Oficina de “desprincesamento” combate o sexismo e empodera meninas no Chile

A oficina de “desprincesamento”, criada pelo Escritório de Proteção de Direitos da Infância de Iquique, no norte do Chile, é uma forma de empoderar as meninas, que, historicamente, são educadas para serem como algumas princesas da Disney: indefesas e dependentes de um “príncipe encantado”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Buscamos dar a elas ferramentas para que elas cresçam como meninas livres de preconceitos, empoderadas e com a convicção de que são capazes de mudar o mundo, e que não precisam de um homem do lado para isso”, explica o coordenador do Escritório de Proteção de Direitos da Infância do município, Yury Bustamante, ao Mirador de Atarfe.

As atividades são divididas em seis módulos na Casa de Cultura da cidade. São realizados debates, aulas de defesa pessoal, cantorias e atividades manuais. O objetivo é fazer com que as meninas reflitam sobre o que é ser mulher. “A ideia é por em questão as ideias legitimadas pelos contos de fadas e pelos filmes clássicos da Disney, entre outras expressões”, afirma o La Voz.

Bustamante também disse ao jornal que deseja “abrir espaços de discussão com as meninas sobre desigualdade de gênero, mas com elementos que elas possam identificar, para que elas tenham uma oportunidade de incorporar outros elementos na construção de sua identidade como meninas”.

E o programa tem feito bastante sucesso: as 20 vagas disponibilizadas foram rapidamente preenchidas e já tem lista de espera para novas turmas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

chile1

chile2

chile3

chile4

chile5

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

chile6

chile7

chile8

Fotos: Desprincesamiento em Iquique

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,822,141SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Em foto tocante, menina de 5 anos ajuda irmão de 4 a vomitar após sessão de quimioterapia

Aubrey, 5 anos, massageou as costas do irmão, Beckett, 4 anos, enquanto ele vomitava no banheiro, após uma sessão de quimioterapia.

Homem legalmente cego cria luminárias com troncos achados na natureza

O designer de móveis Duncan Meerding, da Tasmania, tem uma grande paixão pela vida selvagem nas remotas regiões da Australia, referência bastante presente em seu trabalho. Suas decorações envolvem principalmente...

Voluntários resgatam mais de 800 filhotes de tartarugas marinhas presos em bueiros nos EUA

826 filhotinhos de tartarugas marinhas foram salvos graças ao esforço conjunto de voluntários, na cidade de Nova Jersey - Estados Unidos. Os bebês estavam...

Razões Para Acreditar é pauta em novo quadro do programa Saia Justa do GNT

Além da entrevista, o Razões fará a curadoria de algumas pautas do novo quadro do Saia Justa do GNT.

Instagram