Músico acreano produz guitarras incríveis com madeira certificada

Em diferentes lugares do mundo, a indústria de instrumentos musicais busca se tornar cada vez mais “verde”. Profissionais e empresas reciclam, reaproveitam e até mudam a matéria-prima usada para fabricar guitarras. No Brasil, isso também é realidade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O luthier e músico acreano Lucas Mortari Montysuma viu a oportunidade de unir a paixão, a habilidade e o recurso natural disponível para criar um negócio local sustentável: a Bravos, uma guitarra de madeira tropical certificada.

Leia também: Esta empresa produz móveis usando apenas madeira reciclada e com trabalhadores que moravam na rua

músico acreano produz guitarras madeira certificada

Como matéria-prima para construir a guitarra, o músico utiliza os resíduos que seriam descartados pela Agrocortex, empresa certificada pelo FSC®, organização não-governamental e sem fins lucrativos que promove o manejo florestal responsável ao redor do mundo desde 1994.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Por mais que pareça uma ideia rústica para alguns, a guitarra, depois de pronta, nos surpreendeu pela sonoridade e beleza. O nosso produto final tem qualidade e singularidade”, enfatiza Lucas.

músico acreano produz guitarras madeira certificada

O músico explica que o objetivo da Bravos é mostrar que é possível mudar os padrões da indústria de instrumentos. Por isso, o profissional buscou, além de utilizar a matéria-prima certificada, também certificar o próprio produto.

“Quando descobri o FSC, percebi que o selo poderia agregar valor aos meus produtos, tanto no mercado nacional quanto internacional”, conta Lucas, que acabou de receber o selo.

A certificadora responsável foi o Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) e a SR4 Soluções em Certificação Florestal foi a consultoria que ajudou na adequação do processo de fabricação. “Apoiamos toda a cadeia da madeira, de forma que iniciativas como essa possam agregar valor ao manejo florestal comunitário e consequentemente, à floresta comunitária em pé”, comenta André Silveira Rosa, idealizador da SR4.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

músico acreano produz guitarras madeira certificada músico acreano produz guitarras madeira certificada

Leia também: Mexicano transforma armas em instrumentos musicais extraordinários

Para Aline Tristão, diretora geral do FSC® Brasil, esse tipo de trabalho, que utiliza matéria-prima de baixo impacto ambiental, precisa ser estimulada. “A guitarra Bravos valoriza a madeira nativa e mostra que o manejo florestal responsável contribui para o desenvolvimento da região”, acredita.

músico acreano produz guitarras madeira certificada músico acreano produz guitarras madeira certificada

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O instrumento artesanal demora, em média, duas semanas passa ser construído, pois tudo é feito a mão e não há linha de produção. O nome Bravos é uma homenagem às tribos indígenas que vivem isoladas no Acre.

Além de ajudar a proteger a Amazônia, a iniciativa oferece uma opção sustentável para os músicos. Os preços das guitarras começam em R$ 3.500,00, dependendo das peças e do acabamento utilizado.

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

crédito das fotos: Reprodução

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM







Músico acreano produz guitarras incríveis com madeira certificada 2

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,078,673SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Professor de judô desenvolve técnica especial para que aluno com esclerose múltipla faça o exame de faixa

Se você está precisando de um pouco de inspiração, o aluno de judô Jeferson Cogo, de 49 anos, pode te ajudar. Há pouco tempo,...

Dia de Doar 2020 celebra o poder da solidariedade e mostra como doar é importante

Esse foi um ano difícil para todos nós, mas se teve uma palavra de ordem para 2020 foi: doação. Nos transformamos e evoluímos a medida...

Pai perde 103 kg para voltar a brincar com os filhos, vira maratonista e prepara-se para sua 1ª ultramaratona

Em apenas 15 meses, um pai perdeu 103 kg para brincar com os filhos pequenos. Virou maratonista, levantou fundos para a caridade e se...

Professora imita penteado de aluna e encoraja sua autoestima

Leigha prometeu a uma de suas alunas que iria 'copiar' o penteado de trança com coque da pequena – que ela tinha acabado de adotar – porque achou seu estilo 'o máximo'.

Aos 82 anos, avô estuda economia na mesma universidade da neta de 18

O norte-americano Rene Neira, hoje com 82 anos, chegou a frequentar a universidade quando era mais jovem, mas teve que abandonar os estudos quando...

Instagram

Músico acreano produz guitarras incríveis com madeira certificada 3