Mulheres concorrem e são eleitas pela 1ª vez nas eleições da Arábia Saudita

Um ano de importantes conquistas do direito feminino na Arábia Saudita. Primeiro elas ganharm o direito de votar e agora, pela primeira vez, participam como candidatas em uma campanha eleitoral.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Estas eleições “nos darão confiança”, já que “se queremos desenvolver ou reformar nosso país, temos que colocar as mulheres em todos os níveis de decisão”, afirma Nasima al-Sadah, candidata em Latif – leste.

E as boas novas não param por aí, ao menos 20 mulheres foram eleitas para cargos públicos após ganharem assentos nos conselhos municipais, segundo a agência de notícias France Presse.

Os eleitores escolheram entre 6 mil homens e 900 mulheres, autorizadas a concorrer pela primeira vez, segundo a AFP.

Apenas 130.600 mulheres se inscreveram nas listas eleitorais diante de mais de 1,35 milhões de homens, sobre uma população de 21 milhões de habitantes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“A participação das mulheres nos conselhos municipais” testemunha, entre outras coisas, “a preocupação e o interesse do Estado em envolver ainda mais esses conselhos no desenvolvimento do país”, acrescentou o presidente da Comissão Eleitoral local.

O desafio ainda é imenso. É o único país do mundo onde as mulheres não têm o direito de dirigir, só podem sair em público se estiverem cobertas dos pés à cabeça, não podem trabalhar, casar ou viajar sem a autorização do marido ou de um homem da família, não podem comer sozinhas em restaurantes, entre outros.

Mas desde 2005, quando o rei Abdallah assumiu ele vem em um tímido processo de abertura.

000_nic6518670

000_nic6518857-405172

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

1015113

1534650

arabia_saudita_1

candidata-arábia-close

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

mulher-votando-na-arabia-sa

ng5401874

Fonte: Só Notícia Boa

 

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,855,215SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Amigos fora das pistas, italiano e catariano decidem dividir medalha de ouro no salto em altura [VÍDEO]

Muita gente considera os Jogos Olímpicos um evento definitivo para a competitividade. Embora isso possa ser verdade, alguns dos melhores 'momentos olímpicos' acontecem quando...

Conheça a marca de roupa que está ajudando mulheres indianas a saírem da indústria do sexo

Estima-se que entre 2 e 3 milhões de mulheres indianas são profissionais do sexo. Nascidas em famílias pobres, meninas de apenas 12 anos são...

Livro infantil sobre refúgio ganha edição artesanal em braile com ilustrações táteis

Alunos do Instituto de Cegos Padre Chico, em São Paulo, ganharam a oportunidade de conhecer e se emocionar com a história de uma menina...

Cientista desvenda as emoções por trás de cada tipo de lágrima

Você já se perguntou se as lágrimas de dor são diferentes das lágrimas de alegria? Rose-Lynn Fischer sim. Foi essa pergunta que a fez analisar as estruturas das lágrimas usando poderosos microscópios.

Pais de 6 filhos com transtornos mentais ganharão casa após vaquinha da VOAA

Que tristeza a realidade desta família. Dona Damiana, de 49 anos, e seu Vanderlei, de 47, vivem em uma casa de barro, praticamente sem...

Instagram