O homem que literalmente moveu uma montanha sozinho

4
3102

Dashrath Manjhi vivia na pequena aldeia de Gahlour, em Bihar, na Índia, que tinha uma única estrada de 43 km a ligar ao hospital, escola e supermercados mais próximos. Quando sua esposa adoeceu, não houve tempo suficiente para levá-la ao médico indo pelo único caminho disponível, o que resultou em sua morte.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Manjhi decidiu que nenhum outro em sua aldeia deveria sofrer a perda de um ente querido. Em 1960, Manjhi começou a esculpir e abrir o caminho em uma montanha que causou problema durante séculos – o governo nunca havia feito nada para ajudar a população e facilitar suas vidas. Ele então resolveu fazer tudo sozinho.

Ele ficou conhecido como o “Homem Montanha”, numa história que levou 22 anos para ser concluída.

Usando formão, martelo e uma pá, ele esculpiu incansavelmente, durante 22 anos, a montanha e desde então crianças que antes tinham que andar mais de 8 km para chegar a escola em um terreno perigoso, agora andam menos de três. Pessoas de mais de 60 aldeias usam a estrada artesanal de Manjhi todos os dias.

Ele nunca recebeu qualquer reconhecimento do governo indiano pela sua realização, apenas um funeral de estado, depois que ele faleceu, em 2007, aos 80 anos, em consequência de um câncer.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“O que eu fiz está lá para todo mundo ver. Quando Deus está com você, nada pode pará-lo”, disse Dasrath Manjhi certa vez.

03 01 02 05 04

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

Comments are closed.