Mulheres na Arábia Saudita poderão votar pela primeira vez a partir de hoje

2
1862

Em um momento histórico, começou hoje o processo de registro eleitoral para que mulheres votem pela primeira vez em eleições municipais na Arábia Saudita.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Segundo a Rede AlJazeera, é a primeira vez que elas poderão participar como eleitoras e candidatas do processo eleitoral.

Cerca de 70 mulheres afirmaram que pretendem concorrer aos cargos, e 80 pretendem atuar nas campanhas, de acordo com o Arab News.

Inicialmente, a ideia era permitir que mulheres a partir de 21 anos votassem e concorressem aos cargos. A idade mínima foi rebaixada para 18 anos.

Com data marcada para 12 de dezembro, a eleição vai ter 424 centros de votação dedicados exclusivamente às mulheres dentre os 1.263 postos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Segundo o The Independent, o reino descreveu o fato como um “marco significativo no progresso rumo a uma sociedade baseada na participação”.

A inclusão de mulheres no processo eleitoral era uma promessa antiga do rei Abdullah bin Abdulaziz Al Saud. “Nós nos recusamos a marginalizar as mulheres na sociedade em todos os papéis compatíveis com a Shariah”, afirmou o rei, na ocasião, em setembro de 2011.

Infelizmente, falecido em Janeiro, o rei não poderá ver seu projeto funcionando.

De acordo com a Saudi Gazette, Jamal Al-Saadi e Safinaz Abu Al-Shamat foram as primeiras mulheres a se registrarem.

Ainda há muito para as mulheres conquistarem, uma vez que na Arábia Saudita elas não têm permissão para viajar, trabalhar, estudar, dirigir ou se casarem sem a permissão de um responsável do sexo masculino.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

483145

Fonte: Brasil Post / Foto: Shutterstock

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

2 COMENTÁRIOS

  1. “… elas não têm permissão para viajar, trabalhar, estudar, dirigir ou se casarem sem a permissão de um responsável do sexo masculino.”
    E ainda não entendem pq o feminismo existe?!

  2. “… elas não têm permissão para viajar, trabalhar, estudar, dirigir ou se casarem sem a permissão de um responsável do sexo masculino.”
    E ainda não entendem pq o feminismo existe?!

Comments are closed.