O Empreendedor que usa a moeda social para salvar o mangue

Nos anos 80 a situação da Vila Esperança, bairro construído em uma região de proteção ambiental cercada pelo mangue, na cidade de Cubatão-SP, era caótica em relação a geração de resíduos e lixo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Essa comunidade, por conta do difícil acesso e também por falta de informação, jogava toneladas de lixo no mangue e na rua diariamente.

Mas um morador busca mudar essa realidade, através de uma Associação de Educação Ambiental chamada “Cubatão de bem com o Mangue”. Sebastião Ribeiro, também conhecido na comunidade por Zumbi, criou a associação que vem buscando ao longo de uma década implantar projetos de conscientização ambiental.

Dentre diversos projetos já desenvolvidos pela associação, como a construção de uma cerca ecológica que passou a impedir novas invasões, Zumbi trouxe para a comunidade a moeda social, iniciativa pautada no modelo de Economia Solidária. O projeto busca incentivar as pessoas da comunidade que jogavam o lixo no mangue a trocarem o resíduo reciclável pela moeda social na associação de Zumbi, deixando de poluir o meio-ambiente.

A moeda chamada Mangue foi inspirada no Banco Palmas, no Ceará, e possui o mesmo valor do Real.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Além disso, o projeto estimula a economia local pois diversos comércios da região aceitam o Mangue como forma de pagamento.

20090422 / Marcelo Min / Fotogarrafa / Época / Cubatão / Zumbi Sebastião Ribeiro Zumbi, diretor presidente da Associação de Educação Ambiental Cubatão de Bem com o Mangue. Fotos do bairro Vila Esperança com as casa de palafitas.
20090422 / Marcelo Min / Fotogarrafa / Época / Cubatão / Zumbi
Sebastião Ribeiro Zumbi, diretor presidente da Associação de Educação Ambiental Cubatão de Bem com o Mangue.
Fotos do bairro Vila Esperança com as casa de palafitas.

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,279,775SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Ônibus que anda sobre carros começa a operar na China

Uma companhia chinesa criou o primeiro ônibus do mundo que anda sobre carros. Ele custa cinco vezes menos do que a construção de linhas...

Estudante humilhado por usar mesma roupa todo dia ganha roupas e sapatos novinhos de colegas

Depois de ser ridicularizado durante semanas, o calouro Michael Todd foi chamado para sair da sala de aula e 'congelou' com a surpresa dos colegas.

Moradores de favela perto do lixão em MS cultivam horta comunitária e se alimentam muito bem

O engenheiro agrônomo Carlos Salles teve a ideia de iniciar um plantio comunitário para que moradores de favela da Cidade de Deus, em Campo Grande, MS...

Um dos melhores pais do mundo

Quando Rick Van Beek resolveu parar de fumar e começou a treinar para triatlons, havia algo em seu caminho. Sua filha de 13 anos...

Casal de mulheres que construiu a própria casa ensina serviços de pedreiro e viraliza

Genteeee, que vergonha, nunca na vida teria habilidade para rebocar uma parede! Quanto mais construir uma casa inteira: cancela, não dá pra mim! Pensando bem,...

Instagram

O Empreendedor que usa a moeda social para salvar o mangue 3