A região Nordeste e seus 9 estados – Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, – bateu recorde de geração de energia solar, quebrando seu próprio recorde duas vezes na última quarta-feira (27).
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Segundo dados da Organização Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o primeiro pico foi atingido pela tarde, com geração de 2.649 MW.
Cerca de cinquenta minutos depois, foi verificada a produção de 2.675 MW, um aumento de 2% em relação ao índice alcançado mais cedo, e o suficiente para abastecer 21,3% da região naquele momento – 1 em cada 5 casas e comércios, simultaneamente! ?
Leia Mais
No mês, o recorde foi batido 3 vezes. Para a ONS, há uma expectativa no setor de que a energia solar fotovoltaica represente 2,6% da matriz elétrica brasileira até o fim deste ano. Atualmente, ela representa 2,2%.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Há um potencial gigantesco de geração de energia solar em terras nordestinas (bem como no Brasil como um todo). Em dez anos, ela poderá representar pelo menos 10% de toda a matriz elétrica do nosso país.
Quanto mais investirmos em fontes renováveis de energia, menos dependeremos de fontes poluentes, como as termelétricas, carvão e petróleo.
Empresa brasileira cria telha sustentável capaz de gerar energia solar de baixo custo
Uma empresa brasileira fabricante de materiais de construção ganhou recentemente um certificado do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) que a autoriza a fabricar telhas de concreto que são capazes de produzir energia solar.
As telhas tendem a aumentar a acessibilidade da população à energia solar, além de contribuir muito para a nossa sustentabilidade. Clique aqui para ler a história completa.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Junto à Stone, viajamos o Brasil para mostrar negócios que muita gente acha que não daria certo na nossa terrinha – e dão! Veja o 7º EP da websérie E se fosse no Brasil?
Fonte: Yahoo
Fotos: Reprodução / ONS
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.