A gente entende que o lixo plástico ainda é um problema de poluição no mundo inteiro. Encontramos diversos projetos que visam reduzir o impacto que esses resíduos trazem para a nossa natureza e, dessa vez, pesquisadores holandeses desenvolveram um modelo de óculos de sol.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A notícia fica ainda melhor, quando sabemos que além de ajudar o meio ambiente, todo o dinheiro das vendas será doado para uma ONG ambiental, que cuida dos oceanos e mares na região da Holanda.
O Grupo Safilo é a empresa responsável pela fabricação e venda dos primeiros óculos de sol fabricados com plástico reciclado, a partir de resíduos retirados do oceano.
Leia Mais
O Grupo Safilo desenvolveu os óculos especialmente para a The Ocean Cleanup, uma ONG holandesa para causas ambientais.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“A parceria foi crucial para transformar o plástico que retiramos do oceano em produtos úteis e duráveis: esses lindos óculos de sol. Os lucros deste produto ajudarão a financiar nossa missão e esperamos que sirvam como outra forma de aumentar a consciência global da necessidade urgente de remover o plástico de nossos ecossistemas aquáticos”, disse Boyan Slat, fundador e CEO da The Ocean Cleanup.
A The Ocean Cleanup desenvolve tecnologias avançadas para extrair poluição de plástico dos oceanos.
Os óculos de sol sustentáveis serão fabricados a partir de resíduos coletados pela própria ONG. Por esse motivo, a Safilo doará todo o valor das vendas para a organização.
O material da fabricação é proveniente da Grande Porção de Lixo do Pacífico (Great Pacific Garbage Patch – GPGP), utilizando um processo inovador de upcycling capaz de incluir tipos de plástico que tradicionalmente eram mais difíceis de reciclar, transformando-os em um material de alta qualidade e seguro.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Edição limitada
Os óculos de sol sustentáveis estarão disponíveis exclusivamente no site The Ocean Cleanup. Eles já estão em desenvolvimento, mas não há uma data para a distribuição.
A peça também terá edição limitada. Cada par de óculos carregará um QR code exclusivo, que conecta diretamente o usuário às informações básicas sobre o produto, o projeto e o local específico de onde a poluição do plástico marinho foi removida. Maravilhoso, não é?
Estima-se que cada par de óculos de sol permita a limpeza de um equivalente a 24 campos de futebol do GPGP e quando o primeiro lote for totalmente vendido isso vai representar aproximadamente 500 mil campos de futebol de limpeza no GPGP.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Estou muito orgulhoso deste novo projeto que desenvolvemos em conjunto com The Ocean Cleanup”, comentou Angelo Trocchia, CEO do Grupo Safilo. “Nos sentimos honrados por fazer parte dessa missão de dar uma segunda vida ao plástico coletado do oceano”.
Assista ao vídeo:
Veja também:
Fonte: CicloVivo
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.