Em Palmas (TO), óleo de cozinha usado é reciclado e transformado em biodiesel

O óleo de cozinha descartado de maneira habitual, no ralo da pia pode provocar a contaminação de mares, rios e até do solo. Alguns dados ainda apontam esse composto como sendo um dos maiores poluentes do nosso meio ambiente e, por isso, ações de conscientização e reutilização se tornam tão necessárias.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

E foi com essa base que um projeto muito bacana e importante iniciou em dezembro pela Prefeitura de Palmas (TO). Eles querem recolher o maior volume de óleo de cozinha e encaminhá-los para o reaproveitamento. Esses resíduos serão transformados em biodisel em vez de serem descartados.

projeto recicla óleo de cozinha

Após essa coleta, o óleo residual é transformado em biodiesel

A coleta do óleo de cozinha faz parte do Programa Renova Palmas, gerido pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), que colocou em prática 4 ações voltadas para a redução da poluição na cidade: reciclagem de óleo residual, coleta seletiva de recicláveis, compostagem da fração orgânica e implementação da cadeia de logística reversa.

projeto recicla óleo de cozinha

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

As coletas de óleo são realizadas em alguns ecopontos espalhados pela cidade. O primeiro deles foi o Ecoponto da Feira da 304 Sul que recolheu só em dezembro 400 litros de óleo!

projeto recicla óleo de cozinha
O óleo é coletado em diversos pontos de Palmas.

Todo o óleo coletado nos ecopontos é recolhido pela empresa Granol, que fez parceria com a prefeitura e ficou responsável por reutilizar o composto. Eles transformarão a substância em biodísel e farão a distribuição o produto final para empresas do setor.

Uma iniciativa maravilhosa que poderia ser seguida por todos os estados brasileiros!

Fonte: CicloVivo

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,638,512SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Detentos de penitenciária em SP fazem crochê para ajudar pacientes de hospital: “Me sinto útil”

“Tenho a sensação de ser útil e de estar ajudando a sociedade”, diz um dos detentos participantes do projeto "Os Entre Lanços do Crochê".

Novo tratamento atenua “vozes” que esquizofrênicos ouvem

A esquizofrenia é um transtorno mental que se caracteriza pela perda do contato com a realidade. Os esquizofrênicos ouvem vozes que ninguém mais escuta...

Agora vai! Canal de boas notícias do Razões está no ar: Era Só O Que Faltava!

Finalmente, gente! Demorou, mas o programa de boas notícias mais divertido e bem humorado do Brasil brasileiro está no ar: Era Só O Que...

Campanha de garoto pra arrecadar kits escolares para crianças necessitadas é um sucesso

A meta era arrecadar 50 kits escolares: Othávyo arrecadou 135!

Sertão de PE terá centro de cidadania LGBT e combate à homofobia

Sertão Pernambucano ganha seu primeiro Centro de Referência em Cidadania LGBT na Prevenção e Combate à Homofobia (CCH). Localizado no município de Belém do São Francisco o espaço...

Instagram