Casal de músicos cegos se apresenta no escuro e público tem olhos vendados para vivenciar a sua realidade

Ouvir a música com o coração. É desta forma que o público assiste a um espetáculo do duo de músicos cegos, A Corda em Si, de Florianópolis (SC). São eles, o contrabaixista Mateus Costa, 43 anos, e a cantora Fernanda Rosa, 38 anos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com todas as luzes apagadas e com os olhos vendados, o público vive uma experiência inesquecível com a turnê “Livremente”, terceiro da dupla com músicas autorais.

No local é instalado um piso tátil e as ações no palco são narradas por um audioescritor. E desta forma, o público não só sente a música, mas como também vivencia a realidade de um deficiente visual.

duo de contrabaixista e cantora cegos
Casal de músicos cegos se apresenta no escuro e o público “assiste” de olhos vendados. Foto: Antonio Rossa

“O duo de contrabaixo e voz é uma formação bastante rara, e tem essa coisa do não preenchimento, a gente insinua muitas vezes coisas que não estamos tocando, por exemplo, uma flauta, que não está sendo tocada de verdade e bagagem musical de cada pessoa que assiste preenche essa lacuna. É um show que nos rendeu prêmios e é uma proposta de inclusão, de que todos tenham a mesma percepção e que todos são tratados iguais”, contou o casal.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No site da A Corda em Si é possível conhecer outros álbuns do duo e seu trabalho incrível!

cantora com deficiência visual ao lado docontrabaixista, ambos tem deficiência visual
A formação de contrabaixista e cantora é rara e a A Corda em Si traz essa proposta. Foto: Antonio Rossa

casal de músicos cego se beijando no palco
Casal está junto há 10 anos na estrada e na vida. Juntos, tiveram o filho Francisco, de dois anos. Foto: Antonio Rossa

O casal se entende pelos sons

O casal se conheceu num curso de música, e numa disciplina de canto e coral, uma amiga em comum apresentou eles. Começaram nos corredores propondo fazer um som. Hoje, estão há 10 anos na estrada e juntos. Da união dos músicos, nasceu também o Francisco, de dois anos, único sem deficiência visual em casa.

Leia também: Garoto que sonha ter bateria ganha do pai instrumento improvisado

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mateus não nasceu cego. Ele desenvolveu a deficiência progressivamente quando aos 14 anos foi diagnosticado com retinose pigmentar.

“Eu tenho memória visuais muito forte, inclusive, quando eu sonho, eu consigo ver as pessoas, os rostos. Comecei a tocar vários instrumentos desde pequeno, violino, piano. Um dia, numa festa da escola, passei do lado de uma caixa de som e eu nunca esqueço que o meu corpo todo vibrou e quando toquei o contrabaixo, o meu corpo também vibrou e essa memória afetiva me fez optar por esse instrumento”, contou emocionando.

Foto: Arquivo pessoal

Fernanda nasceu com glaucoma e possui 13% da visão. “A minha experiência de visão é bem diferente do Mateus, as minhas referências são mais as misturas de sons e cheiros. Desde criança eu cantava bastante e a minha mãe e a minha avó cantavam bastante. Mas na época, a mulher que cantava na noite não era bem vista. E hoje estou aqui fazendo a voz dessas mulheres”, disse.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em casa, eles fazem de tudo: trocam fralda, fazem comida, inclusive, relataram que até esquecem que são deficientes visuais, já que a casa é bem adaptada. Fazem tudo juntos!

“A gente acredita que o Francisco já sabe que somos deficientes visuais, apesar de ainda não entender. Então, ele tenta trazer referências de toque e som para dizer o que ele quer. Ele pega a nossa mão para mostrar o que ele quer”, relataram.

O DVD pode ser acessado pelo canal A Corda em Si. Está lindo! Abaixo uma linda apresentação da dupla.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

pai filha cantinho bambu prêmios programa tv

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,265,903SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Por causa de demência da mãe, trans precisa contar toda vez sobre transição; reação é sempre linda

Embora o mundo viva uma fase de transição, assumir-se trans pode ainda dar medo, pois eles podem ser vítimas de preconceito, rejeição e, em...

Pastor que teve bike roubada abandona a raiva e decide consertar de graça bicicletas de quem precisa

Robbie Pruitt é um pastor que teve sua bicicleta roubada. Em vez de ficar remoendo raiva e indignação, resolveu consertar de graça bicicletas de...

Favelas do Recife com áreas abandonadas viram hortas de plantas medicinais

O projeto começou no ano passado e ganhou o nome de “Mais Vida nos Morros”.

Marca surpreende com campanha de absorventes real, poderosa e com sangue

Como fazar uma campanha de absorventes sem água azul? Sem tornar o tema menstruação um tabu, que não é? E ainda valorizar as mulheres? A...

Projeto fotográfico mostra o implacável efeito do tempo nas pessoas

O projeto do fotógrafo Jan Langer mostra imagens de pessoas mais velhas com fotos de suas feições enquanto jovens. Quase sempre, quando conhecemos pessoas...

Instagram