Nutricionista se fantasia de personagens infantis para ensinar crianças sobre alimentação
Mergulhar no universo das crianças é a melhor forma de ensinar a importância de uma alimentação saudável. As crianças, diferentemente dos adultos, ainda não desenvolveram o paladar.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Vale abusar da criatividade para fazer os pequenos trocarem guloseimas por alimentos mais nutritivos. E criatividade é o que não falta à nutricionista e educadora alimentar infantil Lílian Custódio.
Professora em duas escolas na cidade mineira de Passos, Lílian se transforma em personagens de histórias infantis, como a Branca de Neve, Cinderela e Chapeuzinho Vermelho, para convencer crianças de 2 a 10 anos de idade que alimentos saudáveis podem ser saborosos.
Leia Mais
“As crianças ainda não desenvolveram o mesmo prazer que nós, adultos, temos em comer. Eles ainda não desenvolveram o sistema do paladar como nós temos”, disse Lílian, em entrevista ao G1.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Antes de colocar a ideia em prática, Lílian fez o teste com os próprios filhos, Enrico, de 10 anos, e Frederico, de 6. “Com uma bagagem profissional e com uma percepção e habilidade materna, acabei fazendo dos meus filhos, o meu ‘laboratório’. Ai pensei que se tinha dado certo com eles, que haveria de dar certo com as outras crianças. Então parti com esse propósito de ajudar os pais nessa difícil missão”.
Lílian, então, decidiu implantar a ideia na sala de aula. Os trajes das personagens lhe renderam apelidos carinhosos, como “Princesas Nutritivas”, “Rapunzel e seu abacate”, “Cinderela e sua abóbora” e “Chapeuzinho e sua cesta”.
“Eu consegui criar uma fala em que as crianças compreendem a importância de uma alimentação mais saudável e equilibrada. Eu não forço… apenas as conscientizo. Tudo isso no tempo delas. É como um processo de alfabetização”, explica.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fotos: Acervo Pessoal/Lílian Custódio
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Coleção ACREDITAR
Comprando 1 peça, você garante um dia de aula de uma criança. Consumo consciente na parceria entre Razões & Euzaria. Compre aqui.
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.