Ação liderada por mulheres indígenas já plantou mais de 1 milhão de árvores no MT

As mulheres Yarang, aldeia indígena localizada próxima ao rio Xingu, no Mato Grosso, fazem um verdadeiro trabalho de formiguinha – gradual, coletivo e incessante -, causando um impacto positivo gigantesco no reflorestamento e na manutenção das nascentes dos rios Xingu e Araguaia, que se estendem por todo o território mato-grossense.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Assim como as famosas formigas cortadeiras, as mulheres do povo indígena Ikpeng se unem para coletar centenas de milhares de sementes de uma só vez, que posteriormente utilizam para reflorestar vastas áreas degradadas.

Elas conduzem seu trabalho cientes dos resultados que o trabalho constante e coletivo pode proporcionar. Trata-se de um movimento liderado apenas e tão somente por mulheres, para corrigir o estrago da ação do ‘homem branco’ – que já produziu, em 10 anos, mais de 3,2 toneladas de sementes, e possibilitou a plantação de mais de 1 milhão de árvores.

Ajuda para construir casa pra idoso que vive em condições desumanas

mulher indígena

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

sementes palma mão mulher indígena

Algumas das mulheres Yarang

“Os brancos, responsáveis pelo desmatamento, não tem mais onde coletar sementes. Então usam nossa semente para fazer a floresta de novo”, diz Koré Ikpeng, uma das mulheres Yarang.

mulheres indígenas

O povo Ikpeng é formado por cerca de 500 pessoas e vive dentro do território do Xingu. Eles falam a língua Karib.

Em sua cultura, as mulheres também ocupam lugares de liderança, andando “ao lado dos homens – nem à frente, nem atrás”, dizem.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também:

O reflorestamento gradual conduzido com dedicação pelas mulheres Yarang visa recuperar as 22.500 nascentes nas cabeceiras do Rio Xingu e os mais de 150 mil hectares de mata que já estão degradados.

mulher indígena pintando rosto

Acima, as mulheres se preparando para a festa pelos 10 anos do projeto; abaixo, a festa em dança.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ajuda para construir casa pra idoso que vive em condições desumanas

mulheres indígenas dançando

“É preciso ensinar o valor das sementes, o valor das florestas”, diz Magaró Ikpeng. “É preciso garantir que meus netos e netas vão ter futuro.”

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: Ciclo Vivo/Fotos: Reprodução/Instituto Socioambiental (ISA)

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,265,903SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

VÍDEO: Filho procura por 15 anos Mustang igual ao que seus pais tiveram o 1º encontro e surpreende

Vocês já quiseram dar aquele presente super especial para alguém e capricharam nas buscas? Então, veja essa surpresa que o filho preparou para os...

Esposa de Kobe Bryant cria fundo para ajudar famílias de vítimas do acidente

A ex-modelo Vanessa Bryant, 37 anos, viúva de Kobe Bryant, anunciou nesta quinta-feira (30) que ajudará as famílias das vítimas do desastre aéreo que...

Vigias da UFF sem salário há sete meses recebem cesta básica de alunos e professores

A equipe de vigias terceirizados que trabalham nos campi da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (RJ), reclamam de atrasos nos salários. A empresa responsável...

Deficiente auditiva ajuda restaurante a adaptar sistema de pedidos

Quem poderia imaginar que pequenas ações pudessem transformar o mundo? Às vezes, não paramos para pensar nisso, mas um simples gesto pode ser capaz...

Isso é o que acontece quando você dá milhares de adesivos para milhares de crianças e adultos

Imaginem uma instalação extremamente simples, mas absurdamente genial: a artista Yayoi Kusama construiu um grande ambiente doméstico totalmente pintado da cor branca, desde cozinha, sala,...

Instagram