Casal de músicos cegos se apresenta no escuro e público tem olhos vendados para vivenciar a sua realidade

Ouvir a música com o coração. É desta forma que o público assiste a um espetáculo do duo de músicos cegos, A Corda em Si, de Florianópolis (SC). São eles, o contrabaixista Mateus Costa, 43 anos, e a cantora Fernanda Rosa, 38 anos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com todas as luzes apagadas e com os olhos vendados, o público vive uma experiência inesquecível com a turnê “Livremente”, terceiro da dupla com músicas autorais.

No local é instalado um piso tátil e as ações no palco são narradas por um audioescritor. E desta forma, o público não só sente a música, mas como também vivencia a realidade de um deficiente visual.

duo de contrabaixista e cantora cegos
Casal de músicos cegos se apresenta no escuro e o público “assiste” de olhos vendados. Foto: Antonio Rossa

“O duo de contrabaixo e voz é uma formação bastante rara, e tem essa coisa do não preenchimento, a gente insinua muitas vezes coisas que não estamos tocando, por exemplo, uma flauta, que não está sendo tocada de verdade e bagagem musical de cada pessoa que assiste preenche essa lacuna. É um show que nos rendeu prêmios e é uma proposta de inclusão, de que todos tenham a mesma percepção e que todos são tratados iguais”, contou o casal.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No site da A Corda em Si é possível conhecer outros álbuns do duo e seu trabalho incrível!

cantora com deficiência visual ao lado docontrabaixista, ambos tem deficiência visual
A formação de contrabaixista e cantora é rara e a A Corda em Si traz essa proposta. Foto: Antonio Rossa

casal de músicos cego se beijando no palco
Casal está junto há 10 anos na estrada e na vida. Juntos, tiveram o filho Francisco, de dois anos. Foto: Antonio Rossa

O casal se entende pelos sons

O casal se conheceu num curso de música, e numa disciplina de canto e coral, uma amiga em comum apresentou eles. Começaram nos corredores propondo fazer um som. Hoje, estão há 10 anos na estrada e juntos. Da união dos músicos, nasceu também o Francisco, de dois anos, único sem deficiência visual em casa.

Leia também: Garoto que sonha ter bateria ganha do pai instrumento improvisado

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mateus não nasceu cego. Ele desenvolveu a deficiência progressivamente quando aos 14 anos foi diagnosticado com retinose pigmentar.

“Eu tenho memória visuais muito forte, inclusive, quando eu sonho, eu consigo ver as pessoas, os rostos. Comecei a tocar vários instrumentos desde pequeno, violino, piano. Um dia, numa festa da escola, passei do lado de uma caixa de som e eu nunca esqueço que o meu corpo todo vibrou e quando toquei o contrabaixo, o meu corpo também vibrou e essa memória afetiva me fez optar por esse instrumento”, contou emocionando.

Foto: Arquivo pessoal

Fernanda nasceu com glaucoma e possui 13% da visão. “A minha experiência de visão é bem diferente do Mateus, as minhas referências são mais as misturas de sons e cheiros. Desde criança eu cantava bastante e a minha mãe e a minha avó cantavam bastante. Mas na época, a mulher que cantava na noite não era bem vista. E hoje estou aqui fazendo a voz dessas mulheres”, disse.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em casa, eles fazem de tudo: trocam fralda, fazem comida, inclusive, relataram que até esquecem que são deficientes visuais, já que a casa é bem adaptada. Fazem tudo juntos!

“A gente acredita que o Francisco já sabe que somos deficientes visuais, apesar de ainda não entender. Então, ele tenta trazer referências de toque e som para dizer o que ele quer. Ele pega a nossa mão para mostrar o que ele quer”, relataram.

O DVD pode ser acessado pelo canal A Corda em Si. Está lindo! Abaixo uma linda apresentação da dupla.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

pai filha cantinho bambu prêmios programa tv

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,505,556SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Tecnologia permite que você fale e entenda qualquer idioma sem nunca ter os estudado

Uma nova invenção promete acabar com as barreiras entre qualquer idioma de uma forma muito, muito, muito fácil! A empresa japonesa Logbar criou um wearable tradutor de...

Chinês escala prédio e salva criança de 5 anos pendurada em janela de 6º andar

A imagem é impressionante e mostra o quanto a preocupação pela vida do outro pode fazer uma pessoa agir de forma instintiva. O chinês Hu...

Após 25 anos, a cabeleireira Cleusa finalmente consegue o divórcio

Na manhã desta segunda-feira (20), Denilson Florêncio, ex-marido de Cleusa Cruz, 51, chegou ao cartório da Taquara, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, para...

Fotógrafo registra o cotidiano de 3 albinos chineses abandonados que foram adotados por um mesmo casal

Preston Gannaway é um grande fotógrafo, com uma sensibilidade fora do comum e técnica impecável, ele nos apresenta uma família em Virgínia, EUA, que adotou...

Nada consegue parar este rapaz

Fan Ling tem 21 anos e perdeu parte dos braços em um acidente. No entanto, apesar disso, ele trabalha no computador, joga tênis e...

Instagram