Em um ano, muro da bondade criado na Itália cresce na pandemia e arrecada milhões de doações

“Não há males que não venham para o bem”. Esse ditado popular pode ilustrar uma parte do que tem acontecido no mundo durante a pandemia do novo coronavírus. Claro que não é uma questão de celebrar os efeitos da doença avassaladora que é a Covid-19, mas de enxergar o que de bom aconteceu em meio a tanto sofrimento e tanta tristeza pelo mundo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em Milão, na Itália, um projeto foi criado para amenizar as dores de quem mais enfrentava dificuldades. Trata-se do Muro da Bondade, uma parede na via Luigi Nono, criada para que voluntários deixassem roupas, suprimentos, máscaras e bens de primeira necessidade para os mais necessitados.

Em um ano, os coordenadores contabilizaram uma marca surpreendente de doações. Foram 10 toneladas de roupas, 4 mil máscaras cirúrgicas, 400 cobertores, centenas de brinquedos infantis, 13 mil livros, 200 pacotes de fraldas descartáveis, 26 carrinhos de bebê, extratores de leite maternos, muletas e cadeiras de rodas para idosos, dezenas de camas e colchões, bicicletas, instrumentos musicais, talheres e pratos…

Homem agasalhado pendurando roupa em muro
Foto: Marco Passaro/Fotogramma

Uma parte dos objetos, como livros, fica em exposição para quem precisa utilizar no próprio local, enquanto a maioria arrecadada é distribuída para associações que atendem e apoiam as camadas mais vulneráveis ​​da população.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fotos de vários brinquedos infantis no chão
Voluntários também doaram muitos brinquedos. Foto: divulgação

Livros em parede
Voluntários doaram milhares de livros em um ano. Foto: divulgação

“Inicialmente, as ajudas eram voltadas principalmente para desabrigados, famílias carentes e idosos. Depois, com a chegada da emergência da Covid-19, cada vez mais famílias de Milão e do interior começaram a fazer fila para pedir ajuda”, disse Mariangela Vitale, secretária do coletivo de jovens que administra o projeto.

Mulher agasalhado pendurando roupa em muro
Foto: divulgação

Muro da Bondade foi criado antes da pandemia

Quando os idealizadores pensaram no projeto, mal poderiam imaginar que logo após a criação viria uma pandemia. A ideia começou aos poucos e, com o estouro da emergência sanitária mundial, o Muro da Bondade ficou conhecido e virou rota obrigatória para todos os italianos de Milão que queriam ajudar ao próximo. Afinal, é só chegar e pendurar sua contribuição nos ganchos da parede!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Durante 2020, a resposta solidária dos milaneses se intensificou, dando origem a uma coleção de doações que tivemos até dificuldades em gerir. Cada vez mais doações chegam espontaneamente: nunca tivemos que lançar um apelo ou convite; uma manifestação de que o povo tem um coração imenso”, contou Mariangela.

Homem agasalhado pendurando roupa em muro
Foto: divulgação

A solidariedade parte também de quem mais sofreu com a pandemia, como as pessoas que perderam pessoas próximas. “Eles nos falam sobre o isolamento, o adoecimento dos parentes e como é desafiador dar objetos que pertenceram aos seus entes queridos. Um dia apareceram aqui dois rapazes. Eles tinham roupas de sua mãe, que faleceu recentemente por causa da Covid. Nós as demos a duas mulheres sem-teto da área. Elas venderam uma das duas peças e com o dinheiro que ganharam conseguiram acomodação”, disse Tommaso Dapri, porta-voz do coletivo.

Muro com livros e roupas de doações pendurados
Foto: divulgação

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Enquanto uns erguem muros para separar, esses os usam para aproximar! Parabéns aos italianos pelo exemplo 👏🥰

Fontes: Positizie / Il Fatto Quotidiano


Pensando em solidariedade durante a pandemia, que tal ajudar o menino de 7 anos que junta latinhas para contribuir com o sustento de casa? Fizemos uma vaquinha na VOAA para ele. Clique e ajude!

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,269,708SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Enfermeiras transformam pano cirúrgico em sacos de dormir para desabrigados

“O legal é que eles retém o calor e são à prova d’água”, afirmou uma das enfermeiras.

Samsung cria app para ensinar violão a deficientes visuais

O Brasil mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 582 mil com cegueira e seis milhões com baixa visão, segundo o...

Número de pontos elétricos de recarga supera bombas de gasolina no Japão

O país asiático tem 50 mil pontos de recarga para veículos elétricos.

Menina comemora aniversário no McDonald’s e fica encantada por atendimento de jovem funcionário

Um relato emocionante de Ana Clara Demazzo, de 13 anos, repercutiu nas redes sociais recentemente. A garota, que mora em Americana, município da Microrregião...

Startup dá desconto na compra de roupa nova para quem doar uma peça

Tem coisa melhor do que comprar uma roupa nova, com desconto, e ajudar outra pessoa? É essa a ideia da startup Vista Um Sorriso,...

Instagram

Em um ano, muro da bondade criado na Itália cresce na pandemia e arrecada milhões de doações 2