Mulheres do sertão baiano criam vaquinha para construir ateliê de costura

Clique e ouça:

Bem no sertão baiano, na cidade de Canudos, mulheres de comunidades carentes se uniram para ganhar a independência financeira. Uma máquina de costura e a vontade de aprender foram suficientes!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Conheça o projeto de Ateliê Corte e Costura “Forte Severina”. O trabalho que começou bem pequenino com 15 mulheres e apenas uma máquina de costura, hoje, sonha em ter um espaço completo para profissionalizar mais mulheres da comunidade. Clique aqui e contribua com esse sonho.

A costureira Delma Alves foi quem plantou a sementinha desse projeto incrível. Há 5 anos, o seu pai faleceu deixando para os oito filhos um carro velhinho. Com o dinheiro, a costureira comprou uma máquina. Tomando conhecimento da iniciativa das mulheres da comunidade Rasinho, Delma emprestou sua máquina, e ali nascia o ateliê.

costureira do sertão baiano segurando a máquina de costura do projeto Ateliê Forte Severina
A costureira Delma Alves foi quem plantou a sementinha desse projeto incrível. Foto: Divulgação

“Enquanto uma costurava, a outra cortava, assim levamos com uma máquina. As mulheres não querem depender somente dos maridos em casa. Queremos trabalhar e ter um futuro melhor”, disse Delma.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Graças ao empenho dessas guerreiras e com a iniciativa do Projeto Canudos, foram doadas recentemente mais 7 máquinas de costura. Agora, elas sonham em ter um espaço completo para profissionalizar mais mulheres da comunidade. Clique aqui e contribua com esse sonho.

Mais do que profissionalizar essas mulheres, o projeto leva renda e empoderamento!

“O primeiro passo para superar a situação de vulnerabilidade social é romper com o isolamento. Uma pessoa, quando se junta a outras em situação semelhante, amplia centenas de vezes suas possibilidades de emancipação social e econômica.”

costureiras do sertão baiano segurando a máquina de costura do projeto Ateliê Forte Severina
Foto: Divulgação

O projeto Ateliê Corte e Costura “Forte Severina”

Com o valor da vaquinha, o objetivo é levantar um ateliê completo para a realização de cursos profissionalizantes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O Projeto de Ateliê Corte e Costura “Forte Severina” oportunizará oficinas de corte, costura e modelagem com foco na geração de renda por intermédio da qualificação profissional para pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo Instituto Brasileiro de Expedições Sociais através do Projeto Canudos.

costureira do sertão baiano segurando a máquina de costura do projeto Ateliê Forte Severina
Foto: Divulgação

Serão capacitadas prioritariamente as mulheres das comunidades Rasinho e Bom Jardim, no município de Canudos, no sertão da Bahia, oferecendo apoio técnico para a implementação de geração de renda e autossustentabilidade.

O que é o projeto Canudos?

O Projeto Canudos é uma iniciativa social do Instituto Brasileiro de Expedições Sociais (IBES) que visa a autossustentabilidade de comunidades vulneráveis pelo Brasil e pelo Mundo, por meio de EXPEDIÇÕES Nacionais e CONEXÕES Internacionais. Iniciou suas atividades em 2009 na cidade de Canudos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Desde o início, o Projeto visa tornar os vilarejos de Canudos Velho, Rio do Vigário e Rasinho (regiões rurais) em comunidades autossustentáveis. Para isso, o Projeto Canudos, em parceria com empresas e Instituições de Ensino Superior, desenvolve ações de Saúde, Educação, Direitos Humanos e Justiça, Comunicação, Cultura, Geração de Renda, Tecnologia e Meio Ambiente.

Vamos dar continuidade ao trabalho de geração de renda e empoderamento das mulheres do sertão baiano? Clique aqui e contribua.

 

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,078,000FãsCurtir
2,422,376SeguidoresSeguir
20,669SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Confeiteira é humilhada por cobrar taxa de entrega de R$2 e recebe apoio de internautas

A confeiteira Ângela Oliveira foi humilhada por uma cliente que se recusou a pagar a taxa de entrega do seu bolo de pote. Na troca...

Sogro anda de mãos dadas com genro para ajudá-lo a superar medo de sair na rua com o namorado

Fran guarda algumas memórias ruins de um passado recente, quando ele sofreu preconceito por ser homossexual. O jovem foi agredido fisicamente, além de ter passado...

Homem raspa cabelo da namorada com alopecia, depois o seu também e ela não aguenta a emoção

Quando a gente escuta que amar não tem limites, a gente fala de gestos como o de Damien! Ele namora Eva Barilaro e, recentemente, os...

Vaquinha para motoboy humilhado bate mais de R$100 mil em menos de 24h

Todo mundo acordou ontem precisando engolir a seco a história do Matheus Pires, de Valinho (SP). Vivemos em um país onde ainda há muita indiferença...

Holanda bate recorde e é o primeiro país sem nenhum cão de rua abandonado

O governo holandês deu uma notícia inspiradora para todo o mundo. O país é o único a não ter cães de rua abandonados. Isso é...

Instagram

Mulheres do sertão baiano criam vaquinha para construir ateliê de costura 13