Por acaso, você já se perguntou como os cegos navegam na internet? Deveria, pois, só no Brasil, mais de 6,5 milhões de pessoas são cegas ou têm baixa visão, segundo o IBGE.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Se eles não enxergam, como é possível ler o que está escrito? É graças ao auxílio de leitores de tela, que pronunciam o que está escrito nos aplicativos e páginas da web.
No IOs, o recurso se chama VoiceOver, enquanto no Android ele é conhecido pelo nome de TalkBalk. Nos computadores com Windows, um dos mais utilizados é o NVDA, que é gratuito e de código aberto.
Leia também: Aplicativo ajuda cegos a perceberem sorrisos
Os leitores funcionam bem, mas a interação é, digamos, um pouco fria. Por exemplo, eles leem 🙂 como “emoticon sorrindo”, o que não proporciona a mesma sensação de quando vemos a carinha feliz. Mas, essa frieza tem os dias contados.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Em parceria com o Instituto Benjamin Constant, a Live TIM criou o plugin emoti Sounds para NVDA, que permite os cegos “ouvirem” os emojis.
Assista ao vídeo para entender melhor:
Em termos práticos, eles identificam os emojis mais utilizados na internet e gravam sons para cada um deles, substituindo as narrações “frias” dos leitores de telas por emoções “reais”.
via [tecnoblog]
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.