Número de travestis e transexuais inscritos no Enem praticamente triplica

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de transexuais e travestis que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano quase triplicou em relação ao ano passado.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em 2014 foram feitas 102 solicitações. Em 2015,  278 solicitaram o uso do nome social nos dias do exame.

Esse ano, os transexuais deverão ser tratados pelo nome com o qual se identificam e não pelo nome que consta no documento de identidade. Além disso, usarão o banheiro do gênero com o qual se identificam.

“Eu acho que os números por si só já mostram que quando se instrumentaliza, quando se atende uma solicitação que a gente faz há tempo, isso repercute de alguma forma”, diz a vice-presidenta da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Keila Simpson.

“O nome social é a sua identidade e quando não há garantia [de ser tratada assim], a pessoa se sente num ambiente hostil. O nome social respeita essa pessoa que tem o direito de ser tratada assim”, disse a produtora de TV Bárbara Alves, 25 anos. Ela quer usar o Enem para ingressar no ensino superior.  “Quero usar o Enem para mudar a minha realidade”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De acordo com o Inep, São Paulo é o Estado que lidera as solicitações, foram 89. Em seguida está o Rio de Janeiro, com 33, Minas Gerais, com 29, o Paraná, com 22, a Bahia, com 18, Pernambuco e o Rio Grande do Sul, ambos com 12. Os demais tiveram menos de dez solicitações. Roraima, Acre e Amapá não registraram pedidos.

O Enem neste ano será nos dias 24 e 25 de outubro. As provas serão aplicadas em todos os estados e no Distrito Federal. Ao todo, mais de 7,7 milhões de candidatos confirmaram a inscrição.

Fonte: Dois Terços

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,121,804SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Vídeo com compilação de pessoas resgatando animais em apuros é puro amor

O internauta Alexandr Mish reuniu trechos comoventes de resgate de diversos animais em apuros ao redor do mundo. Essas duas compilações de vídeos que vêm...

Japoneses recolheram todo o lixo produzido por eles na Arena Pernambuco

Os japoneses que foram à Arena Pernambuco para assistir à partida de estreia do Japão na Copa do Mundo contra a Costa do Marfim...

Entregador que alugava bike para trabalhar ganha uma nova de policiais militares, em SP

Os policiais militares da 1ª Cia. do Batalhão de Jundiaí (SP), mostraram toda solidariedade a um entregador de aplicativos, que alugava uma bike para poder...

IKEA produz abrigos extraordinários para refugiados de conflitos e desastres naturais

O trabalho está sendo feito em conjunto com a Agência de Refugiados das Nações Unidas (UNHCR), onde a Fundação IKEA está custeando o valor de...

Gari defende TCC vestido com farda de trabalho: “Antes eu tinha vergonha, hoje tenho orgulho”

Antes o gari Ednilson de Pontes Silva tinha vergonha da sua profissão, agora ele tem muito orgulho!

Instagram

Número de travestis e transexuais inscritos no Enem praticamente triplica 1