O pianista cego que aprende e toca sinfonias complexas apenas ouvindo-as

Nobuyuki Tsujii nasceu cego, mas dotado de grande um talento para a música. Aos dois anos, ele começou a tocar Jingle Bells em um piano de brinquedo depois que ouviu sua mãe cantarolando a melodia. Iniciou seus estudos de piano formal na idade de quatro anos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em 1995, com a idade de sete, Tsujii ganhou o primeiro prêmio na música de Associação Japonesa Helen Keller para alunos cegos. Em 1998, aos 10 anos, estreou com a Orquestra de Osaka. Ele deu o seu primeiro recital de piano no salão pequeno da Suntory Hall em Tóquio, aos 12 anos.

Ele fez sua estreia no exterior com apresentações nos Estados Unidos, França e Rússia. Em outubro de 2005, chegou à semifinal e recebeu o Prêmio da Crítica no 15º Concurso Internacional de Piano Chopin, em Varsóvia, na Polônia.

Além de ser um pianista, Tsujii é também um compositor. Aos 12 anos, ele realizou sua própria composição “O canto da rua”, em Viena.

Em 2010-2011, ele compôs a música-tema para um filme japonês, bem como um drama da televisão japonesa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários sobre Tsujii

No documentário “Uma surpresa no Texas”, Van Cliburn jurado e um exímio pianista, disse: “Tenho a maior admiração por Nobuyuji. Deus tomou seus olhos, mas lhe deu o dom físico e mental para investir no piano. Ele tocou o concerto de Chopin com tal doçura, mansidão e sinceridade, é profundamente comovente. Eu não conseguia parar de chorar quando saí da sala.”

John Giordano, diretor musical de Orquestra Sinfônica,  que presidiu o júri do concurso Cliburn, disse em 2010: “Ele é incrível. Nós fechamos nossos olhos e é tão grande que é difícil conter as lágrimas. Nobuyuji tocou a maior parte de Hammerklaiver Sonata nº 20 sem problemas. Para qualquer pessoa, é extraordinário. Mas, para alguém que aprendeu de ouvido é incrível.”.

Leia matéria na íntegra aqui.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,843,411SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Patinha com ‘pernas tortas’ ganha boia para nadar com seus amigos e sentir que faz parte de uma família

Mas que coisa mais lindinha! A pata Keeper ganhou uma boia (de pato!) para poder nadar com seus amigos, já que nasceu com uma...

Jovem transforma baldes em casinhas para animais de rua poderem se abrigar em Tupã (MG)

Desde pequena sensibilizada com a causa animal, Lara Jacob, 23 anos, mantém uma ação social simples, mas muito efetiva para ajudar animais de rua...

Mateus Solano tem um recado para todas as famílias

Infelizmente, na última quinta, tivemos a notícia que deputados aprovaram um texto absurdo que restringe o conceito de família a casais formados exclusivamente por homem...

Professor perde aposta com aluno para tirar 10 na prova e corte de cabelo viraliza

Professor cumpriu a promessa e o post viralizou! William arrasou na prova e no corte de cabelo do professor!

Veterinária catarinense chega a Brumadinho com 300 kg de remédios doados

Kátia Chubaci é médica veterinária e levantou uma grande doação de remédios em Santa Catarina para tratar os animais atingidos pelo rompimento da barragem...

Instagram