O que há por trás desta fantasia é muito mais que um corpo escultural

Normalmente, nas histórias em quadrinhos, o super-herói está fantasiado e esconde a sua “verdadeira” identidade, mas, no caso do Piracicabano Lázaro Miramontes, é o contrário. As fantasias, ainda que carnavalescas, e o porte de super-herói são as características visuais que predominaram boa parte da sua vida, não revelando, ou muito pouco, uma outra identidade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Lázaro, depois de um casamento de 8 anos em São Paulo, foi tentar a carreira de dentista no Rio de Janeiro. Montou um consultório, e vivia entre Ipanema, Copacabana e Leme. Praia, carnaval e malhação, lhe deram outras oportunidades. Surgia, às vezes, um trabalho como modelo, e os convites para ser destaque nos desfiles das Escolas de Samba, passaram a ser frequentes. A cada Carnaval eram de 4 a 6 escolas em que desfilava: Beija Flor, Salgueiro, Caprichosos de Pilares, Império da Tijuca, Grande Rio, Viradouro, Vila Isael, Estácio, União da Ilha, Acadêmicos de Santa Cruz entre outras.

Em pouco tempo, sua participação não se limitava apenas aos desfiles, começava a se interessar por criar fantasias. Daí, surgiu a oportunidade de criar para a escola Império da Tijuca, quando Miguel Falabella foi o carnavalesco.

Mas um dia, isso mudou. O consultório não ia bem e a saudade da família aumentava. O que permanecia era a vontade de manter um corpo sempre saudável e sua participação no Carnaval. Em 2003, volta para São Paulo, para Sorocaba, e o Carnaval passou a ser visto apenas das arquibancadas, quando ia para São Paulo ou Rio de Janeiro.

Em São Paulo, aprofundou o espiritismo, iniciado em 98 no Rio de Janeiro, passou a clinicar uma vez por semana e prestar trabalhos comunitários em coral, creche, instituições das mais diversas. Acabou fixando a vocação de prestar serviço comunitário na Creche Especial Maria Claro.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na creche, atende, regularmente 5 crianças por dia, pela manhã, todas cadeirantes. A proposta é prevenir, e com isso o trabalho se estende para os pais, oferecendo-lhes palestras sobre higiene e saúde.

Hoje, a creche atende, gratuitamente, aproximadamente 130 crianças e adolescentes com deficiências múltiplas de famílias carentes. Elas chegam pela manhã e saem à tarde, se alimentam, fazem fisioterapia e são atendidas por médicos e dentistas.

Para Lázaro, tudo tem a sua hora, tudo tem o seu tempo e aprendizado. O trabalho na creche reflete os ensinamentos que foram adquiridos pelo espiritismo. Ajudar ao próximo é essencial para uma vida mais harmoniosa e tranquila com o universo e com ele mesmo. “Meu amor, hoje, é incondicional para com todos, dentro do possível. Não tenho intenção de ficar com alguém. ‘Tô de boa!’ “ – conclui.

Depois de um longo período ausente – sua última participação num desfile foi em 2003 – prepara-se para voltar para avenida vestindo as cores da Escola de Samba Unidos do Peruche. E não vai ficar só nisso, conciliando as suas duas vocações – carnaval e serviço comunitário – , no fim do ano, está preparando um evento na creche com o tema “carnaval, cultura e amor”.

No sábado, dia 6 de fevereiro, a alegria e cores da Peruche marcarão um novo caminhar desse nosso personagem que nos dá razões para acreditar…

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Desfile pela Unidos de Santa Cruz.
Desfile pela Unidos de Santa Cruz.

Desfile pela Grande Rio.
Desfile pela Grande Rio.

Atendendo as crianças na Creche Especial Maria Claro.
Atendendo as crianças na Creche Especial Maria Claro.

Figurino “Anjo Barroco”.
Figurino “Anjo Barroco”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Cacá Valente é designer, mestre em história da arte, produtor e gestor cultural.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,850,069SeguidoresSeguir
24,964SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Cabeleireira mobiliza internet e empresas doam presentes para festa surpresa de funcionário da Apae (MG)

Uma das coisas mais incríveis que a internet trouxe foi o poder do compartilhamento, principalmente para fazer o bem. E o Domingos foi a prova...

Com vaquinha, garoto de 17 anos inaugura o primeiro abrigo de animais em Anapólis (GO)

O Eduardo Caioado, o "Edu Paçoca", sonhava muito em ter um abrigo para cuidar de animais de rua.  A gente acreditou muito na causa do...

Embalagem 100% biodegradável feita de arroz, café e coco vem para brigar com o plástico

Uma embalagem 100% biodegradável feita de arroz, café e coco promete ser um concorrente de peso contra as embalagens plásticas, nocivas ao meio ambiente. Fabricada...

Jovem brasileiro cria computador que lê reações do cérebro de pessoas em coma

O jovem cientista começou a desenvolver o dispositivo portátil dentro do seu quarto.

Rapaz ‘invade’ filme favorito da namorada para pedi-la em casamento

Com todo o amor envolvido, alguns pedidos de casamento são mais criativos e românticos do que outros. E podemos dizer com certeza: o pedido de...

Instagram

O que há por trás desta fantasia é muito mais que um corpo escultural 2