Mulheres solteiras desempregadas estão ganhando dinheiro com a criação de esponjas marinhas

Com altas taxas de desemprego, profunda exploração dos recursos marinhos e milhares de pessoas vulneráveis, um grupo de mulheres solteiras e sem emprego de Zanzibar, na África, encontrou na criação de esponjas marinhas uma forma de ganhar dinheiro. No entanto, a prática além de tudo tem ajudado a salvar centenas de espécies de peixes da região.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

criação de esponjas do mar
Foto: Marine Cultures

A iniciativa é organizada pela Marine Cultures, uma pequena organização sem fins lucrativos, que decidiu empregar mães desempregadas e solteiras em 4 fazendas de esponjas marinhas. Desta maneira, estas mulheres garantem o seu sustento através de um trabalho inovador e sustentável.

mulher solteira que hoje trabalha na iniciativa
Foto: Marine Cultures

Agricultura de esponjas

A população vulnerável de Zanzibar costumava criar algas para obter renda, mas a prática foi interrompida diversas vezes devido à pragas e o preço no mercado era cada vez mais desvalorizado. Foi então que surgiu a ideia de salvar os meios de subsistência desses agricultores através da criação de esponjas do mar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

pessoas trabalhando nas fazendas de esponjas marinhas
Foto: Marine Cultures

Além de beneficiar ambientalmente uma área fortemente degradada, a iniciativa viu na cultura de esponjas uma alternativa sustentável, acessível e com mais oportunidades de mercado. “A aquicultura de esponjas foi identificada como uma alternativa adequada à agricultura de algas marinhas que promete rendimentos substancialmente mais altos”, explica Christian Vaterlaus, da Marine Cultures.

fazenda de esponjas do mar
Foto: Marine Cultures

Segundo ele, a ideia surgiu depois de uma viagem ao sudeste asiático e ao Pacífico, quando membros da equipe conheceram uma organização que trabalha com membros da comunidade para cultivar esponjas marinhas e invertebrados com materiais e métodos sustentáveis e extremamente baratos.

esponjas do mar em Zanzibar
Foto: Marine Cultures

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Esponjas do mar no cotidiano

Você deve estar se perguntando o porquê do cultivo de esponjas do mar, mas saiba que elas são muito usadas para remover maquiagem, tintas de modo geral e até mesmo em bebês e pessoas com pele sensível. Anti-alérgicas e 100% naturais, elas são recomendadas por dermatologistas do mundo todo.

pessoas trabalhando em fazendas de esponjas
Foto: G.Cripps

Desde que a iniciativa surgiu em 2009, eles começaram a testar mais de 120 espécies de esponjas para encontrar uma que não fosse apenas adequada para uso cosmético, mas também sustentável e inofensiva ao meio ambiente.

Depois de anos de testes, hoje a organização não somente exporta esponjas do mar para o mundo inteiro, como desde 2014 começaram a cultivar também corais, que são usados em aquários.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Alimentando famílias

Vaterlaus afirma que cada fazenda pode alimentar de 2 a 3 famílias grandes, enquanto 3 novas fazendas podem são lançadas a cada ano. Segundo ele, uma fazenda de esponjas pode ser iniciada com pouco esforço, enquanto capacita mulheres locais a aprender as habilidades de um pescador, biólogo marinho, comerciante, empresário, nadador e agricultor de uma só vez.

Mulheres empregadas

A iniciativa vem dando oportunidades à inúmeras mulheres, que hoje são independentes, aprenderam novas habilidades e podem sustentar seus filhos. Uma delas é Shemsa: “Graças ao meu treinamento, posso alimentar minha família, construir minha própria casa e ter eletricidade. Talvez nunca alcancemos todos os nossos objetivos, mas já atingi metade dos meus”, explica orgulhosa de sua ocupação.

mãe e filha em praia em Zanzibar
Foto: Marine Cultures

Shemsa passou a vida nadando entre esponjas do mar, mas descobriu recentemente que elas podem ser a chave que faltava para que ela pudesse levar uma vida mais digna e confortável!

Fonte: Good News Network

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,094,034FãsCurtir
2,689,302SeguidoresSeguir
22,404SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Herói anônimo ajuda motorista em plena Marginal Tietê

É quarta feira a noite e você está louco para sair do trabalho e poder descansar um pouco. Você arruma as suas coisas, pega...

Funcionário pula janela de drive-thru para salvar menino de asfixia

Ao ver uma criança presa no cinto de segurança do carro com dificuldade para respirar, um funcionário da rede de restaurantes fast food Chick-fil-A...

Dupla utiliza triciclos equipados para fazer intervenções urbanas animadas

Intervenções Urbanas são uma forma de espalhar amor, mensagens e cores na vida das pessoas. Em 2009, a dupla VJSuave, formado por Ygor Marotta e Ceci...

Ensaio em terreiro de Umbanda com pais grávidos celebra o amor pelo bebê e pede respeito

Natasha e Gabriel são praticantes da Umbanda, religião que mistura crenças e rituais africanos, indígenas e europeus, e, por isso, decidiram registrar a comemoração...

Veja as diferentes respostas de adultos e crianças para a pergunta “o que você mudaria no seu corpo?”

As crianças sempre nos dão lição de como a vida pode ser muito mais divertida, simples e interessante. Em um vídeo feito pelo Jubilee Project, um...

Instagram

Mulheres solteiras desempregadas estão ganhando dinheiro com a criação de esponjas marinhas 1