Novo exame de sangue pode detectar retorno de câncer em pacientes já tratados

0
1271

De acordo com um estudo publicado na revista científica “Science Translational Medicine”, um novo exame de sangue pode detectar tumores que começaram a crescer novamente após o tratamento.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A nova técnica já foi utilizada por cientistas do Instituto de Pesquisas sobre o Câncer, em Londres, que encontraram vestígios de câncer de mama, oito meses antes do período em que, geralmente, os médicos notam o ressurgimento da doença.

Apesar dos bons resultados iniciais (o exame detectou 12 cânceres dentre as 15 mulheres que tiveram a doença novamente), os médicos ainda querem fazer mais testes antes que o exame seja implementado em laboratórios e hospitais.

Um avanço na medicina desses significaria salvar muitas vidas ao encontrar precocemente qualquer sinal do câncer reincidente.

O estudo foi feito com 55 pacientes com alto risco de sofrerem novamente com um câncer por conta do tamanho do tumor que havia sido removido.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Outra vantagem dessa inovação é que o exame de sangue é relativamente barato.

“Encontrar maneiras menos invasivas de diagnosticar e monitorar o câncer é muito importante, e análises de amostras de sangue têm surgido como uma maneira possível de juntar informações cruciais sobre a doença do paciente, procurando fragmentos do DNA do tumor ou células cancerosas na corrente sanguínea. Mas ainda há um caminho a percorrer antes que esta técnica se transforme em um teste que os médicos possam usar rotineiramente, e fazer isso não é simples”, comentou o doutor Nick Peel, do Instituto Britânico de Pesquisas sobre o Câncer.

sangue-680x365

Fonte: O Globo

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.