Mulheres do Haiti lideram a reconstrução do país após passagem do furacão Matthew

O furacão Matthew destruiu quase que completamente o Haiti depois de sua passagem pelo país, e mulheres estão estão tendo um papel fundamental na reconstrução dele.

As mulheres do Haiti estão tendo um papel fundamental na reconstrução do país, que ficou completamente destruído após a passagem do furacão Matthew, em agosto do ano passado. Um dos trabalhos que mais chamam atenção são os Espaços de Acolhimento para Mulheres, onde elas ocupam cargos de diretoras e engenheiras.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em situações de emergência, como a que vive o país, as mulheres estão expostas a todo tipo de violência. Esses espaços servem de abrigo e dão apoio psicossocial, além de treinamento para elas se protegerem contra a violência.

Elas lideram reconstrução do país após passagem do furacão Matthew

Depois de uma catástrofe como o furacão, há mais violência, especialmente sexual e contra as mulheres. Elas também passam a sofrer mais discriminação. Por isso, elas precisam saber como responder”, conta a engenheira e assistente social Ismene Garconnet. Ela oferece apoio às mulheres vítimas de violência e supervisiona a construção dos Espaços de Acolhimento.

Historicamente, o Haiti é um país onde as mulheres nunca foram vistas como prioridade. No parlamento, por exemplo, só existem homens e nenhuma mulher. Assim, é quase impossível elas fazerem sua voz ser ouvida.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

É muito importante que as mulheres desempenhem um papel de protagonistas em emergências. Isso pode prevenir violações graves, como a violência de gênero, a violência sexual e violência psicológica. A ajuda também chega mais aos locais remotos quando as organizações locais de mulheres estão envolvidas nas respostas”, afirma Nadège Pierre, líder comunitária e voluntária no Espaço de Acolhimento para Mulheres, em Grand Anse.

Leia também:

Abertura da nova temporada de ‘Amor & Sexo’ dá uma aula contra o machismo

Relato sobre marido que ‘não ajuda esposa’ é a melhor aula de companheirismo que você vai ler

Professor de Brasília está ensinando meninos a respeitar as alunas através do esporte

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mulheres lideram reconstrução do Haiti após furacão Matthew

Os Espaços de Acolhimento para Mulheres são uma iniciativa do ActionAid, um movimento global de pessoas que trabalham juntas para promover os direitos humanos e superar a pobreza. Para conhecer mais o trabalho da organização, clique aqui.

Mulheres reunidas para ajudar depois do Furacão Matthew

Veja também: Saiba como ajudar as milhares de vítimas do furacão que devastou o Haiti

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fotos: Reprodução/ActionAid

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,493,634SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Ensaio fotográfico de casal prestes a completar 60 anos casados é todo amor que seu dia precisa

Muriaé foi o cenário de um ensaio fotográfico que é um verdadeiro presente aos nossos olhos e corações. Após uma brilhante ação para o Dia...

Fotógrafa recria “Pequeno Príncipe” em fotos encantadoras e bem brasileiras

A fotógrafa Mari Merlim resolveu recriar a famosa história "Pequeno Príncipe", do autor francês Antoine de Saint-Exupéry, em lindas imagens bem brasileiras. Quem nunca ouviu falar do "Pequeno Príncipe"? Seja...

Cadelinha sobe no para-choque de ambulância para conseguir acompanhar o dono até o hospital

O amor e a lealdade dos doguinhos por seus tutores é algo impressionante, não é verdade? Algumas fotos que viralizaram na última semana, provam...

“Caravelas” irão despoluir rios e parques urbanos em Curitiba

A estrutura utiliza as próprias algas para limpar as águas, sem uso de energia convencional e com um custo operacional baixo.

Mãe de autista cria lei e abre clínica para garantir atendimento a autistas

Berenice Piana é uma carioca de Itaboraí (RJ), mãe de 3, e com muita dedicação e amor aos filhos, principalmente o Dayan, de 26...

Instagram