O Empreendedor que usa a moeda social para salvar o mangue

Nos anos 80 a situação da Vila Esperança, bairro construído em uma região de proteção ambiental cercada pelo mangue, na cidade de Cubatão-SP, era caótica em relação a geração de resíduos e lixo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Essa comunidade, por conta do difícil acesso e também por falta de informação, jogava toneladas de lixo no mangue e na rua diariamente.

Mas um morador busca mudar essa realidade, através de uma Associação de Educação Ambiental chamada “Cubatão de bem com o Mangue”. Sebastião Ribeiro, também conhecido na comunidade por Zumbi, criou a associação que vem buscando ao longo de uma década implantar projetos de conscientização ambiental.

Dentre diversos projetos já desenvolvidos pela associação, como a construção de uma cerca ecológica que passou a impedir novas invasões, Zumbi trouxe para a comunidade a moeda social, iniciativa pautada no modelo de Economia Solidária. O projeto busca incentivar as pessoas da comunidade que jogavam o lixo no mangue a trocarem o resíduo reciclável pela moeda social na associação de Zumbi, deixando de poluir o meio-ambiente.

A moeda chamada Mangue foi inspirada no Banco Palmas, no Ceará, e possui o mesmo valor do Real.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Além disso, o projeto estimula a economia local pois diversos comércios da região aceitam o Mangue como forma de pagamento.

20090422 / Marcelo Min / Fotogarrafa / Época / Cubatão / Zumbi Sebastião Ribeiro Zumbi, diretor presidente da Associação de Educação Ambiental Cubatão de Bem com o Mangue. Fotos do bairro Vila Esperança com as casa de palafitas.
20090422 / Marcelo Min / Fotogarrafa / Época / Cubatão / Zumbi
Sebastião Ribeiro Zumbi, diretor presidente da Associação de Educação Ambiental Cubatão de Bem com o Mangue.
Fotos do bairro Vila Esperança com as casa de palafitas.

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM










Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,811,797SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Menina que emocionou o Brasil com pedaço de bolo ganha festa de aniversário

Um vídeo que mostra o pedreiro Antônio Carlos Ferreira da Silva, 28 anos, surpreendendo a filha, Emanuelly Fayad, com um enorme pedaço de bolo em seu...

Jaden Smith vai estrelar nova campanha de coleção feminina da Louis Vuitton

Aos 17 anos, o ator e músico filho do artista Will Smith, Jaden Smith, já mostrou diversas vezes em suas redes sociais que não tem...

Projeto quer romper estereótipos negativos da periferia através da fotografia

Acompanhando o cotidiano de diversas 'quebradas', coletivo paulistano quer romper os estereótipos ao redor da periferia através da fotografia. Fugindo de clichês e mergulhando neste universo,...

Método criado por gaúcho beneficia 2,1 mil jovens empreendedores de periferias em todo o país

Projeto executado em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude possibilitou a abertura de 1,8 mil empresas em comunidades desfavorecidas.

Game de produção nacional coloca mulher negra e nordestina como heroína

Talvez a pergunta mais frequente dos consumidores de jogos eletrônicos ultimamente seja "onde é que atira mesmo?". Num mercado controlado pelas franquias de jogos...

Instagram

O Empreendedor que usa a moeda social para salvar o mangue 2