Londres recebe o primeiro museu da empatia do mundo como parte do Thames Festival, baseado nas ideias do pensador cultural Roman Krznari.
Com exposição itinerante, os visitantes do museu da empatia encontram um espaço onde poderão se colocar no lugar de outras pessoas e ver o mundo através dos olhos delas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O objetivo do museu é promover uma revolução nas relações humanas através do desenvolvimento da empatia. Para os criadores do projeto, empatia é o antídoto perfeito contra preconceito, conflitos sociais e desigualdade.
Ao entrar no local, você é convidado a vestir os calçados de outra pessoa, uma alusão à expressão inglesa in your shoes que literalmente significa “nos seus sapatos”, ou seja, como é estar no lugar de outra pessoa.
Então começa uma caminhada ao mesmo tempo em que você segue escutando um áudio em um pequeno iPod Shuffle com a história dela.
Leia Mais
Um jornalista do O Globo visitou o museu e fez a seguinte narração: “Quando visitei o espaço, os sapatos do meu tamanho, bem enlamaçados, pertenciam a um arqueólogo que explicou muitas curiosidades sobre o rio Tâmisa e que revelou ter decidido estudar história porque tinha sido adotado e sentia falta de ter uma história própria. Pedi para escutar outras e em um par bem acima do meu número descobri uma história incrível de um homem que sofreu um golpe e foi preso por tráfico de heroína – e depois de sair da cadeia e ser inocentado só pensava em vingança. Mas ele então fez um curso de arte e decidiu se dedicar a isso apra canalizar a sua raiva e acabou levando outros ex-presidiários a fazer o mesmo. Um deles era um tipo durão e agressivo que acabou revelando uma paixão por desenhar personagens da Disney. Em outra surpresa, um par de salto altos pertence na verdade a um homem que faz um bingo semanal como drag queen. E o mais interessante de tudo: a seleção é feita dentro de uma caixa de sapatos gigante.”
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Leia também:
Professor de Brasília está ensinando meninos a respeitar as alunas através do esporte
Catadores de Alagoas ganham bikes de cargas para evitar crueldade com cavalos
Pedimos para crianças escreverem sobre seu futuro, o resultado foi muito além do que imaginávamos
Em breve, o museu também terá uma versão digital online, que além de vídeos, também vai contar com críticas de filmes e livros que ajudam as pessoas a enxergar outras experiências e abrir a mente para a empatia.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fonte: O Globo
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.
eu queeeero :~
Adorei pessoallll…. Precisamos de um desses no Brasil!
Comments are closed.