Usando bambu e barro, mulheres constroem centro para deficientes e vencem prêmio de arquitetura
Em Bangladesh, algumas mulheres incríveis construíram um centro para pessoas com deficiência e elas usaram apenas bambu e barro! Diz se o lugar não ficou incrível!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O IADHEC precisa de você para continuar sua missão de ajudar pessoas com deficiência. Faça a sua contribuição!
O Centro Anandaloy, como foi batizado, está na cidade de Rudrapur. No primeiro andar o espaço, funciona um centro de atendimento para pessoas com deficiência. Lá é possível ter uma série de assistência.
Leia Mais
O Studio Anna Heringer é o grupo responsável pelo centro e eles acreditam que o local pode se tornar referência para atendimento aos que mais precisam.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Também há um pequeno atelier têxtil, todo administrado por mulheres. No loca No espaço, elas podem desenvolver seu trabalho que será comercializado em feiras locais.
Toda a comunidade participou da construção
O pessoal do Studio Anna Heringer criou ainda algumas iniciativas que envolveu a participação de toda a comunidade, na construção do centro.
O mais incrível é que a maioria dos voluntários foi mulheres, que colocaram a mão na massa para levantar o prédio. Também alguns futuros pacientes do Centro ajudaram.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Construção mais sustentável
A escolha pelo bambu e barro não foi à toa. Além de serem os materiais em maior abundância na região, eles tornaram a construção do centro mais barata e mais sustentável.
“A tradicional técnica local de construção em barro permite levantar paredes sem a necessidade de qualquer sistema de cofragem. Tal método possibilita construir paredes curvas com extrema facilidade. Por este motivo, contrapondo-se à maioria dos outros edifícios da região, o Centro Anandaloy é uma estrutura dinâmica, modelada pela maleabilidade do barro. Suas paredes parecem dançar enquanto a rampa serpenteia alegremente até o acesso do edifício. De modo simbólico, a estrutura parece nos dizer: que seja bem vinda a nossa diversidade”, descreve a equipe responsável pelo local.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Para o telhado, o estúdio optou por chapas de metal e palha. O projeto do Centro Anandaloy venceu o Prêmio OBEL 2020, uma premiação internacional que homenageia as contribuições arquitetônicas notáveis para o desenvolvimento humano em todo o mundo.
E ele é lindo mesmo!
Olha só mais fotos do local!
Fonte: CicloVivo
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.