Novo plugin torna a experiência de deficientes visuais na internet mais “real”

Por acaso, você já se perguntou como os cegos navegam na internet? Deveria, pois, só no Brasil, mais de 6,5 milhões de pessoas são cegas ou têm baixa visão, segundo o IBGE.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Se eles não enxergam, como é possível ler o que está escrito? É graças ao auxílio de leitores de tela, que pronunciam o que está escrito nos aplicativos e páginas da web.

No IOs, o recurso se chama VoiceOver, enquanto no Android ele é conhecido pelo nome de TalkBalk. Nos computadores com Windows, um dos mais utilizados é o NVDA, que é gratuito e de código aberto.

Leia também: Aplicativo ajuda cegos a perceberem sorrisos

Os leitores funcionam bem, mas a interação é, digamos, um pouco fria. Por exemplo, eles leem 🙂 como “emoticon sorrindo”, o que não proporciona a mesma sensação de quando vemos a carinha feliz. Mas, essa frieza tem os dias contados.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em parceria com o Instituto Benjamin Constant, a Live TIM criou o plugin emoti Sounds para NVDA, que permite os cegos “ouvirem” os emojis.

Assista ao vídeo para entender melhor:

Em termos práticos, eles identificam os emojis mais utilizados na internet e gravam sons para cada um deles, substituindo as narrações “frias” dos leitores de telas por emoções “reais”.

via [tecnoblog]

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,855,310SeguidoresSeguir
25,029SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Esta incrível baleia salvou bióloga de um ataque de tubarão

Incrível como tem gente que ainda insiste em afirmar que os animais não possuem inteligência. Essa história mostra que, além de inteligentes eles podem...

Menina faz lindas pulseiras para alegrar crianças em hospitais e orfanatos

A Laurinha é pequena apenas no tamanho, seu coração é do tamanho do mundo! Ela faz lindas pulseiras de miçanga para alegrar crianças que...

Empresa brasileira transforma seu lixo reciclável em bicicletas ecológicas sensacionais

A escolha do transporte público e ciclovias tem sido algo cada vez mais comum nos dias atuais. E olha que conta legal: pedalar não só...

Após perder vaga em concurso, empreendedora cria ferramenta que avisa sobre nomeação

A frustração de perder uma vaga inspirou a concurseira e empreendedora Débora Urizzi a criar a startup Convocações Online.

Marinheiro é o primeiro a beijar outro homem em evento tradicional da Marinha

Histórico é como podemos chamar o primeiro beijo gay de dois marinheiros da Marinha americana em um evento tradicional. Foi a primeira vez que dois...

Instagram

Novo plugin torna a experiência de deficientes visuais na internet mais “real” 3