Mutirão do bem retira 18 toneladas de lixo do Rio Capibaribe em Recife (PE)

Um mutirão que reuniu mais de 100 voluntários e pescadores de Recife, em Pernambuco, retirou 18 toneladas de lixo que contaminavam o Rio Capibaribe, um dos principais cursos d’água da região Nordeste.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para animar os voluntários, foi organizada uma gincana para ver quem recolhia mais entulho. Segundo os organizadores do mutirão, foram retirados objetos quase inacreditáveis de dentro do rio, como geladeiras, televisões, colchões e cadeiras.

Ao final, os participantes encheram 40 sacos com garrafas de vidro e encontraram mais de 400 garrafas pets.

mutirão do bem retira lixo rio capibaribe

Na gincana, o campeão de arrecadação de lixo recebia uma premiação de R$ 500. E, olha, uma grana mais do que merecida, já que o vencedor deste ano conseguiu recolher 1,724 toneladas de lixo! 😱

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“O intuito do movimento é sensibilizar a população e os governantes para conscientização ambiental, para os resíduos que são jogados no rio, os resíduos tanto visíveis como invisíveis, que é o esgoto”, contou a professora e educadora do projeto Virginia Menezes.

mutirão do bem retira lixo rio capibaribe

“Há gosto pelo Capibaribe”

A iniciativa, batizada de “Há gosto pelo Capibaribe”, promove a conscientização de moradores da capital, quanto a importância do rio.

Para os pescadores, o Rio Capibaribe é a principal fonte de trabalho e eles sabem da importância da gincana neste momento.

mutirão do bem retira lixo rio capibaribe

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Quando eu vou pescar a gente encontra muito lixo, muito pneu velho. Tenho certeza que dava para encher vários caminhões. […] O que motiva a gente a participar é poder limpar o rio e conseguir pescar melhor mesmo”, declarou o pescador Gilberto Xavier da Silva, morador da Ilha do Maruim, em Olinda.

Todo o material recolhido está sob a tutela da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), que fica responsável pela destinação dos detritos.

Por fim, além da premiação em dinheiro, de acordo com os organizadores, todas as embarcações participantes recebem também uma ajuda de custo de R$ 100 e uma cesta básica.

Veja também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: Antena Love
Fotos: Matheus Soares / ONG Recapibaribe

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,805,848SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Obra de Michelangelo na Capela Sistina é registrada para eternidade

Você sabia que a Capela Sistina recebe mais de 20 mil visitantes por dia e lá é feita a escolha do novo papa? Sim,...

Professor nina bebê para que aluna pudesse assistir aula no Piauí

Ser mãe e estudar ao mesmo tempo não é uma tarefa fácil, por isso tantas mulheres acabam desistindo de estudar, por falta de condições...

Ensaio retrata a importância da família no tratamento do câncer de mama

Ensaio reúne pessoas que passam ou já passaram pelo câncer de mama e leva o público a ver a família como um pilar muito forte para o tratamento do paciente.

Sem patrocínio, jovem tem que vender biscoito para ir à campeonato em Nova York

Sem patrocínio, em maio deste ano, Gabriel trouxe da Califórnia título de campeão mundial de jiu-jitsu que conseguiu somente com a venda de biscoitos.

Instagram

Mutirão do bem retira 18 toneladas de lixo do Rio Capibaribe em Recife (PE) 2