Noruega elimina grades de prisões para tratar presos de forma humana

Pelo menos 30% das prisões da Noruega não possuem mais grades. Os dados são do livro Incarcerating Nations: A Journey to Justice in Prisons Around the World (Nações Encarceradas: Uma viagem à justiça em prisões ao redor do mundo, em tradução livre), da escritora Baz Dreisinger.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Depois de visitar a prisão mais famosa da Noruega, Bastoy, a escritora defende que o mundo todo deveria adotar esse tipo de sistema prisional. Apenas 20% dos presos voltam a cometer crimes. “Nada representa tão bem o modo de vida norueguês como seu sistema prisional, que adota o “princípio da normalidade”: a punição é a privação da liberdade, e ninguém deve cumprir sua pena sob circunstâncias mais estritas do que as exigidas pela segurança da comunidade“, afirma Dreisinger.

Noruega elimina grades de prisões para tratar presos de forma humana 3

As cadeias sem grade abrigam em média 100 presos. Elas ficam espalhadas por todo o país para os presos ficarem perto de suas famílias e são projetadas para parecer com o “mundo externo”. Os presos não vivem em celas, pelo contrário. Eles moram em minicasas, onde são responsáveis por todas as tarefas domésticas. Eles também cultivam o alimento que consomem e estão sempre em contato com a natureza e os animais.

“Existe a percepção que diz: ‘Ah, é uma prisão light; vocês só aceitam os caras legais para um acampamento de verão’. Mas não é assim. Nossos caras estão metidos numas merdas grandes, se você perdoa minha linguagem. Drogas e violência. E a verdade é que alguns que são problemáticos em outras prisões parecem tranquilos aqui“, pondera o supervisor de Bastoy em um trecho do livro.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Noruega elimina grades de prisões para tratar presos de forma humana 4

A ideia é que os presos se recuperem e estejam motivados a retomar a vida que deixaram para atrás e não voltem para o mundo do crime. “Trate as pessoas como lixo e elas serão sujas. Trate-as como seres humanos e elas vão agir como seres humanos.”

Noruega elimina grades de prisões para tratar presos de forma humana 5

Noruega elimina grades de prisões para tratar presos de forma humana 6

Com informações do HUFFPOST / Fotos: GETTY IMAGES

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,842,344SeguidoresSeguir
24,832SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Estudantes constroem abrigo móvel para sem-teto usando caixas de leite

"Só de você saber que está ajudando uma pessoa a não passar frio, é uma coisa maravilhosa", disse o estudante Leonardo de Souza das Neves.

Livraria lança página que valoriza a diversidade

Imagina se fôssemos todos iguais, com gostos idênticos e com a mesma cultura? Sem graça, né? Felizmente, projetos sobre a importância de aceitarmos nossas diversidades estão...

Marca britânica doa 90% de seu lucro para instituições de caridade

Já não é de hoje que falamos em consumo sustentável e muitas marcas novas que vêm surgindo começaram a repensar seus modelos de negócio...

Aos 69 anos, idosa supera depressão profunda e se forma em Gastronomia

Lugar de mulher é onde ela quiser, e não importa a idade. A maranhense Conceição de Maria Gonçalves Figueiredo aprendeu a lição. Aos 69...

Após agressão à moradora de rua por segurança do Pão de Açúcar, empresa oferece emprego a Lorena

Caso de agressão à Lorena da Paulista, como é conhecida nas ruas de São Paulo, por segurança do Pão de Açúcar, repercutiu nas redes...

Instagram

Noruega elimina grades de prisões para tratar presos de forma humana 8