O buffet francês que só contrata refugiados para cozinhar pratos típicos de seus países

Por Débora Spitzcovsky

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quase 20 mil. Esse é o número de refugiados que chegaram à França apenas em 2015, segundo o The New York Times. São homens, mulheres e crianças do Oriente Médio e da África que arriscaram suas vidas e atravessaram o oceano para fugir da violência dos conflitos armados que acontecem nas regiões onde moram – seja por motivos políticos, étnicos e/ou religiosos.

Retomar suas vidas quando chegam em “terra segura”, no entanto, não é facil. Faltamoportunidades. Ou faltavam, no que depender do buffet Les Cuistots Migrateurs (Os Cozinheiros Imigrantes, em português).

Fundada pelos chefs franceses Louis Jacquot e Sébastien Prunier, a empresa contrata apenas refugiados para trabalhar na cozinha. No cardápio, só comidas típicas dos países onde viviam. Assim, além de oferecer emprego, o buffet dá a essas pessoas a oportunidade de matar um pouquinho a saudade de casa e mostrar sua cultura ao povo francês – para, quem sabe, acabar com a xenofobia.

Por enquanto, o quadro de funcionários da Les Cuistots Migrateurs conta com sete chefs –de países como Etiópia, Sri Lanka e Síria -, que já serviram em dezenas de eventos franceses. O sucesso é tamanho que o Les Cuistots Migrateurs já tem até um foodtruck em Paris que vende aperitivos típicos da Síria.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Um pinguinho de oportunidade em meio a tanta desumanidade!

Texto originalmente publicado aqui.

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,413,626SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Casal transforma plástico do oceano em próteses ecológicas para crianças carentes

O casal Laura e Chris Moriarity retira plástico dos oceanos e cria próteses impressas em 3D para pessoas carentes em todo o mundo.

Restaurante grego abriga na madrugada cães de rua com frio

Uma foto tirada de um café nas ilhas gregas tem viralizado na web por um grande motivo.

Animação mostra o poder de falar e ouvir

Produzido em 2010, pela Frozen Mammoth & Sheridan Productions, o curta-metragem de animação “Garra Rufa” (Doctor Fish), de Tony Tarantini, fala sobre inteligência emocional pelo...

Empresas doam dezenas de cilindros de oxigênio e toneladas de insumos a hospitais de Manaus

A situação nos hospitais de Manaus é caótica para pacientes e profissionais de saúde devido à falta de insumos básicos. Felizmente, algumas empresas decidiram...

Máquina de venda automática distribui gratuitamente alimentos para desabrigados

A máquina funciona 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana.

Instagram