fbpx

Este mercado vende apenas produtos vencidos (mas em bom estado) para evitar o desperdício


PUBLICIDADE ANUNCIE

Ao longo dos últimos cinco anos, a Dinamarca pode ter cortado o desperdício de alimentos mais rápido do que qualquer outro país, mas centenas de milhares de toneladas de alimentos ainda acabam no lixo a cada ano.

Para ajudar a combater esses número alarmentes, um novo supermercado chamado Wefood vende apenas alimentos que outros supermercados estão jogando fora.

“Wefood recebe mercadorias de supermercados e comerciantes que não querem vendê-los mais, principalmente porque eles estão quase vencendo”, diz Jutta Weinkauff da DanChurchAid, organização sem fins lucrativos que cuida da nova loja. “A validade indica quando o alimento pode ser mais saboroso, mas não significa que o alimento não é mais seguro”.

“Muitas vezes, o produto pode facilmente ser comido após esta data”, diz. “É legal vender produtos que passaram esta data, mas os supermercados não o fazem. Esses itens estarão então na Wefood.” A loja também vende alimentos em embalagens danificadas, e produtos “feios”.

Grandes cadeias de supermercados na Dinamarca já estão intensificando os esforços para desperdiçar menos alimentos. Uma loja chamada Dansk Supermarked, por exemplo, está analisando os dados para entender melhor como manter os alimentos nas prateleiras por mais tempo, e assim encomendar menos. Eles também estão tentando comercializar alimentos antes que expirem. Então, Dansk, juntamente com outra corrente chamada Føtex, agora estão enviando comidas para a Wefood.

“Claro, supermercados querem vender tanto quanto possível e eles fazem o que podem”, diz Weinkouff. “Mas eles estão muito preocupados com a melhor qualidade de suas mercadorias. Se houver falhas na rotulagem de produtos, se a embalagem estiver danificada ou se a mercadoria tiver passado a lojas não vai vendê-los e vai jogá-los fora.”

Wefood também recebe doações de um importador de frutas, um açougueiro e um fabricante de barras de frutas e nozes.

Wefood tem dois objetivos: lutar contra o desperdício de alimentos e a fome. Porque a comida que estava sendo jogado fora por outra pessoa, é 30% – 50% mais barata do que em outras lojas que famílias de baixa renda não poderiam pagar.

“Todos os dias, cerca de 800 milhões de pessoas vão dormir com fome, e, ao mesmo tempo, 700.000 toneladas de alimentos são jogados fora na Dinamarca a cada ano”, diz Weinkauff.

PUBLICIDADE ANUNCIE

_____Intet_navn____1006853a 3057211-inline-s-5-this-danish-grocery-store-only-sells-wasted-food 3057211-inline-s-6-this-danish-grocery-store-only-sells-wasted-food 3057211-inline-s-8-this-danish-grocery-store-only-sells-wasted-food

Fonte: Fast Coexist

PUBLICIDADE ANUNCIE

PUBLICIDADE ANUNCIE

Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar