Novo tijolo ecológico é uma alternativa sustentável para a construção civil

Professores e estudantes do Departamento de Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, desenvolveram um tijolo ecológico feito com resíduos que vêm do beneficiamento de rochas ornamentais e caulim: uma alternativa sustentável para a construção civil.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A tijolo foi desenvolvido em parceria com uma empresa de beneficiamento de mármores e granitos, que cedeu seu espaço e todo o material utilizado na fabricação dos tijolos e blocos.

A ideia é que o tijolo futuramente possa ser usado em calçadas, canteiros e na construção de casas. Os resíduos que antes eram colocados em grandes depósitos em terrenos baldios, contaminando o meio ambiente, agora são utilizados para produzir tijolos ecológicos.

Ao contrário dos tijolos tradicionais, produtos feitos à base de resíduos não exigem grandes temperaturas. A vantagem do tijolo ecológico é que ele não precisa recorrer ao uso de lenha para produzir o fogo que aquece o material, evitando a emissão de gases poluentes no ar.

Leia também: Novo modelo de tijolo funciona como isolamento acústico e dissipador de calor

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com informações do GRANDE CAMPINA

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,838,442SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Marca americana doará 1 milhão de dólares em prol da sustentabilidade

Askov Finlayson é uma pequena marca masculina, sediada em Minneapolis - EUA, que até pouco tempo atrás investia em produtos assinados, mas que agora...

Homem cria ‘calçados que crescem’ para que crianças pobres possam usá-los mais tempo

As vezes, a invenção mais simples pode mudar milhões de vidas, neste caso a invenção de calçados que crescem junto com as crianças. Existem soluções...

Brasileiras transformam turismo em Berlim com projeto inovador

O turismo na capital alemã nunca mais será o mesmo.

Paris já tem supermercado sem embalagens e só de orgânicos

Um supermercado sem embalagens é possível? "Mas como as pessoas vão proteger suas compras"? Seguindo a mesma linha de Berlim, agora a cidade de Paris também...

Cachorro aprende a levar dono com Alzheimer para casa todos os dias

Mariano foi diagnosticado com o mal de Alzheimer. Todos os dias, seu cachorro Lass lhe auxilia a encontrar o caminho de volta para casa após uma ida à padaria.

Instagram