Nova York começou o ano de 2019 com o pé direito: decretou a proibição da venda e circulação do isopor já para o primeiro dia do ano. O prefeito da cidade, o democrata Bill de Blasio, a comissária do Departamento de Saneamento Kathryn Garcia e o diretor do Gabinete de Sustentabilidade do prefeito, Mark Chambers anunciaram em conjunto o projeto de lei aprovado que agora entra em vigor.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A medida era discutida desde 2015, mas só agora foi aprovada pela assembleia legislativa e sancionada pela prefeitura. A lei estipula que “estabelecimentos de serviços de alimentação, lojas e fabricantes não podem ter, vender ou oferecer aos clientes embalagens de poliestireno expandido (EPS)”.
“O aquecimento global está ameaçando nossa cidade e, para combatê-la, temos que mudar a maneira como vivemos”, disse o prefeito Blasio.
Leia também: Brasileira de 17 anos cria “isopor” biodegradável a partir da cana-de-açúcar
Leia Mais
“[O isopor] que os nova-iorquinos jogam fora a cada ano entopem nossos aterros e alimentam a economia do petróleo destruindo nosso planeta. Estamos pondo um fim nesta prática suja para que possamos garantir um futuro mais limpo e mais justo para nossos filhos”, concluiu.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Multas e proibições
A partir de agora, lojas e fabricantes de EPS não poderão vender ou oferecer itens de isopor descartável, tais como recipientes, copos, bandejas, pratos ou protetores de embalagem.
O governo estipulou um período de transição de seis meses, conhecido como “período de carência” em que multas não serão aplicáveis aos que forem ‘pegos’ utilizando isopor.
Leia também: Argamassa sustentável reduz consumo de água em 95% e acelera obra
Paralelamente à legislação criminal, os departamentos de saúde, prevenção e assuntos do consumidor irão realizar atividades de educação e divulgação em múltiplos idiomas instruindo empresas e cidadãos sobre a nova lei nos cinco distritos do município. Durante o período, as empresas podem receber um “cartão de aviso” alertando-as sobre a proibição.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Agora, devemos aproveitar esse progresso cortando outros produtos inúteis e obsoletos, como sacolas plásticas descartáveis e canudos de plástico”, afirmou Mark Chambers, diretor de sustentabilidade.
Compartilhe o post com seus amigos!
- Siga o Razões no Instagram aqui.
- Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
- Curta o Razões no Facebook aqui.
Fonte: Ciclo Vivo
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.