Em tempos de super conectividade e redes sociais que aproximaram as pessoas de um modo nunca antes visto, é no mínimo curioso que nos últimos quinze meses a palavra “isolamento” tenha sido parte integrante do nosso dia a dia.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Assim, do ano passado pra cá, a comunicação à distância tem sido muito importante, e responsável por manter famílias inteiras unidas, mesmo que virtualmente, em meio à quarentena e ao isolamento social.
Recentemente, a história de um neto que decidiu revolucionar – à moda antiga! – a maneira como conversa com sua avó de 96 anos, viralizou nas redes sociais.
Leia Mais
Telegramas à moda antiga
Manuel Lucio Dallo é engenheiro sênior da Plastic SCM, onde desenvolve equipamentos de comunicação. Aproveitando o tempo livre, ele criou uma máquina que transforma mensagens de texto e áudio em telegramas, igualzinho aos telégrafos de antigamente.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Assim como o WhatsApp permite que os usuários enviem mensagens de texto via Wi-Fi (rede sem fio), a máquina de Manuel também. Ele batizou a invenção de ‘Yayagram‘ – Yaya é um termo carinhoso para ‘vovó’, muito usado pelos espanhóis.
O Yayagram foi criado especialmente para a yaya de Manuel, e hoje é o único meio pelo qual neto e vovó se comunicam.
De acordo com o portal Inspire More, a avó do engenheiro de comunicações tem 96 anos e mora em Burgos, na Espanha, com os pais de Manuel.
Embora ele também more na mesma cidade, esse não é o caso para todos os netos de Yaya. “A maioria dos netos mora fora de Burgos e, devido às restrições de movimento ocasionadas pela Covid-19, eles não podem nos visitar”, disse Manuel.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Comunicação com a família facilitada
A idosa nunca foi muito familiarizada com aplicativos de celular e tem dificuldade para se comunicar por eles devido à problemas de audição e artrite nos dedos, que a impossibilitam de teclar no telefone ou no computador.
Para driblar isso, Manuel resgatou o conceito de telegrama e dos telégrafos – uma tecnologia criada há mais de 200 anos!
Em sua mesa telefônica caseira, o engenheiro adicionou entradas que levam o nome de cada um dos netos de Yaya.
Assim, para enviar uma mensagem para um dos netinhos, a vovó só precisa conectar um cabo ao lado do nome deles! Ela então mantém pressionado um botão de gravação e fala no microfone conectado à placa. Simples assim!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Hello world! I want to share with you a device I made, its name is “Yayagram”, a machine that helps our beloved elders to keep communicating with their grandchildren . How? Let me open a thread to give you all the details of this contraption. pic.twitter.com/e5Nix3mvU7
— Manu (@mrcatacroquer) April 25, 2021
E pronto, a mensagem é enviada de imediato para o telefone do respectivo neto, como qualquer outra mensagem de áudio seria, seja do WhatsApp, seja do Telegram, seja do Yayagram.
Impressionante, né? Mais do que isso, Manuel também desenvolveu uma maneira de Yaya receber mensagens de texto programando uma impressora térmica embutida para imprimir cada mensagem em um pequeno papel, semelhante àqueles recibos que te entregam no caixa de supermercado.
Criatividade à serviço da família
Agora, graças à solução criativa de Manuel, a yaya tem tudo o que precisa para se comunicar de forma livre e independente.
“Isso a capacita e constrói pontes de comunicação com o resto de seus netos, que não têm a sorte de morar nas proximidades”, resumiu o neto.
Unindo criatividade, amor à vovó e vontade de solucionar um problema, Manuel revolucionou o jeito de fazer a yaya se comunicar com os membros da família. E para isso, ele nem precisou ir muito longe… Na verdade, só voltou uns setenta anos no tempo para resgatar uma ideia simples, porém super eficiente.
Fonte: Inspire More
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.