O furacão Matthew destruiu quase que completamente o Haiti depois de sua passagem pelo país, e mulheres estão estão tendo um papel fundamental na reconstrução dele.
As mulheres do Haiti estão tendo um papel fundamental na reconstrução do país, que ficou completamente destruído após a passagem do furacão Matthew, em agosto do ano passado. Um dos trabalhos que mais chamam atenção são os Espaços de Acolhimento para Mulheres, onde elas ocupam cargos de diretoras e engenheiras.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Em situações de emergência, como a que vive o país, as mulheres estão expostas a todo tipo de violência. Esses espaços servem de abrigo e dão apoio psicossocial, além de treinamento para elas se protegerem contra a violência.
“Depois de uma catástrofe como o furacão, há mais violência, especialmente sexual e contra as mulheres. Elas também passam a sofrer mais discriminação. Por isso, elas precisam saber como responder”, conta a engenheira e assistente social Ismene Garconnet. Ela oferece apoio às mulheres vítimas de violência e supervisiona a construção dos Espaços de Acolhimento.
Leia Mais
Historicamente, o Haiti é um país onde as mulheres nunca foram vistas como prioridade. No parlamento, por exemplo, só existem homens e nenhuma mulher. Assim, é quase impossível elas fazerem sua voz ser ouvida.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“É muito importante que as mulheres desempenhem um papel de protagonistas em emergências. Isso pode prevenir violações graves, como a violência de gênero, a violência sexual e violência psicológica. A ajuda também chega mais aos locais remotos quando as organizações locais de mulheres estão envolvidas nas respostas”, afirma Nadège Pierre, líder comunitária e voluntária no Espaço de Acolhimento para Mulheres, em Grand Anse.
Leia também:
Abertura da nova temporada de ‘Amor & Sexo’ dá uma aula contra o machismo
Relato sobre marido que ‘não ajuda esposa’ é a melhor aula de companheirismo que você vai ler
Professor de Brasília está ensinando meninos a respeitar as alunas através do esporte
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Os Espaços de Acolhimento para Mulheres são uma iniciativa do ActionAid, um movimento global de pessoas que trabalham juntas para promover os direitos humanos e superar a pobreza. Para conhecer mais o trabalho da organização, clique aqui.
Veja também: Saiba como ajudar as milhares de vítimas do furacão que devastou o Haiti
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fotos: Reprodução/ActionAid
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.