Telhados verdes garantem frescor das casas no verão e isolamento térmico no inverno

Engenheiros holandeses desenvolveram um tipo de telhado verde que melhora a eficiência energética e reduz a temperatura ambiente das residências.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Por meio da empresa Groendak, eles têm trabalhado na instalação e fornecimento de telhados verdes a clientes privados, empresas, municípios e instituições na Holanda, Bélgica e Alemanha.

O conceito de telhado verde como conhecemos hoje surgiu em 1991, e vem sendo aprimorado desde então. Ele oferece muitos benefícios tanto para novas obras quanto para reformas.

De quebra, é fácil de instalar e serve para neutralizar enchentes, já que a água é armazenada entre as plantas e os substrato e, em seguida, liberado via evaporação.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Pesquisas mostram que um telhado verde pode absorver cerca de 50% da água da chuva e devolvê-la à atmosfera. Isso alivia significativamente o sistema de esgoto, reduzindo o risco de inundações e diminuindo a sobrecarga no tratamento da água”, comentou a Groendak.

Por outro lado, os telhados verdes também servem como um bom isolamento no verão e inverno, uma vez que “Em um telhado plano sem vegetação, a temperatura pode subir até 70 °C no verão, enquanto com as plantas permanecem em torno de 35 °C. […] Um telhado verde claramente reduz a necessidade de ar condicionado no verão e fornece isolamento no inverno. O isolamento no inverno depende do grau de umidade das diferentes camadas”, acrescenta.

Desta forma, ao instalar telhados verdes você pode ter uma economia significativa de energia, já que no verão o ar condicionado seria menos utilizado, enquanto no inverno a necessidade de aquecimento diminui.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Além disso, os telhados verdes são uma excelente alternativa para ter mais espaços verdes nas cidades: “fica lindo com flores, cheiros e cores e melhora a biodiversidade. Um telhado verde pode contribuir para aumentar a diversidade de espécies vegetais e animais e fornece espaço para espécies raras de insetos. Um telhado verde de sedum é um alimento para insetos benéficos. Sedum é uma planta de maternidade para abelhas e borboletas, pois fornece néctar e pólen”.

Por fim, outra vantagem interessante dos telhados verdes é que eles estendem a vida útil dos telhados tradicionais. “A barreira de vegetação ajuda a proteger dos raios ultravioleta, vento e chuva, protegendo a membrana impermeável por baixo e garante que a expectativa de vida do seu telhado dure por décadas.”

Assista ao vivo os ganhadores do Prêmio Razões para Acreditar, dia 07/12 às 18h! Ative as notificações clicando aqui.

Fonte: Portal-Ambiental
Fotos: Groendak

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM






Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,970,136SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Crianças roubam dentadura da bisavó para usar em boneco de neve e o resultado diverte (ou assusta) a web

Olha, a criatividade das crianças ainda vai transformar esse mundo, viu? Uma história que tem divertido muito os internautas há alguns dias aconteceu lá...

Dispositivo de baixo custo gera energia a partir da urina

O sistema é inusitado, mas promete fazer um bem danado para o meio ambiente, gerando energia limpa. É isso mesmo, a tecnologia desenvolvida por...

Professora fala sobre seus alunos carentes durante voo e ganha 530 dólares

Uma professora americana ganhou mais de 500 dólares de três desconhecidos durante um voo.

Barraca sem vendedor gera lucro e estimula honestidade nas pessoas

O agricultor José Joaquim de Souza e sua esposa, Maria de Lourdes dos Santos, construíram uma barraca de autoatendimento na frente da casa onde...

Noivo canta para sua noiva durante o casamento

Qualquer casamento é marcado de momentos inesquecíveis, pois ele envolve uma áurea de emoções que nos atingem de forma intensa, seja para quem está...

Instagram