Neto constrói máquina de telegrama para sua avó de 96 anos se comunicar com a família

Em tempos de super conectividade e redes sociais que aproximaram as pessoas de um modo nunca antes visto, é no mínimo curioso que nos últimos quinze meses a palavra “isolamento” tenha sido parte integrante do nosso dia a dia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Assim, do ano passado pra cá, a comunicação à distância tem sido muito importante, e responsável por manter famílias inteiras unidas, mesmo que virtualmente, em meio à quarentena e ao isolamento social.

Recentemente, a história de um neto que decidiu revolucionar – à moda antiga! – a maneira como conversa com sua avó de 96 anos, viralizou nas redes sociais.

neto cria máquina de telegrama para a avó
Máquina de telegrama. Fonte: Reprodução / Twitter: @mrcatacroquer

Telegramas à moda antiga

Manuel Lucio Dallo é engenheiro sênior da Plastic SCM, onde desenvolve equipamentos de comunicação. Aproveitando o tempo livre, ele criou uma máquina que transforma mensagens de texto e áudio em telegramas, igualzinho aos telégrafos de antigamente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Assim como o WhatsApp permite que os usuários enviem mensagens de texto via Wi-Fi (rede sem fio), a máquina de Manuel também. Ele batizou a invenção de ‘Yayagram‘ – Yaya é um termo carinhoso para ‘vovó’, muito usado pelos espanhóis.

O Yayagram foi criado especialmente para a yaya de Manuel, e hoje é o único meio pelo qual neto e vovó se comunicam.

De acordo com o portal Inspire More, a avó do engenheiro de comunicações tem 96 anos e mora em Burgos, na Espanha, com os pais de Manuel.

Embora ele também more na mesma cidade, esse não é o caso para todos os netos de Yaya. “A maioria dos netos mora fora de Burgos e, devido às restrições de movimento ocasionadas pela Covid-19, eles não podem nos visitar”, disse Manuel.

neto cria máquina de telegrama para a avó
Fonte: Reprodução / Twitter: @mrcatacroquer

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comunicação com a família facilitada

A idosa nunca foi muito familiarizada com aplicativos de celular e tem dificuldade para se comunicar por eles devido à problemas de audição e artrite nos dedos, que a impossibilitam de teclar no telefone ou no computador.

Para driblar isso, Manuel resgatou o conceito de telegrama e dos telégrafos – uma tecnologia criada há mais de 200 anos!

Em sua mesa telefônica caseira, o engenheiro adicionou entradas que levam o nome de cada um dos netos de Yaya.

Assim, para enviar uma mensagem para um dos netinhos, a vovó só precisa conectar um cabo ao lado do nome deles! Ela então mantém pressionado um botão de gravação e fala no microfone conectado à placa. Simples assim!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

E pronto, a mensagem é enviada de imediato para o telefone do respectivo neto, como qualquer outra mensagem de áudio seria, seja do WhatsApp, seja do Telegram, seja do Yayagram.

Impressionante, né? Mais do que isso, Manuel também desenvolveu uma maneira de Yaya receber mensagens de texto programando uma impressora térmica embutida para imprimir cada mensagem em um pequeno papel, semelhante àqueles recibos que te entregam no caixa de supermercado.

neto cria máquina de telegrama para a avó
Vovó usando a máquina de telegramas. Fonte: Reprodução / Twitter: @mrcatacroquer

Criatividade à serviço da família

Agora, graças à solução criativa de Manuel, a yaya tem tudo o que precisa para se comunicar de forma livre e independente.

“Isso a capacita e constrói pontes de comunicação com o resto de seus netos, que não têm a sorte de morar nas proximidades”, resumiu o neto.

Unindo criatividade, amor à vovó e vontade de solucionar um problema, Manuel revolucionou o jeito de fazer a yaya se comunicar com os membros da família. E para isso, ele nem precisou ir muito longe… Na verdade, só voltou uns setenta anos no tempo para resgatar uma ideia simples, porém super eficiente.

Fonte: Inspire More

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM





Neto constrói máquina de telegrama para sua avó de 96 anos se comunicar com a família 4

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,987,420SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Garoto autista faz desenhos que parecem fotografias: “ajuda na minha ansiedade”

Gustavo é autista e faz desenhos que parecem fotografias de tão reais. A perfeição dos traços do garoto é impressionante!

Indiano cria pomar no quintal de casa com 135 árvores frutíferas em tambores de plástico

Ter árvores com frutos em casa é o sonho de muita gente (inclusive o meu), mas poucos têm um terreno grande o suficiente para...

Mulher ouve beijo do marido pela primeira vez após implante coclear e não segura a emoção

O coração começa a bater mais forte e as lágrimas correm pelo rosto.

Menino de 7 anos tem sua própria empresa de reciclagem

Quando ele tinha três anos e meio, Ryan Hickman visitou um centro de reciclagem na Califórnia e encontrou uma paixão. No dia seguinte, anunciou para...

Instagram

Neto constrói máquina de telegrama para sua avó de 96 anos se comunicar com a família 5