Novo plugin torna a experiência de deficientes visuais na internet mais “real”

Por acaso, você já se perguntou como os cegos navegam na internet? Deveria, pois, só no Brasil, mais de 6,5 milhões de pessoas são cegas ou têm baixa visão, segundo o IBGE.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Se eles não enxergam, como é possível ler o que está escrito? É graças ao auxílio de leitores de tela, que pronunciam o que está escrito nos aplicativos e páginas da web.

No IOs, o recurso se chama VoiceOver, enquanto no Android ele é conhecido pelo nome de TalkBalk. Nos computadores com Windows, um dos mais utilizados é o NVDA, que é gratuito e de código aberto.

Leia também: Aplicativo ajuda cegos a perceberem sorrisos

Os leitores funcionam bem, mas a interação é, digamos, um pouco fria. Por exemplo, eles leem 🙂 como “emoticon sorrindo”, o que não proporciona a mesma sensação de quando vemos a carinha feliz. Mas, essa frieza tem os dias contados.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em parceria com o Instituto Benjamin Constant, a Live TIM criou o plugin emoti Sounds para NVDA, que permite os cegos “ouvirem” os emojis.

Assista ao vídeo para entender melhor:

Em termos práticos, eles identificam os emojis mais utilizados na internet e gravam sons para cada um deles, substituindo as narrações “frias” dos leitores de telas por emoções “reais”.

via [tecnoblog]

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,452,816SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Escola no meio da floresta incentiva crianças a explorarem tudo ao seu redor

Na Alemanha, uma escola funciona no meio da floresta e todas as atividades são ao ar livre e os brinquedos são ferramentas, como facas e...

A festa inteira de casamento enfaixou o braço para apoiar a noiva que quebrou o pulso

Como uma dama de honra ou padrinho, você provavelmente não pensaria em ir a um casamento com o braço enfaixado, mas essa foi a...

Arquitetos reformam casas de moradores da favela de Heliópolis, em São Paulo

As famílias recebem visitas técnicas para a elaboração do diagnóstico, definição da obra a ser executada e apresentação do orçamento.

Amigos reciclam uniformes usados em negócio que empodera costureiras

O gestor ambiental Jonas Lessa, 26, e o biólogo marinho Lucas Corvacho, 29, são amigos de infância. Eles se conheceram na praia de Paúba,...

Nossa experiência na exposição sobre os 100 anos da garrafa da Coca-Cola

Quem acompanha o RPA sabe que somos fãs das campanhas da Coca-Cola, sempre com um posicionamento voltado a pensamentos positivos, a marca consegue nos...

Instagram