? Pergunto mesmo. O Instagram ‘tá’ me ajudando muito. Porque muita gente vê, e aí alguns se oferecem, e outros que não se oferecem eu peço. 😄 Eu vou pedindo, coisa que eu mais tenho é ‘cara de pau’”, brinca Sophia.

Foto: Reprodução/Instagram @treinonalaje

E sempre cabe mais gente, viu! Muita coisa bacana vem sendo feita, mas muita coisa precisa ser feita. Quem tiver interesse em ser parceiro do Treino na Laje pode entrar em contato com a Sophia pela página do projeto no Instagram.

[A história da Sophia e tantas outras de mulheres que ajudam mulheres fazem parte de um canal especial do Razões para Acreditar e O Boticário, para mostrar que #SomosFeitasDeTodas. Acesse mais histórias como essa aqui.]

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,786,495SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Cachorrinha “devora” livro e dona recebe edição nova da editora

Quem nunca teve um objeto estragado pelo seu doguinho? Na hora dá uma raiva, né não?! Mas como resistir àquela carinha de arrependidos? Sorte...

Pai pede para internautas retocarem uma foto de sua filha depois que ela faleceu

Nathen Steffel postou um pedido no site Reddit, ele gostaria de ver como sua filha, que havia falecido há pouco, ficaria numa foto sem...

Pitbull de rinha vira ‘babá’ de bebê, agradando-a sempre que ela chora

Quando os criadores falam que o problema não está na raça, mas na criação, aqui está a prova. Um cão da raça pitbull, que...

Campanha mostra a pluralidade dos sentimentos e a importância do carinho #2

Já tínhamos mostrado no RPA o vídeo da Natura da campanha intitulada: "Toda Relação é um Presente". No qual retrata várias cenas do cotidiano...

Instagram