Mulheres na Arábia Saudita poderão votar pela primeira vez a partir de hoje

Em um momento histórico, começou hoje o processo de registro eleitoral para que mulheres votem pela primeira vez em eleições municipais na Arábia Saudita.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Segundo a Rede AlJazeera, é a primeira vez que elas poderão participar como eleitoras e candidatas do processo eleitoral.

Cerca de 70 mulheres afirmaram que pretendem concorrer aos cargos, e 80 pretendem atuar nas campanhas, de acordo com o Arab News.

Inicialmente, a ideia era permitir que mulheres a partir de 21 anos votassem e concorressem aos cargos. A idade mínima foi rebaixada para 18 anos.

Com data marcada para 12 de dezembro, a eleição vai ter 424 centros de votação dedicados exclusivamente às mulheres dentre os 1.263 postos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Segundo o The Independent, o reino descreveu o fato como um “marco significativo no progresso rumo a uma sociedade baseada na participação”.

A inclusão de mulheres no processo eleitoral era uma promessa antiga do rei Abdullah bin Abdulaziz Al Saud. “Nós nos recusamos a marginalizar as mulheres na sociedade em todos os papéis compatíveis com a Shariah”, afirmou o rei, na ocasião, em setembro de 2011.

Infelizmente, falecido em Janeiro, o rei não poderá ver seu projeto funcionando.

De acordo com a Saudi Gazette, Jamal Al-Saadi e Safinaz Abu Al-Shamat foram as primeiras mulheres a se registrarem.

Ainda há muito para as mulheres conquistarem, uma vez que na Arábia Saudita elas não têm permissão para viajar, trabalhar, estudar, dirigir ou se casarem sem a permissão de um responsável do sexo masculino.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

483145

Fonte: Brasil Post / Foto: Shutterstock

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM










Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,813,545SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Menino canta todos os dias para irmão com síndrome de Down; vídeo

Desde que seu irmão recém-nascido chegou em casa, Rayce, 6 anos, não desgruda dele. “Poderia demorar 10 mil horas e outras 10 mil mais se...

Já experimentou dançar como se ninguém tivesse te olhando? #3 Vovô simpatia

Já mostramos aqui no RPA, pessoas dançando com total liberdade e felizes da vida, pra quem não lembra clica aqui e aqui. Hoje trazemos mais...

Em Curitiba, evento terá palestras de imigrantes e refugiados de sete países

Acontece amanhã, 17, em Curitiba, o Global Talks, uma noite de palestras com sete imigrantes, de sete países diferentes, todos resididos na capital paranaense,...

Bombeiro salva bebê abandonado em caçamba de lixo e recebe homenagem no DF

Um bombeiro salvou a vida de um bebê recém-nascido, ainda com o cordão umbilical intacto, abandonado em uma caçamba de lixo. Pelo ato heroico,...

Instagram

Mulheres na Arábia Saudita poderão votar pela primeira vez a partir de hoje 2