Olho biônico que imita retina pode devolver a visão de milhões de pessoas

Um grupo de engenheiros robóticos acaba de publicar um estudo apresentando um protótipo de olho biônico que pode devolver a visão de milhões de pessoas. Quase tão sensível quanto aos olhos humanos, já que ele é inspirado na própria retina, a descoberta oferece esperança a milhares de pessoas deficientes visuais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

olho biônico 2
Foto: Unsplash

A prótese foi desenvolvida por engenheiros de Hong Kong e dos Estados Unidos e foi apelidada de EC-EYE – abreviação de ElectroChemical EYE.

A retina humana é um dos tecidos mais sensíveis do corpo, responsável por fornecer até 80% de todas as informações sobre o ambiente. E o estudo, inédito, procura criar um dispositivo o mais próximo possível dela.

olho biônico 3
Foto: Unsplash

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De acordo com a equipe, ela será muito util à pessoas que perderam a capacidade de enxergar devido à degeneração macular relacionada à idade, ou até mesmo a acidentes com armas de fogo. O próximo é trabalhar para que o EC-EYE esteja disponível no mercado em até 5 anos.

Canal Coronavírus: veja boas notícias, vagas home-office e como ajudar pequenos negócios clicando aqui.

Como funciona

O olho biônico imita a forma da retina humana, responsável por aprimorar o foco e reduzir a propagação da luz à medida que passa por dez milhões de células fotorreceptoras.A diferença é que, até agora estas características eram impossíveis de replicar com materiais artificiais.

Entretanto, os autores desenvolveram uma série de fotorreceptores de alta densidade colocados dentro de poros de óxido de alumínio, um mineral quase tão duro quanto os diamantes que funcionariam para imitar a retina.

olho biônico 1
Foto: Daily Mail

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Pode até parecer um filme de ficção científica, mas é apenas a tecnologia trabalhando em prol da vida!

Inclusive, segundo um dos autores – Zhiyong Fan, da Hong Kong University of Science and Technology, o olho biônico poderia superar a capacidade do olho humano normal, já que ele provavelmente será mais sensível aos sensores de detecção de luz.

Definitivamente, o futuro já chegou!

Fonte: Good News Network

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,508,125SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Vovô de 103 anos comemora formatura de netos pulando de paraquedas

Se muitos jovens têm medo de pular de paraquedas (eu não teria coragem, e você?), Al Blaschke – de 103 anos, decidiu mostrar ao...

Capão Redondo ganha horta de 80m² para moradores colherem alimentos de graça

Quando o assunto é área verde, São Paulo passa vergonha! A cidade possui míseros 2,88m² de parques e praças por habitante. Para ter um...

Galhos caídos na natureza são transformados em incríveis móveis

Uma das coisas mais legal em ter seu cantinho é decorá-lo com coisas que são a sua cara, que mostrem que ali é um...

Prefeito proíbe que moradores de vilarejo italiano morram5

O decreto aprovado pelo prefeito da pequena aldeia de Sellia, Davide Zicchinella, 40 anos, pretende frear o processo de esvaziamento do vilarejo da Calábria...

Autora da saga ‘Harry Potter’ dá resposta perfeita para fã que questionou a sexualidade de Dumbledore

Semana passada, a autora da saga ‘Harry Potter’, JK Rowling, usou sua conta no Twitter para responder uma fã que questionou a sexualidade de...

Instagram