O neurocirurgião Olawale Sulaiman, 49 anos, negociou um corte de 25% do seu salário para atender mais pacientes necessitados na Nigéria, país localizado na costa oeste da África.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Por conta do corte salarial, Olawale receberá mais dias de férias.
O nigeriano é professor de neurocirurgia e cirurgia de coluna vertebral no Instituto Ochsner Neuroscience, em Nova Orleans, Louisiana (EUA), onde mora. Ele divide seu tempo entre os Estados Unidos e a Nigéria, passando até 12 dias por mês prestando assistência médica em seu país de origem. Os dias de férias a mais serão usados para ficar mais tempo no país africano.
Leia Mais
Neurocirurgião se divide entre EUA e Nigéria
Olawale diz que sua motivação advém da oportunidade que teve um dia de estudar e se formar no curso de Medicina, em meio à pobreza e dificuldades do dia a dia de onde vivia. “Meus irmãos e eu dividimos um quarto superlotado onde muitas vezes dormíamos no chão”, disse ele à CNN.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quando tinha 19 anos, o neurocirurgião recebeu uma bolsa para estudar Medicina na Bulgária. A bolsa abriu-lhe muitas portas e, agora, ele se sente responsável por retribuir a oportunidade ajudando seu povo com toda a assistência médica que tiver ao seu alcance.
Em 2010, Olawale criou a RNZ Global, uma empresa de saúde que presta serviços médicos e oferece cursos do nicho na Nigéria e nos EUA.
Missões médicas
“Eu uso minhas férias para fazer missões médicas, devidamente planejadas para atender pessoas em necessidade, além de sessões de educação e treinamento (ele dá aulas). [Nas missões,] também doamos muitos medicamentos, equipamentos e treinamento prático sobre técnicas cirúrgicas”, disse ele.
Leia também:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
- Médico fica depois do plantão para atender paciente idosa que aguardou horas em fila
- Garotinho que venceu o câncer doa 3 mil brinquedos para hospital onde foi tratado
O corte salarial de 25% no hospital em que é assalariado nos EUA possibilita que o neurocirurgião use suas férias prolongadas para seguir com sua vocação filantrópica na Nigéria.
A RNZ Global já operou mais de 500 pacientes e forneceu medicamentos preventivos para 5 mil pessoas na Nigéria e nos EUA. A empresa também possui um braço sem fins lucrativos, a Fundação RNZ. Ela se concentra no atendimento gratuito de pessoas com doenças neurológicas.
“Oferecemos serviços e cirurgia gratuitos para aqueles que têm menos privilégios e não podem arcar com os custos”, afirmou Blessing Holison, coordenadora de atendimento ao paciente da RNZ Global.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Acredito que a felicidade não vem do que você recebe, mas do que você doa”, disse Olawale. “Sempre há espaço para doar; você não precisa ser um milionário para isso.”
Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.
Fonte: Sunny Skyz/Fotos: Reprodução
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.