NASA divulga fotos incríveis de onde as estrelas nascem com uma nitidez nunca antes vista

0
780
NASA divulga fotos incríveis das

Os amantes da astronomia e do estudo dos corpos celestes ganharam um poderoso aliado graças ao lançamento do Telescópio Espacial James Webb, da NASA.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O telescópio é equipado com enormes espelhos que captam a luz de nebulosas (onde nascem as estrelas), galáxias e aglomerados com uma nitidez nunca antes vista.

Agora, aos poucos as primeiras imagens desses corpos celestes estão chegando até nós – e são simplesmente espetaculares! ✨

NASA divulga fotos incríveis das "nebulosas", locais onde as estrelas nascem; veja fotos
Nebulosa de Eta Carinae. Crédito / NASA, ESA, CSA e STScI

“Apresentamos à humanidade uma visão inovadora do cosmos com o Telescópio Espacial James Webb – uma visão do universo que o mundo nunca viu antes”, disse o administrador da NASA, Bill Nelson.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Essas imagens, incluindo a visão infravermelha mais profunda do nosso universo que já foi feita, nos mostram como o Webb ajudará a descobrir as respostas para perguntas que ainda nem sabemos fazer; perguntas que nos ajudarão a entender melhor nosso universo e o lugar da humanidade dentro dele”, completou.

Por ser capaz de captar a radiação infravermelha, o telescópio é muito mais eficaz que seus antecessores ao enxergar objetos muito, muito distantes de nós.

Para você ter uma ideia, estamos falando de galáxias e berçários estelares a trilhões de trilhões de trilhões (!!!) de quilômetros da Terra. 🤯

NASA divulga fotos incríveis das "nebulosas", locais onde as estrelas nascem; veja fotos
Nebulosa do Anel Sul fotografada com dois instrumentos do James Webb. Crédito / NASA, ESA, CSA e STScI

“O incrível sucesso da equipe Webb é um reflexo do que a NASA faz de melhor. Pegamos sonhos e os transformamos em realidade para o benefício da humanidade. Mal posso esperar para ver as descobertas que descobrimos – a equipe está apenas começando!”, garantiu Bill.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A expectativa é que o telescópio opere por ao menos 5 anos, podendo se estender para mais de 10. Nesse meio-tempo, espera-se que ele fotografe centenas de corpos celestes e estude os chamados “exoplanetas”, que são aqueles planetas que orbitam outras estrelas que não sejam o Sol.

Agora tenta imaginar essa grandeza absurda: só a nossa galáxia, a Via Láctea, possui ao menos 200 bilhões de estrelas. Se cada estrela possuir 5 planetas (nosso sistema solar tem 8), estamos falando de 1 trilhão de exoplanetas espalhados por aí.

Pra ficar ainda mais louco: existem ao menos 1 trilhão de galáxias em todo o Cosmos.

Em outras palavras, o telescópio James Webb tem muita, mas muita opção para estudar, fotografar… E nos fascinar! 🤩

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

NASA divulga fotos incríveis das "nebulosas", locais onde as estrelas nascem; veja fotos
Quinteto de Stephan – cinco galáxias localizadas na constelação de Pegasus. Crédito / NASA, ESA, CSA e STScI

Quer ver mais uma história inspiradora? Dá o play!

Siga nosso canal no YouTube clicando aqui!

Fonte: GNN

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.