O pianista cego que aprende e toca sinfonias complexas apenas ouvindo-as

Nobuyuki Tsujii nasceu cego, mas dotado de grande um talento para a música. Aos dois anos, ele começou a tocar Jingle Bells em um piano de brinquedo depois que ouviu sua mãe cantarolando a melodia. Iniciou seus estudos de piano formal na idade de quatro anos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em 1995, com a idade de sete, Tsujii ganhou o primeiro prêmio na música de Associação Japonesa Helen Keller para alunos cegos. Em 1998, aos 10 anos, estreou com a Orquestra de Osaka. Ele deu o seu primeiro recital de piano no salão pequeno da Suntory Hall em Tóquio, aos 12 anos.

Ele fez sua estreia no exterior com apresentações nos Estados Unidos, França e Rússia. Em outubro de 2005, chegou à semifinal e recebeu o Prêmio da Crítica no 15º Concurso Internacional de Piano Chopin, em Varsóvia, na Polônia.

Além de ser um pianista, Tsujii é também um compositor. Aos 12 anos, ele realizou sua própria composição “O canto da rua”, em Viena.

Em 2010-2011, ele compôs a música-tema para um filme japonês, bem como um drama da televisão japonesa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários sobre Tsujii

No documentário “Uma surpresa no Texas”, Van Cliburn jurado e um exímio pianista, disse: “Tenho a maior admiração por Nobuyuji. Deus tomou seus olhos, mas lhe deu o dom físico e mental para investir no piano. Ele tocou o concerto de Chopin com tal doçura, mansidão e sinceridade, é profundamente comovente. Eu não conseguia parar de chorar quando saí da sala.”

John Giordano, diretor musical de Orquestra Sinfônica,  que presidiu o júri do concurso Cliburn, disse em 2010: “Ele é incrível. Nós fechamos nossos olhos e é tão grande que é difícil conter as lágrimas. Nobuyuji tocou a maior parte de Hammerklaiver Sonata nº 20 sem problemas. Para qualquer pessoa, é extraordinário. Mas, para alguém que aprendeu de ouvido é incrível.”.

Leia matéria na íntegra aqui.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,827,323SeguidoresSeguir
24,592SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Mulher adota cachorra idosa e descobre que era o mesmo pet que ela teve na infância

Quando tinha 10 anos, Nicole Grimes ganhou de aniversário uma cachorra dada pela avó. A menina batizou-a de 'Chloe' e colocou uma fita rosa...

Vigia da escola da Flórida que sofreu massacre arriscou a própria vida para salvar os alunos

Infelizmente, no dia 14 aconteceu mais um caso de tiroteio em escola, nos EUA, na escola Marjory Stoneman Douglas de Parkland,a na Flórida e...

Pescadores salvam 5 tartarugas marinhas presas em rede de pesca

Na praia de Araranguá, em Santa Catarina, o que tinha tudo para ser apenas mais um dia normal para alguns pescadores, transformou-se em uma...

Jardineiro “gangster” espalha plantações de alimentos nas calçadas de Los Angeles

Ron Finley tem um humor impecável ao falar de agricultura. Ele vem transformando o conceito e a periferia de Los Angeles com suas agroflorestas. Ron...

Detentas tocam cooperativa de artesanato e costura em SP

Um grupo de 30 presidiárias toca uma cooperativa de artesanato e costura, na detenção feminina de Tremembé 2, interior de São Paulo.

Instagram

O pianista cego que aprende e toca sinfonias complexas apenas ouvindo-as 3