Neto inventa aparelho para avó de 96 anos enviar mensagens para a família no Telegram

O jovem espanhol Manuel Dallo teve uma ideia supercriativa e construiu um dispositivo para sua avó, Felisa Romano Martin, 96 anos, poder enviar mensagens para família no Telegram.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O mecanismo utiliza cabos e botões, o que facilita a experiência da idosa na tentativa de se comunicar com seus familiares. A engenhoca é bem parecida com os serviços de comunicação das décadas de 60 e 70, no qual os atendentes cruzavam os cabos telefônicos para conectar as ligações.

Batizado de “Yayagram” (Vovóqueridagram, em tradução livre), o aparelho tem uma série de conectores e um cabo principal. Cada conector direciona a mensagem da vovó para um parente diferente da família.

máquina criada neto avó mensagem Telegram
A engenhoca parece até que saiu da década de 70, mas consegue ajudar a dona Felisa na a se comunicar com toda a família! Foto: reprodução/Twitter Manuel Dallo

Após conectar o cabo, Felisa só precisa apertar um botão e falar próximo ao microfone do dispositivo. A Yayagram conta com uma caixa de som para reproduzir as mensagens de áudio e até impressora para as mensagens de texto enviadas pela família de Dallo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Pandemia e distanciamento dos netos inspiraram Dallo

Com a pandemia do novo coronavírus e as medidas de restrições de deslocamento mais rígidas na Espanha, muitos netos da Felisa que não moram na cidade de Burgos, não conseguem ver a idosa. Em entrevista ao site The Verge, Dallo explicou que o Yayagram é uma forma de aproximar todos.

“Grande parte dos netos vivem foram de Burgos e, por causa das restrições de movimentação causadas pela covid, eles não podem nos visitar. […] [O dispositivo] a empodera e constrói pontes de comunicação dela com o resto dos netos que não têm a sorte de viver perto dela”.

Neto ensinando avó a usar dispositivo
Manuel ajudou a vovó Felisa a se comunicar com toda família. Foto: reprodução/Twitter Manuel Dallo

Em seu Twitter, Dallo mostrou grande parte do processo para a construção do Yayagram. Desde o modelo protótipo até a construção da caixa de madeira, o neto teve um trabalhão para conectar a vovó com a família.

Esse merece o título de preferido, hein dona Felisa! 😂

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Quer conhecer mais histórias inspiradoras? Dá o play!

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,518,910SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Movimento em Sorocaba (SP) estimula a cultura da doação durante o ano inteiro

Movimento Doa Sorocaba estimula a cultura da doação durante o ano todo.

Mãe compra centenas de sapatos para doar a quem precisa após pedido da filha

Um simples passeio ao shopping de uma mãe e seus filhos se transformou em um exercício de generosidade e altruísmo. Carrie Jernigan, que vive no...

Vídeo com pai surdo ensinando o filho a escovar os dentes cativa internautas

Pais são sempre pais, não importa de onde venham ou se tem alguma necessidade especial, no final das contas são pessoas tentando educar seus...

Neto desenha infográfico para ensinar avó a fazer chamada de vídeo e viraliza

Eu amo histórias de avós e netos, e com essa não poderia ser diferente! O André desenhou um infográfico sem defeitos para ensinar a...

Fotógrafa Russa faz ensaio encantador com pessoas albinas

Os modelos parecem ter saído dos contos de fadas.

Instagram