Mulheres na Arábia Saudita poderão votar pela primeira vez a partir de hoje

Em um momento histórico, começou hoje o processo de registro eleitoral para que mulheres votem pela primeira vez em eleições municipais na Arábia Saudita.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Segundo a Rede AlJazeera, é a primeira vez que elas poderão participar como eleitoras e candidatas do processo eleitoral.

Cerca de 70 mulheres afirmaram que pretendem concorrer aos cargos, e 80 pretendem atuar nas campanhas, de acordo com o Arab News.

Inicialmente, a ideia era permitir que mulheres a partir de 21 anos votassem e concorressem aos cargos. A idade mínima foi rebaixada para 18 anos.

Com data marcada para 12 de dezembro, a eleição vai ter 424 centros de votação dedicados exclusivamente às mulheres dentre os 1.263 postos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Segundo o The Independent, o reino descreveu o fato como um “marco significativo no progresso rumo a uma sociedade baseada na participação”.

A inclusão de mulheres no processo eleitoral era uma promessa antiga do rei Abdullah bin Abdulaziz Al Saud. “Nós nos recusamos a marginalizar as mulheres na sociedade em todos os papéis compatíveis com a Shariah”, afirmou o rei, na ocasião, em setembro de 2011.

Infelizmente, falecido em Janeiro, o rei não poderá ver seu projeto funcionando.

De acordo com a Saudi Gazette, Jamal Al-Saadi e Safinaz Abu Al-Shamat foram as primeiras mulheres a se registrarem.

Ainda há muito para as mulheres conquistarem, uma vez que na Arábia Saudita elas não têm permissão para viajar, trabalhar, estudar, dirigir ou se casarem sem a permissão de um responsável do sexo masculino.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

483145

Fonte: Brasil Post / Foto: Shutterstock

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,495,414SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Novo material promete aposentar ventiladores e ar-condicionado

Estudantes do Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha (IAAC), na Espanha, mostraram ao mundo um protótipo de parede que promete aposentar os eletrodomésticos usados...

Pastora trans adota segunda filha também trans; ela é a 1ª no Brasil a realizar tal feito

A pastora trans Alexya Salvador, 40 anos, mãe adotiva de um menino com necessidades especiais e de uma menina trans, viu sua família crescer...

Haja coração! Making of das filhas lendo as cartas para suas mães

É sempre muito emocionante vermos pessoas se declarando para outras. E foi exatamente esse princípio que usamos para criar esse projeto bastante especial. Em comemoração...

Bebê apressado nasce no estacionamento do hospital

O nascimento de uma criança geralmente é um momento particular na vida da família. Mas essa história acabou ficando famosa e rodando o mundo,...

Ronaldo Fraga faz desfiles com modelos trans na SPFW: “Foi emocionante, até chorei”

O estilista convocou somente modelos trans para o seu desfile. As modelos usavam um único modelo de vestido, inspirado nas décadas de 20, 30 e 40.

Instagram