Novo exame de sangue pode detectar retorno de câncer em pacientes já tratados

De acordo com um estudo publicado na revista científica “Science Translational Medicine”, um novo exame de sangue pode detectar tumores que começaram a crescer novamente após o tratamento.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A nova técnica já foi utilizada por cientistas do Instituto de Pesquisas sobre o Câncer, em Londres, que encontraram vestígios de câncer de mama, oito meses antes do período em que, geralmente, os médicos notam o ressurgimento da doença.

Apesar dos bons resultados iniciais (o exame detectou 12 cânceres dentre as 15 mulheres que tiveram a doença novamente), os médicos ainda querem fazer mais testes antes que o exame seja implementado em laboratórios e hospitais.

Um avanço na medicina desses significaria salvar muitas vidas ao encontrar precocemente qualquer sinal do câncer reincidente.

O estudo foi feito com 55 pacientes com alto risco de sofrerem novamente com um câncer por conta do tamanho do tumor que havia sido removido.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Outra vantagem dessa inovação é que o exame de sangue é relativamente barato.

“Encontrar maneiras menos invasivas de diagnosticar e monitorar o câncer é muito importante, e análises de amostras de sangue têm surgido como uma maneira possível de juntar informações cruciais sobre a doença do paciente, procurando fragmentos do DNA do tumor ou células cancerosas na corrente sanguínea. Mas ainda há um caminho a percorrer antes que esta técnica se transforme em um teste que os médicos possam usar rotineiramente, e fazer isso não é simples”, comentou o doutor Nick Peel, do Instituto Britânico de Pesquisas sobre o Câncer.

sangue-680x365

Fonte: O Globo

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,452,816SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Pai constrói “cadeira de bicicleta” para filho com paralisia cerebral

A fusão de uma bicicleta e uma cadeira de rodas dá movimento às pernas do menino, que não pode andar.

Obama responde carta de criança sobre pais homossexuais

Sophia Bailey-Klugh, filha de um casal gay, escreveu uma carinhosa cartinha para Barack Obama para agradecer-lhe o apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. A menina, de apenas 10 anos de idade, ainda...

Escola educa em contato com a natureza e para a felicidade

A Escola Vila Verde não tem muros nem grades. O aprendizado é por projetos, e os estudantes escolhem o que estudar, em contato com a natureza e para sua felicidade.

10 razões para assistir aos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019

É com muito gosto que anunciamos nossa parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro! Iremos acompanhar bem de pertinho a delegação brasileira no Jogos Parapan-Americanos Lima 2019.

Marvel vai doar R$ 1 para cada foto de gatinho compartilhada para promover Capitã Marvel

Capitã Marvel, o aguardadíssimo 22º filme do Universo Cinematográfico da Marvel e o primeiro cuja única protagonista é uma mulher, estreia nos cinemas na...

Instagram