‘Multa do bem’ diminui casos de atropelamento no trânsito

Elogiar motoristas que dão preferência aos pedestres no trânsito é uma maneira simples de evitar atropelamentos. Afinal, quem não gosta de ser elogiado quando faz a coisa certa? Qualquer pessoa gosta, e a psicologia tem uma explicação para isso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A Prefeitura de Jacareí, no interior de São Paulo, criou a chamada ‘multa do bem’. Uma cartinha, enviada aos motoristas pelo correio, que tem como objetivo criar uma cultura da gentileza no trânsito.

Desde julho, quando começou o projeto, mais de 150 motoristas receberam a ‘multa’ – tão ou mais eficientes que as multas de verdade, aquelas que doem no bolso e deixam a conta bancária no vermelho.

Leia também: Guarda de trânsito coloca idoso nas costas e o ajuda a atravessar avenida

É o caso da operadora de produção Marilu Rodrigues, 46 anos. Um agente de trânsito flagrou Marilu parando antes da faixa de pedestres na região central da cidade, no dia 1º de agosto.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

multa do bem diminui atropelamentos trânsito

Ao G1, ela afirmou que os motoristas estão “acostumados com a punição e é bom saber que também estão observando as gentilezas”.

Marilu mostrou a cartinha (foto abaixo) aos amigos e familiares, e todos se surpreenderam.

A iniciativa foi implantada devido ao número alto de casos de atropelamento em Jacareí – mesmo na faixa de pedestres. O secretário de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes, disse que os casos diminuíram depois da implementação da ‘multa do bem’.

multa do bem diminui atropelamentos trânsito

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

É óbvio que o motorista sabe que tem que parar na faixa, mas por que não respeita? Começamos a fazer campanhas de conscientização e os casos foram diminuindo, mas para que não voltem a acontecer e para conscientizar o motorista, resolvemos fazer as cartinhas, usando o que é conhecido na psicologia como reforço positivo, que é elogiar quando se faz certo”, explicou.

Ele também disse que a ‘multa do bem’, registrada por agentes espalhados em diferentes pontos da cidade, não tem prazo para acabar – segue por tempo indeterminado. O desejo do secretário é que chegue o dia em que os pedestres estiquem a mão para sinalizar e os motoristas parem.

crédito das fotos: Marilu Rodrigues/Arquivo pessoal

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,251,277SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Para ajudar colegas cegos, estudantes criam mapa acessível

O mapa possui texturas diferentes, feitas especialmente para os colegas cegos.

Menina cega de 4 anos se emociona ao encontrar seu irmãozinho recém-nascido pela 1ª vez [VIDEO]

Olha só que momento indescritível e de derreter o coração: uma menininha cega de 4 anos encontrou seu irmão recém-nascido pela primeira vez ainda...

Policial toca piano para acalmar idoso que havia sido roubado

Quem disse que os policiais não são sensíveis? Essa notícia vai te mostrar que eles são, sim! Em Mansfield, na Inglaterra, o oficial Craig...

Saiba porque pessoas acima de 60 anos deveriam tocar bateria

Você sabe o que significa bateroterapia? O músico Gus Conde criou esse método, que une o exercício de tocar bateria, com a fisioterapia e a terapia. A...

Como o autismo ajudou Messi a se tornar o melhor do mundo

Os sintomas da Síndrome de Asperger trabalharam a seu favor. Messi é autista. Ele foi diagnosticado aos 8 anos de idade, ainda na Argentina, com...

Instagram